22 de janeiro de 2011

Contesting the Truth of Death - Predatory

Embora muitas bandas que surgiram em nosso país dez anos atrás já tenham encerrado as suas atividades, uma série de representantes mantém acesa a chama do underground brasileiro. Em sua terceira demo, os paulistas do PREDATORY mostram que é possível – com muita determinação – construir uma sólida carreira apesar das adversidades habituais. O recente “Contesting the Truth of Death” deixa claro o amadurecimento da banda desde “Walking to the Trap” (2000).



Imagem

Em atividade desde 1997, o PREDATORY conta hoje com Marco Politi (vocal), Thiago Pacheco (guitarra), Ricardo Lima (guitarra), Anderson Casarini (baixo) e Luiz Carlos Louzada (bateria – e vocalista da banda HIERARCHICAL PUNISHMENT) e mantém ainda a sua sonoridade baseada no thrash metal. De qualquer forma, a banda conta atualmente com influências mais pesadas e agressivas, certamente mais próximas ao death metal, que distanciam “Contesting the Truth of Death” do primeiro registro do quarteto (na época com apenas um guitarrista), que possuía raízes old school. O novo encaminhamento musical do PREDATORY salienta o amadurecimento adquirido em mais de dez anos de carreira.
Com um nível de gravação até que razoável, o quinteto paulista apresenta em “Contesting the Truth of Death” três novas composições. O trabalho em estúdio, que está um passo à frente da demo “Visions World Apart” (2005), ainda precisa de um melhor acabamento para se tornar verdadeiramente impactante. De qualquer modo, o thrash metal nitidamente mais moderno executado pelo PREDATORY, evidencia duas novas características sonoras da banda: riffs agressivos – mesmo sem muita velocidade – e um vocalista ainda mais intenso.
Desde a abertura com “Sickly Psychological Profile” até o encerramento com “Dirty Scum Arise”, essas duas tendências sonoras se repetem e se reinventam dentro da demo. De modo acertado, a escolha por guitarras mais sujas em “Sickly Psychological Profile” deu uma cara verdadeiramente interessante à nova proposta do PREDATORY, assim como a voz quase desesperada de Politi em “Message of Death”. Embora possa parecer extremamente reto, o instrumental do quinteto paulista mostra muito bem a ambição agressiva da banda.
No entanto, “Dirty Scum Arise” possui características que a distingue das suas duas antecessoras. Com um instrumental muito mais rápido, essa faixa possui uma série de variações de ritmo, referência incomum no restante de “Contesting the Truth of Death”. A música, que é a mais agressiva e enérgica da demo, mostra como o PREDATORY se move com naturalidade entre riffs mais cadenciados e guitarras mais velozes. Como bônus, o videoclipe de “Dirty Scum Arise” e uma versão para a clássica “Mandatory of Suicide” (SLAYER) complementam o novo CD demonstrativo do grupo.
Não há dúvidas de que o PREDATORY amadureceu com o passar desses mais de dez anos, sobretudo em um exercício de comparação entre “Contesting the Truth of Death” e “Walking to the Trap” (2000) – demo que projetou pela primeira vez o grupo de Praia Grande (SP) dentro do território brasileiro e internacional. Entretanto, os caras precisam se dedicar ainda com mais vontade no processo de composição – para que consigam montar um repertório consistente, visando o primeiro CD – ainda relativamente distante. Com certeza, o PREDATORY vem dando, de modo certo, os primeiros passos dentro do nosso underground.
Por fim, “Contesting the Truth of Death” é uma excepcional demo e uma oportunidade única para quem busca conhecer a banda com certa amplitude. O CD ainda conta com uma faixa interativa, com informações sobre a trajetória da banda e que inclui as letras das três novas composições. O material bônus se estende mais um pouco: para o videoclipe de “Engrave” e as demos “Visions World Apart” (2005) e “Walking to the Trap” (2000) na íntegra em MP3.
Track-list:
01. Sickly Psychological Profile
02. Message of Death
03. Dirty Scum Arise

Nenhum comentário:

Postar um comentário