8 de outubro de 2011

Originators Of The Nothern Darkness - A Tribute to Mayhem



Imagem
Não querendo me alongar, melhor já partir para a ignorância. Abrindo o play, a melhor cover do trabalho – “From the Dark Past”, executada de maneira magistral pela grandiosa Immortal, e que ficou pau a pau com a versão original, podem acreditar.
Depois tem “Pagan Fears”, com a Dark Funeral. Essa música é a mesma do EP dos suecos – “Teach Children to Worship Satan”, e convenhamos, ficou meio sem sal, mas beleza, vale pela homenagem.
Hora de “Freezing Moon”, clássico  absoluto, e aqui interpretado pela Vader. Empolgante e mais extrema do que a versão dos noruegueses. Mas o solo deixou um pouco a desejar.
Outro grande momento do disco vem com a Emperor destruindo com “Funeral Fog”. Excepcional! O cover, a não ser pelo discreto teclado ao fundo, ficou fiel à versão original, mas no final, uma boa surpresa: eles emendam a introdução de “Freezing Moon” e deixam nós, meros fãs com uma baita vontade de ouvir a música completa.
E o Behemoth traz uma versão estupidamente brutal de “Carnage”. Essa sim, ficou melhor do que a da demo. E os poloneses também fazem uma boa emenda para um trecho da excepcional “Buried by Time and Dust”, seguida do solo de “Freezing Moon” sob uma pancadaria de blast beats, e fechando com o riff inicial de “Deathcrush”. Simplesmente sensacional!
Outra que ficou só na média foi “De Mysteriis Dom Sathanas” (a canção), feita pela Limbonic Art. Nada demais, mas longe de ser ruim. Apenas a qualidade de gravação, que ficou inferior à do álbum da Mayhem.
As menos potentes do disco vêm a seguir. “Buried by Time and Dust”, interpretada pela desconhecida Keep of Klessin, possui qualidade de gravação muito fraca. Bom, alguns poderão até dizer que foi proposital ficar assim, mal gravado, para preservar o espírito true e tal, mas sinceramente, não combinou com o nível das composições desse tributo. Mas que fique clara uma coisa: é a qualidade que incomodou, pois a música em si ficou legalzinha.
Depois, a Gorgoroth, que também adotou essa estética da produção ruim, toca “Life Eternal”. Para um tributo dessa grandeza, e com uma banda de tanto renome interpretando, a versão deixou a desejar, mas ainda sim, passa.
E a Carpathian Forest traz “Ghoul”, cuja versão ficou bastante convincente, muito boa mesmo.
Já a Seth também faz bonito e executa “Into Thy Labyrinth” (reparem na leve mudança do título em relação à original), tão extrema quanto a do EP. Tudo bem, a sonoridade é meio tosquinha (a do EP também, mas menos), só que essa conseguiu superar isso e não ficou devendo nada nessa homenagem.
A penúltima canção é feita pela Gehenna – “Cursed in Eternity” – e é legalzinha. Faltou também um pouco mais de qualidade, mas está muito longe de ter ficado ruim!
Finalizando esse petardo, vem a Absu com “Deathcrush”, outra composição que nunca fica de fora do repertório da Mayhem. E putz, termina muito bem o tributo com a violência que a música precisa ter! Entretanto, ouçam tudo até o final, já que após alguns minutos de silêncio, eis que surge "Silvester Anfang", aquela clássica introdução dos shows da banda.
Como curiosidades, o CD só conta com músicas do “De Mysteriis Dom Sathanas” e das demos “Pure Fucking Armageddon” e “Deathcrush”, além de um sonzinho só do EP “Wolf’s Lir Abyss”. Além disso,a capa do trabalho remete ao maior clássico do grupo – o supracitado “De Mysteriis Dom Sathanas”, e convenhamos, ficou igualmente sombria.
Esse tributo a indispensável para todos chegados no estilo de música mais obscuro que existe, o black metal. Nada mais a dizer, corre atrás do seu logo, se vira!
A Tribute to Mayhem – Originators of the Nothern Darkness
Avantgarde Music – 2001 – vários países
http://www.myspace.com/officialmayhem
01 - Immortal - From The Dark Past
02 - Dark Funeral - Pagan Fears
03 - Vader - Freezing Moon
04 - Emperor - Funeral Fog
05 - Behemoth - Carnage
06 - Limbonic Art - De Mysteriis Dom Sathanas
07 - Keep Of Kalessin - Buried By Time And Dust
08 - Gorgoroth - Life Eternal
09 - Carpathian Forest - Ghoul
10 - Seth - Into The Labyrinth
11 - Gehenna - Cursed By Eternity
12 - Absu - Deathcrush

Nenhum comentário:

Postar um comentário