6 de fevereiro de 2011

Kiss: curiosidades sobre o disco "Creatures of the Night"


Em 1982, o quarteto norte-americano passava por uma crise. Seus álbuns anteriores – "Unmasked" (1980) e "Music From the Elder" (1981) – haviam fracassado. E o pior de tudo, Ace Frehley – guitarrista idolatrado por grande parte dos fãs – estava fora da banda. Paul Stanley e Gene Simmons queriam o prestígio de volta, queriam fazer jus ao slogan "the hottest band in the world" mais uma vez e, para que conseguissem atingir seus objetivos, se cercaram de um time de profissionais a fim de que fossem capazes de alcançar o resultado que desejavam.
Muitos se perguntam o porquê de não haver créditos  aos músicos que participaram da gravação dessa vez, lembrando que nas gravações do álbum "Unmasked" Peter Criss já estava fora dabanda e, mesmo assim, foi creditado. Sua imagem aparecia na capa e seu nome constava como integrante da banda puramente por questões contratuais. No encarte, contudo, havia a informação de que a bateria havia sido gravada por Anton Fig. Exatamente o mesmo que se juntou ao Frehley's Comet anos mais tarde. Em "Creatures of the Night", a razão é simples. Houve tanta gente envolvida que não haveria espaço suficiente na capa para creditar todos os participantes. Para evitar quaisquer problemas, legais ou pessoais, todos foram deixados de fora.
Outra dúvida constante é a respeito da entrada de Vinnie Vincent no conjunto. Muitos dizem que o estilodele não combina com o KISS. Para entender isso, precisamos voltar um pouquinho no tempo. Em 1979, Paul Stanley produziu o disco de uma banda de Boston chamada New England, que havia sido descoberta por Bill Aucoin, empresário do KISS. Foi ele quem recomendou o nome de Paul Stanley como produtor. Pouco tempo depois a banda anunciou seu fim. Em 1982, três ex-integrantes (Gary Shea, Hirsh Gardner e Jimmy Waldo) resolveram formar um novo conjunto. O novo projeto se chamava Warrior e trazia como guitarrista e compositor um rapaz chamado Vincent Cusano, que adotaria a alcunha de Vinnie Vincent. Os rapazes gravaram uma demo nesse período, da qual faziam parte canções como "Back on the Streets", "Boyz Are Gonna Rock" (mais tarde regravadas pelo Vinnie Vincent Invasion) e "I Love It Loud" (regravada pelo KISS). Eles registraram o material na sala ao lado da qual o KISS estava utilizando para ensaiar e compor o material do álbum Creatures of the Night. Impressionados com a qualidade do material que ouviram, Gene e Paul resolveram convidar o guitarrista para o grupo.
A continuação dessa e de outras histórias você confere no blog Consultoria do Rock (link abaixo).
Matéria original: Consultoria do Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário