16 de janeiro de 2011

A História do Burzum: Parte IV - O Burzum na Noruega

Freqüentemente tenho encontrado fãs de Black Metal, ou recebido cartas de fãs de Black Metal na Noruega, reclamando para mim sobre o fato de que eles não conseguem encontrar álbuns do Burzum em nenhuma loja de discos da Noruega. A explicação para isso é que o Burzum não é distribuído na Noruega, e tem sido assim desde 1993, porque ninguém na indústria fonográfica da Noruega quer distribuir ou vender álbuns do Burzum, muitas vezes por medo de também serem perseguidos por extremistas de esquerda se assim o fizessem ou, como acontece com mais freqüência, porque eles próprios são extremistas de esquerda (ou são judeus/ cristãos). Então, para poderem comprar álbuns do Burzum, os noruegueses precisam importá-los ou ir até outro país e comprar os álbuns nas lojas de lá. Ou seja, muito estranhamente, os álbuns da banda norueguesa Burzum não estão facilmente disponíveis para fãs de Black Metal na Noruega.



Imagem


Há mais ou menos um ano foi lançado  na Noruega um programa semanal dedicado ao metal na TV, no qual as pessoas podem votar em vários vídeos a serem exibidos e, sempre que podem, entram em um chat, através de SMS. Na época eu estava trancado 24 horas por dia na cela, mas todo dia eu precisava sair por um minuto ou dois para pegar o jantar e pão para o resto do dia e, ao fazer isso, eu passava por outros prisioneiros no corredor. E todo dia eu passava em frente de um cara chamado René, de Bergen, que costumava assistir a esse programa de metal e, em uma de nossas conversas diárias de 10 segundos, ele me disse que sempre havia uma discussão sobre o Burzum no chat board, então eu decidi ver um dos programas. O que estava acontecendo é que muitos fãs de metal queriam que eles tocassem Burzum, mas a apresentadora do chat alegou que "Não há vídeo do Burzum" e, quando os fãs mencionaram a ela o vídeo "Burzum" (Título em alemão: "Dunkelheit". Título em inglês: "Darkness" [N.: “Escuridão”]. Título original: "Burzum") ela disse a eles algo do tipo “Nós fingimos que ele não existe” ou “Nós intencionalmente esquecemos esse aí”. Então até mesmo um programa dedicado a tocar metal boicotava o Burzum, exatamente como os programas de rádio na Noruega têm feito pelos últimos doze anos. A razão pela qual eles me boicotam na Tv e no rádio é, aparentemente, o fato de eu ter opiniões políticas “erradas”.

Sigurd Wongraven (Satyricon)
Sigurd Wongraven (Satyricon)

Jørn Stubberud (Mayhem)
Jørn Stubberud (Mayhem)


Recentemente foi exibida uma série na TV norueguesa sobre a história do rock na Noruega, e um dos programas foi dedicado a gêneros especiais do rock, incluindo Black Metal. Eles entrevistaram Sigurd Wongraven do Satyricon, Jørn Stubberud do Mayhem e, muito brevemente, Fenris do Darkthrone. Além dessas, eles também mencionaram brevemente o Dimmu Borgir mas, por alguma razão obscura, não disseram uma única palavra sobre o Immortal e o Burzum. Aparentemente Burzum e Immortal não tiveram participação alguma na cena Black Metal, nem mesmo nos primórdios. Mais uma vez o Burzum deixou de existir, dessa vez em um documentário sobre as “primeiras” bandas de Black Metal na Noruega.

Assim é o BURZUM na Noruega: oficialmente ele não existe e nunca existiu e, caso realmente tenha existido, certamente não teve papel relevante em contexto algum.BURZUM foi apagado da história do metal na Noruega, pelos extremistas de esquerda que controlam a mídia norueguesa. Mas, de certa forma, isso é fascinante, já que estamos realmente testemunhando o processo de falsificação da história.
Eu tenho consciência de que sou persona non grata há muito tempo, mas não sabia que a situação era tão ruim assim. Eu não imaginava que precisaria gastar meu tempo convencendo as pessoas de que ainda estou vivo ou que testemunharia a mídia na Noruega fingir que o BURZUM não existe e que nunca existiu, ou que os fãs do BURZUM teriam que enfrentar obstáculos como aqueles descritos acima.
Eles estão, obviamente, tentando remover a memória do BURZUM e de mim e somente o tempo dirá se terão sucesso ou não. Meu conselho a eles seria esperar pelo menos até que eu morra e não possa mais me defender... Ainda estou aqui, e Vocês sabem disso! Vocês não deveriam tentar remover a cicatriz até que a ferida esteja curada, e a Sua ferida ainda está sangrando!
Fenrir
Fenrir


Varg "Fenrir" Vikernes [N.: Na mitologia nórdica, Fenrir é um lobo gigantesco que também é filho de Loki, deus do mal. Durante o Ragnarök, o apocalipse da mitologia nórdica, Fenrir cresce tanto que consegue escapar do controle dos deuses e mata Odin, o deus dos deuses, para em seguida ser morto por Vidar, filho de Odin].

(Dezembro de 2004)
“História é a fábula defendida pelo vitorioso” (Napoleão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário