17 de abril de 2010

Andreas Kisser: "O heavy metal e o preconceito"




Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre o heavy metal e o preconceito. Confira alguns trechos abaixo.

"É chover no molhado falar do preconceito que o heavy metal sofre da sociedade em geral, seja pelo estilo barulhento do som, pelo visual agressivo, cabelos compridos ou pelas tatuagens. Isso tudo assusta muita gente que não consegue entender esta filosofia de vida, este estranho gosto musical mas, mesmo assim, gostaria de abordar este assunto mais uma vez.

Quando estava nos Estados Unidos, no começo deste ano, assisti ao vivo a campanha que astros do cinema e da música fizeram na TV para arrecadar fundos para ajudar o Haiti depois do terremoto devastador que atingiu o país. O show foi fantástico, todos os grandes nomes da mídia artística mundial estavam participando, em diferentes países, atendendo os telefones que recebiam as doações, cantando, tocando, fazendo discursos emocionados e parcerias inusitadas, tudo num clima de união e solidariedade. Estavam presentes Beyoncé, Sting, Clint Eastwood, Tom Hanks, Julia Roberts, Bono, The Edge, Rhianna, Kid Rock, Sheryl Crow entre tantos outros.

Mas ninguém do heavy metal foi convocado. Não estavam nem o Ozzy, nem o Bruce Dickinson, nem o Robert Plant, muito menos o Eddie Van Halen ou o James Hetfield. Ninguém representava a música pesada num momento tão importante, de união, de ajuda e, principalmente, de deixar os preconceitos de lado. Por quê? Seria politicamente incorreto chamar algum músico que canta sobre coisas agressivas num momento de tragédia como este? O fã de heavy metal não teria condições, financeiras ou culturais, de fazer doações, de participar mais ativamente do movimento da classe artística como cidadão?

Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário