22 de janeiro de 2011

And Life Begins - Terra Prima

Natural de Recife (PE), o Terra Prima se formou em 2004 e desde então vem solidificando sua base de fãs pela região graças à regular sequência de demos e EPs liberados desde então. O pessoal trabalha duro e várias portas se abriram, desde a possibilidade de tocar ao lado de bandas como Angra, Shaman, Viper, Almah, Atrocity e Leave's Eyes, além de participar de eventos como o Sunrock Festival e Abril pro Rock. Com toda essa experiência, já era hora de estrearem em disco...


Nota: 8 
O texto representa a opinião do autor e não necessariamente a opinião do Whiplash! ou de seus editores.
Imagem

E chegou a hora! Aliás, passou da hora... Inicialmente planejado para ser lançado em 2009, foi somente no ano seguinte que "And Life Begins" se viu chegando ao público. Mas esta demora é recompensada, pois este é um disco onde podemos ver mais algumas das possibilidades que oHeavy Metal oferece em termos de ser mesclado a outros estilos que nada tem a ver com a distorção que o coloca tão à margem do apreço das grandes massas.
Os pernambucanos apostam na inserção de ritmos como o baião, maracatu, salsa, música flamenca, entre outros, em várias de suas composições. Mas, mesmo assim, não existe um distanciamento do Power Metal Melódico, aqui com ares virtuosos. O resultado é elegante e pelo repertório há faixas interessantíssimas como “Time To Fly”, a ótima “Await The Story's End” ou "Step By Step", uma balada tipicamente metálica, vigorosa e com um inspirado trabalho de vozes.
Os pernambucanos são músicos versáteis e cuidadosos no momento de compor. Mas, após observar o potencial que a mescla proposta pelo Terra Prima pode(ria) oferecer, lamenta-se que não se tenha investido em um amálgama ainda mais profundo. Faltou ousadia e não se alcançou um real diferencial que colocasse o conjunto em um patamar que fosse para além do Heavy Metal Melódico que é frequentemente oferecido por aí.
Globalmente a confecção do álbum é de primeira, o esmero percorre desde o encarte até o áudio, resultado do empenho de Marcello Pompeu e Heros Trench (Korzus) no conceituado estúdio Mr. Som, de São Paulo. Importante citar as inúmeras participações especiais, que vão desde Gilmar Bolla 8 (Nação Zumbi) em "GateZzzZzz", até as vozes de Andria Busic (Dr. Sin) e Rafael Bittencourt (Angra) respectivamente em "New Dawn" e "In 'Essence".
Seria um absurdo dizer que "And Life Begins" não é um bom trabalho, pois certamente o é... Mas é uma estreia que mostra um nicho onde há muito, mas muito para ser explorado. Por ora, fica o convite ao leitor que aprecia feras como AngraShamanEdguy ou Freedom Call em dar uma cuidadosa conferida no Prima Terra, um nome que poderá oferecer muito ao cenário musical se resolver sair de vez da concha!
Contato:

Formação:
Daniel Pinho de Souto Lima - voz
Otávio Mazer - guitarra
Diego Veras Emerenciano - guitarra
Pedro Gonçalves Diniz - baixo
João Nogueira - teclados
Tiago Ataíde Guimarães - bateria

Terra Prima - And Life Begins
(2010 / Voice Music – nacional)

01. GateZzzZzz
02. Time To Fly
03. Rage
04. Await The Story's End
05. New Dawn
06. Prelude To Life
07. And Life Begins
08. Step By Step
09. Gain
10. Life Carries On
11. Essence

Nenhum comentário:

Postar um comentário