16 de janeiro de 2011

Woslom: entrevista com a banda paulistana

Não é novidade que existe uma considerável demora para que a maioria das bandas consiga estrear em disco. Isso quando conseguem... No caso do Woslom, as constantes mudanças em sua formação, aliado a outros fatores, fez com que se passasse mais de uma década para que seu debut chegasse ao público. E é com "Time To Rise" que os paulistanos mostram a fúria de seu Thrash Metal, álbum que vem recebendo recepção tão positiva que o Whiplash! conversou com Silvano Aguilera (voz e guitarra), Rafael Iak (guitarra), Francisco Stanich Jr (baixo) e Fernando Oster (bateria), para conhecer mais sobre o Woslom. Confiram aí:



Imagem
Whiplash!: Olá pessoal... O Woslom está na ativa desde o distante ano de 1997, mas somente agora conseguiu estrear em disco. Que tal uma breve biografia para o público conhecê-los melhor?
Chico: Começamos como toda banda, amigos de escola que decidem tocar as músicas de seus ídolos, e como toda a banda tivemos mudanças de integrantes também. Com o tempo passamos dos covers para as músicas próprias. As coisas começaram a tomar um rumo mesmo a partir de 2007, quando a gente decidiu nos organizar e realizar esse projeto do primeiro CD.
Imagem


Whiplash!: E o que vocês carregaram de positivo da época das demos, e que poderiam ter contribuído para o debut “Time To Rise”?

Chico: Acho que a experiência de gravar as demos nos fez aprender um pouco quanto ao que fazer e o que não fazer na gravação do álbum. Mas, mesmo assim, erramos muito e consertamos depois.
Rafa: E também eu destacaria a bagagem de cada integrante que passou pela banda, pois de certa forma, sempre aprendemos uns com os outros em termos musicais.
Fernando: Foi uma época de muito aprendizado, creio que seguimos o caminho normal da maioria das bandas que sobrevivem por mais de uma década. Foi um tempo muito difícil e daqui pra frente as coisas tem que acontecer de uma forma mais rápida também.
Whiplash!: O quanto a entrada do novo vocalista Silvano Aguilera afetou nas composições, que, inclusive, já estavam até mesmo gravadas? Sua voz é muito forte, hein?
Silvano: É voz de macho, né!!! Hahahaha. Obrigado pelo elogio!! Eu coloquei meu estilo e minha identidade musical. E ainda consegui contribuir para alguns pequenos arranjos das músicas que ainda não estavam totalmente finalizadas.
Imagem


Whiplash!: As guitarras mostram muita personalidade por todo o álbum, com ótimos riffs e solos. A preocupação com o trabalho instrumental e até mesmo o uso de algumas melodias seriam os grandes pontos fortes da sonoridade atual do Woslom?

Rafa: Sim, sua pergunta já é a resposta, rsrs, somos muito preocupados com as melodias e arranjos, chegamos inclusive a demorar para finalizar uma música justamente por essa ser uma característica do Woslom, a preocupação e zelo na parte instrumental.
Fernando: Exato, não é um Thrash somente com guitarras pesadas e tempos rápidos. Isso é algo que vem das nossas referências musicais. E nós mesmos somos bem cuidadosos e chatos com isso.
Whiplash!: Essa formação está junta há cerca de dois anos. É óbvio que no começo tudo é mais difícil, então, como isso tem crescido em termos de composições? E no palco, a reação do público tem sido satisfatória?
Imagem


Silvano: Eu ainda nem contribuí para banda em termos de composições. Estou ansioso pra trabalhar no meu material com o pessoal. Com certeza muita coisa legal virá pela frente.

Fernando: Tem muita idéia nova e também não utilizamos nada que o Silvano tem. Basicamente neste primeiro álbum foram composições do Rafa e todos trabalharam nelas. Quanto à parte ao vivo, o Silvano é um baita frontman, estamos muito felizes com isso e nosso entrosamento é muito bom.
Chico: E no palco está fantástico, parece que já tocamos os quatros juntos desde 97, hehehe...
Whiplash!: O vídeo para “Time To Rise”, com aquelas cenas no túnel, ficaram excelentes e possuem um nervosismo que reflete bem o Thrash Metal do Woslom. Como rolou sua concepção e o processo de filmagem?
Imagem


Chico: Um dia antes nem sabíamos como era o lugar onde iríamos filmar e não tínhamos roteiro. Tínhamos algumas idéias, mas foi tudo feito e criado na hora e acho que por causa de todos estes improvisos, o produto final ficou acima de nossas expectativas. E o melhor de tudo é que o retorno que temos das pessoas que viram o clip é sempre muito positivo.

Fernando: A parte do túnel em específico já estava programada, pois era um local onde o diretor (Diogo Alvino – Guilmer Filmes) queria muito filmar e quando ele nos levou até o local, ficamos deslumbrados com os túneis e pontes que tinham por ali. E o resultado final ficou magnífico, muito acima das nossas próprias expectativas.
Whiplash!: Como criadores, existe alguma canção em “Time To Rise” que represente melhor o Woslom como manifestação artística, e que possa servir de base para o próximo disco?
Rafa: Em “Checkmate” realmente conseguimos algo mágico, pois unimos letra e melodia inspiradora a uma música longa, sem perder as características do Thrash, o sentimento e energia por de trás dessa música é o que servirá de base para o próximo disco.
Imagem


Fernando: O consenso geral é a “Checkmate”. Essa música engloba um pouco de tudo e sumariza a banda, é uma música de mais de 9 minutos que não chateia (pelo menos pra nós). Ela tem uma boa construção, riffs rápidos e mais lentos, melodias e um solo incrível. Ela foi nossa última composição e todos puderam dar palpite, inclusive o Silvano. Sem dúvida ela representa bem o Woslom.

Whiplash!: A música do Woslom é fortemente calcada no estilo oitentista, mas consegue se esquivar de soar retrô. Como vocês avaliam ao atual momento das bandas Thrash clássicas que explodiram naquela época e que servem como exemplo para vocês?
Rafa: Graças a essas bandas é que estamos aqui hoje, elas são foda mesmo, achamos que o momento atual é do Thrash, tanto que muitas delas retomaram a forma de compor dos anos oitenta, só que com uma roupagem mais atual, ou seja, o Thrash se mantém realmente vivo e isso é muito bom.
Chico: Fico feliz de ainda ver estas bandas lotando seus shows. Pode parecer saudosismo, mas as bandas como METALLICA, Slayer e Testament estão em plena forma chutando o traseiro de tudo e de todos, hehehe. Como um verdadeiro fã de Thrash Metal, fico feliz em ver que estes caras ainda estão aí, como se o tempo não tivesse passado.
Whiplash!: Um disco novo e todo um novo ano pela frente... Que planejamento vocês fizeram para dar continuidade à sua carreira, de forma a driblar as constantes dificuldades impostas pelo nosso público e cenário?
Silvano: Bom, tudo que fazemos é bem planejado. Este ano queremos nos apresentar ao público e produzir algumas novidades. Realmente é tudo muito difícil e se firmar no cenário é um desafio, mas é isso que estaremos buscando agora.
Whiplash!: Ok, pessoal, o Whiplash! agradece pela entrevista e espera que 2011 traga bons frutos ao Woslom. Para terminar, o espaço é de vocês...
Woslom: Ben, muito obrigado pela entrevista e pela oportunidade de falar para o público. Peço a todos as pessoas que curtiram a banda ou nosso som que mantenham contato e fiquem ligados nas novidades e se tiverem a oportunidade de assistir a alguma apresentação nossa, que vejam e venham falar conosco.
Contato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário