16 de janeiro de 2011

Keeper of the Seven Keys - Helloween

No ano de 1988, a banda de Heavy Metal alemã HELLOWEEN lançou uma obra que viria a se tornar um dos clássicos absolutos do Heavy Metal. Trata-se do disco "Keeper of the Seven Keys - Parte II", continuação do outro clássico "Keeper Parte 1".

Nota: 9



Imagem

Este foi o álbum que lançou a banda para novos patamares artísticos, dentro do próprio Rock mundial, e fez com que a mesma realizasse diversas turnês ao redor do mundo (Japão, Escócia, Inglaterra, Estados Unidos...etc). O disco se destaca principalmente pela sua sonoridade: guitarras velozes, melodias cativantes e letras bastante criativas e atuais, algumas com um "leve" viés satírico. "Eagly Fly Free" (faixa de abertura) e "I Want Out", por exemplo, discorrem sobre a busca por liberdade de pensamento e expressão, frente a um momento da história em que a Guerra Fria estava chegando ao fim e os anseios por um mundo mais livre e justo estavam aflorando em meio a sociedade como um todo. "Dr Stein" fala sobre a clonagem, assunto muito atual e presente, até mesmo nos dias de hoje. "Rise and Fall" fala, como o próprio nome diz, sobre os altos e baixos da vida e seus jogos de sorte e azar, mas com muita ironia. Faixas como "March of Time", "Save Us" e a épica e brilhante "Keeper of the Seven Keys" também mostram toda a potencialidade sonora e artística desta fantástica banda que, com certeza, figura na lista das maiores bandas de Heavy Metal da história.
O grupo passou por algumas mudanças em sua formação nos anos seguintes, mas a que gravou e compôs este disco seria a sua formação clássica. Na sincera opinião deste autor, foi essa formação que fez com que o nome HELLOWEEN alcançasse, de fato, o patamar e o nível que possui até hoje (sem desconsiderar a importância de um álbum como "Master of the Rings", em termos de vendas). Além disso, foram eles que fundaram, até mesmo, uma nova vertente ou corrente dentro do Metal, o Power Metal melódico.
HELLOWEEN  acabou influenciando inúmeras outras bandas a seguirem seus passos, ou até mesmo a criarem novas possibilidades sonoras dentro deste cativante subgênero do Heavy Metal. Se depender da capacidade ou da criatividade destas bandas, em continuamente renovarem seu som, perdurará ainda por muito tempo. É o que se espera de fato.
Formação:
Michael Kiske - vocal
Michael Weikath - Guitarra I
Kai Hansen - Guitarra II
Markus Grosskopf - Baixo
Ingo Schwintenberg - Bateria

Track List:
1- ''Invitation'' - 1:06
2- ''Eagle Fly Free'' - 5:08
3- ''You Always Walk Alone'' - 5:08
4- ''Rise and Fall''- 4:20
5- ''Dr. Stein'' - 5:03
6- ''We Got The Right'' - 5:07
7- ''Save Us'' - 5:12
8- ''March of Time'' - 5:13
9- ''I Want Out'' - 4:39
10- ''Keeper of the Seven Keys'' - 13:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário