13 de janeiro de 2011

Hangar: baixista fala sobre Kleiton & Kledir


Nando Mello, baixista do HANGAR, escreveu em seu blog sobre a dupla Kleiton & Kledir. Confira alguns trechos abaixo.
Não é nenhuma novidade que nós gaúchos somos bastante peculiares quanto a nossa identidade. Falar sobre isso renderia um bom texto, mas não para hoje. Comecei este tópico porque, revirando os discos antigos que trouxe da casa  do meu pai, encontrei um antigo LP da dupla gaúcha Kleiton e Kledir. O disco que é de 1981/82, se não me engano, foi sucesso nacional e alavancou a carreira deles por muito tempo.
A música que mais tocou se chama "Deu Pra Ti", que fala exatamente a linguagem padrão destas terras. Jargões comuns aos gaudérios foram levados a várias querências e estâncias de outros estados e tomaram rumo natural ao serem inseridos na linguagem coloquial ou trivial até hoje. O "Bah", que é uma interjeição que indica espanto, admiração, surpresa ou assombro, já era bem conhecido nacionalmente por todos, mas expressões e frases como "tri legal", "a tchurma do Bom Fim", "as gurias tão tri afim", aliadas a visões comuns do cotidiano e de personalidades de Porto Alegre - como "Beladona e chimarrão, que saudade da Redenção, do Fogaça e do Falcão, cobertor de orelha pro frio e a galera no Beira Rio" - foram levadas ao conhecimento de muitos. Foi um momento legal da dupla e um marco na música destes lados.
(...)
Tá, mas o que isso tem a ver com metal???? Pegue uma garrafa de vinho, coloque a música e convide a sua paixão para fazer o teste... nada mais rock`n`roll...
Confira o texto na íntegra em
Mais informações: Nando Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário