28 de dezembro de 2010

Tesão pela vida: A Historia de Iggy Pop - Prólogo

De todos os roqueiros que você já ouviu ou leu sobre, nenhum deles será tão cru, nu e simplório, e, ao mesmo tempo, tão visceral e avassalador como este que se chama Iggy Pop. Como um iguana que vive no deserto, este homem é capaz de viver e realizar o seu melhor sem muita produção ou ornamentação. Dê-lhe apenas alimentação. Sim, muito volume e com o trovão trazido pelo baixo e bumbo, este aparentemente frágil e esquelético cidadão cresce e se torna um monstro, rugindo e rosnando feito criaturas de seus antigos pesadelos infantis.


Prefácio


A história de Iggy Pop é a estória do garoto obediente que aprende cedo a não confiar na conversa dos outros e passa a quebrar todas as regras até encontrar um equilibrio, tangenciando seguidamente com a morte, mas conseguindo efetivamente sobreviver durante o seu processo de auto-descoberta. Depois de praticamente destruir sua carreira, seu prestígio e nome, sem falar na saúde, este cantor conseguiu durante a era punk, uma rara oportunidade chamada segunda chance e soube aproveitá-la.
Imagem
Mas, se foi as portas da década de oitenta que Iggy conseguiu se erguer financeiramente, certamente será como o imprevisível e alucinando cantor dos Stooges, aquele com folego e controle emocional comparável apenas ao diábo da Tazmania, que irão sempre se lembrar dele. Iggy Pop e sua banda The Stooges são de fato e de direito o maior exemplo de atitude anárquica geralmente associada ao movimento punk. Não é por um acaso que os Stooges são citados como referencia por tantas bandas punks a surgir, a começar pelos New York Dolls e os Ramones.
Um dos raros sobreviventes do excessos dos anos 60 e 70, é também um dos poucos da "antiga escola" que não perdeu a coerência, o tesão de tocar e a paixão pela música. Mas não se engane: apesar de seu lado selvagem ser o mais famoso e mais comentado, Iggy foi, e ainda é, um homem que soube sair de suas próprias armadilhas e caminhar sempre para a frente. Ou como cantou o próprio em uma de suas letras "eu quero novos desafios, querer sempre crescer e crescer". Um homem com gana e raça, que se recusa a se derrotar, que canta e nos mostra seguidamente o que significa ter um tesão pela vida.
Esta matéria vem através de informações de fontes diversas. Segue então uma lista de livros e websites importantíssimos para a sua realização:
Websites:
- All Music Guide (http://www.allmusic.com)
- The Art Shack (http://www.artshack.com/iggy2.html)

Livros:
I Need More – Iggy Pop
Gimmie Danger: The Sotry of Iggy Pop – Joe Ambrose
Please Kill Me: The Uncensored Oral History Of Punk – L. McNeil e G. McCain
Iggy Pop: The Wild One - Per Nilsen e Dorothy Sherman
Bowie - Loving the Alien - Christopher Sandford
David Bowie - A Chronology - Kevin Cann
Backstage Passes – Angela Bowie

Nenhum comentário:

Postar um comentário