4 de novembro de 2010

AC/DC: entrevista com o diretor do "Beyond the Thunder"


Kurt Squiers é um cara normal. Marido, pai, diretor de arte, publicitário, dono de seu próprio negócio... e, como você e eu, fã do AC/DC.
Eu disse ? Fã é pouco, o termo não lhe faz justiça. Squiers é apaixonado pelo AC/DC. Obcecado, até (no bom sentido). Tanto que decidiu deixar a carreira de lado para realizar o sonho de fazer um documentário sobre a influência da banda na vida defãs como ele. E como nós.
Ele é o homem à frente de Beyond the Thunder, aquele documentário do qual todos já ouvimos falar, cujo trailer já vimos inúmeras vezes e, no entanto, ninguém sabe quando será lançado. E isso inclui o próprio Squiers e seu parceiro Gregg Ferguson, o homem por trás da câmera. Após diversas tentativas frustradas de contato com representantes do AC/DC, pode-se dizer que os cineastas estão cansados. Apesar de o filme estar quase pronto, eles não querem nem podem continuar sem o respaldo da banda.
Depois de dois anos de trabalho e investimento do próprio bolso, Squiers está abatido por não saber que rumo o projeto tomará daqui pra frente. Ainda assim, fala com muita paixão sobre o filme e com mais paixão ainda sobre a banda que o motivou a fazê-lo.
Enfim, Kurt Squiers é um cara normal. Mas não um cara qualquer.
Um trecho pode ser lida abaixo. A entrevista completa no site AC/DC Brasil
Por que vocês resolveram fazer o Beyond the Thunder?
Em 2007, eu me mudei para a Carolina do Norte, abri minha própria agência, a SQUiERS, LLC, e consegui alguns clientes bem famosos, como Microsoft, Xbox 360 Kinect, Sam Adams, Behringer, Hotel House of Blues, entre outros. Me juntei a um grande amigo do Maine, Gregg Ferguson, da Current Motion, para gravar vários projetos para essas marcas grandes e, por acaso, cruzei com o Brian Johnson e o Cliff Williams em um elevador, enquanto gravava no House of Blues, em Chicago. Eles foram tão legais que me chamaram para beber com eles ao perceberem que eu era muito fã do AC/DC. Não babei muito, eu juro. Na manhã seguinte, Gregg e eu colocamos no papel o conceito de ‘Beyond the Thunder’ no verso de um guardanapo. Tentamos nos aproximar dos representantes do AC/DC, não deu em nada, e decidimos que precisávamos de uma prova de conceito para persuadir os manda-chuvas de que aquela poderia ser uma ótima idéia. Pouco depois, veio a recessão. Sem trabalho, pensamos: qual é a melhor forma de enfrentar uma crise econômica, se não fazendo um filme sobre fãs do AC/DC?
Quando será lançado o documentário? Quais são os obstáculos que impedem o lançamento?
Essa é uma pergunta que sempre me fazem. Aqui vai a história real: Gregg e eu queremos que este filme tenha o aval do AC/DC antes de avançarmos mais. Não queremos fazer um documentário não-autorizado. Não queremos um produto que o AC/DC jamais endossaria. Isso significa uma oportunidade de nos reunirmos com a banda, fazê-los entender nosso projeto, o que este filme significa para incontáveis fãs e fazê-los perceber que este é um filme ímpar, feito para os fãs e sobre os fãs – não um documentário sobre a banda, eles não se interessariam por isso. Se eles se envolvessem minimamente, daríamos à banda total controle criativo e qualquer porcentagem do filme que eles quisessem. Não é uma questão de dinheiro pra gente, é um projeto passional que, sendo bem sincero, oferece a pessoas de todo o mundo um meio de dizer: “É exatamente isso que o AC/DC significa pra mim, mas eu nunca consegui traduzir em palavras. Este filme consegue fazer isso por mim.” Entretanto, 'AC/DC' se tornou uma marca tão grande que a fortaleza ao redor da banda é quase impenetrável, especialmente para dois caras desconhecidos que começaram esse projeto sem nenhum apoio.
Vocês ainda estão filmando? Há planos de entrevistar fãs da América do Sul e de outros continentes?
Pra falar a verdade, não estamos filmando há meses porque nos sentimos como se tivéssemos sido... bem... shot down in flames por não conseguir uma única chance de apresentar a idéia aos representantes da banda. Falta muito pouco para terminarmos de filmar. Temos mais ou menos 2/3 do filme concluído, mas não podemos continuar sem apoio. Simplesmente não podemos. Sequer sabemos se a banda viu ou ouviu falar do ‘Beyond the Thunder’. Tivemos boa divulgação na imprensa, nosso trailer promocional foi exibido na Classic Rock Magazine e também na exposição AC/DC Family Jewels, que agora está percorrendo a Austrália. Mas a maior força que temos recebido vem dos fãs de todo o mundo via twitter, Facebook e pelo www.BeyondtheThunder.com. Vocês realmente nos fazem continuar. Até as pessoas retratadas no filme nos escrevem dizendo que nos apóiam até o fim. E nós ficamos muito gratos! Acreditem, se o documentário retomar seu rumo, o Brasil está no topo da nossa lista de lugares para filmar antes de concluirmos o filme, assim como a Austrália.
Imagem
Mais informações: AC/DC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário