6 de fevereiro de 2011

Blood Scent - Stemm

Boa parte de nós metaleiros temos gostos parecidos, gostamos de futebol, cerveja, carrões, "harlleys", mulher, luta e mais importante, um bom metal. Quem de nós nunca assistiu UFC? Agora já pararam pra escutar as trilhas sonoras que temos nesse programa? Uma delas é uma música desta maravilhosa banda (STEMM) chamada "Face The Pain". Excelente música, contemporânea, agressiva e viciante, foi um dos marcos na carreira de STEMM. Eu, pessoalmente, quando a ouvi, pus-me a pesquisar sobre tal artista. A princípio pelo Youtube, como sempre faço quando quero conhecer um pouco mais de uma banda que desconheço. Primeiramente ouvi suas músicas mais populares e me surpreendi com a qualidade envolvida em seus projetos.



Imagem

STEMM é uma banda de Niagara Falls, NY, que traz generosos e honestos riffs de um bom groove metal. Com certeza uma banda com muito talento e um futuro muito promissor, infelizmente ainda muito ofuscada e com nem metade da fama que merece.
Mas indo direto ao ponto, como diria o guitarrista e vocalista Joe Cafarella: "Este novo CD é o nosso Vulgar Display Of Power". Continua: "Muito nos custou na produção deste CD. Não estamos dizendo que somos o próximo PANTERA, não é nem perto do que quero dizer. Nós só não queriamos fazer um CD que nos transformasse num som clichê qualquer. Encaremos, PANTERAconquistou-nos todos pelas suas performaces ao vivo. Enquanto a MTV estava tocando 'Walk' e 'This Love', nós metaleiros estavamos balançando a cabeça com 'Fuckin' Hostile' e 'Mouth for War'. Estou dizendo, vocês terão o mesmo sentimento no CD novo do STEMM, que tiveram quando ouviram Vulgar [Display of Power - PANTERA]".
Com relação a sua declaração, sendo um imenso fã de PANTERA como sou, eu concordo plenamente com sua comparação, todas as músicas são no mínimo muito boas, assim como as do Vulgar. Além do estilo da banda realmente lembrar o PANTERA. Há boas doses de peso e melodias que nos deixam querendo deixar o CD no 'repeat'.
1. Blood Soaked - 8/10
A faixa de abertura de Blood Scent, é bem agressiva, muitos gritos nos vocais que nos lembram Phil Anselmo [PANTERA, DOWN]. Os riffs estão firmemente alinhados com os pedais da bateria, dando uma excelente levada na música quase inteira.

2. House of Cards - 10/10
Para mim, esta é uma das, senão a melhor, faixa do álbum. A letra é marcante, nos deixa cantarolando trechos do refrão e versos. Uma excelente trilha sonora para o seu "Head-Bang"

3. One King Down - 8/10
Nesta música, temos uma levada veloz na bateria acompanhada pelas guitarras distorcidas e enfurecidas, e em seu refrão um coro que faria a platéia em seu show perder a voz.

4. Awake - 7/10
Awake é uma das poucas músicas não tão intensas do álbum. A linha vocal é limpa e calma, mas quem se destaca nesta música é o baterista Dan Nelligan com as levadas dos versos.

5. The Devil Walks Amongs Us - 7/10
Aqui os riffs se contrastam, uma hora intensos e outras horas "soltos". Aqui se encontram fortes letras com passagens vistas em camisetas comercializadas. "If I were God I'd Kill you all" (Se eu fosse Deus, eu mataria todos vocês)

6. Broken Face Masterpiece - 9/10
A "Fucking Hostile" deste álbum, essa música é o mais puro thrash metal, veloz e cruel, merece um grande destaque pelo peso e sua excelente sucessão de riffs com gritos ensurdecedores e um solo marcante.

7. As Real As it Gets - 8/10
Outro refrão grudento composto por uma letra muito forte, e levadas que lembram o METALLICA em tempos de Reload. Vale notar um belo dueto de guitarras de Joe Cafarella e Alex Scouten dando o toque final.

8. Wish - 7/10
Esta música traz um plano de mistério e inquietidão trazido pelos efeitos durante o silêncio das guitarras e o som marcante das guitarras sintetizadas em resposta respectivamente. Com um bom espaço Dan Nelligan consegue rechear a música de viradas e levadas peculiares. Com um fim de efeitos sonoros misteriosos essa música abre alas para sua sucessora.

9. Beneath My Skin - 9/10
A única balada do CD inteiro. Melancólica e grandiosa, mostra o excelente trabalho de Joe como vocalista e intérprete, aos ótimos refrões com backing vocals lindos, seguidos de um riff de guitarra com harmônicos artificiais que são o coração pulsante da melodia.

10. Never Will I Break - 9/10
Outra música rápida, um metal que vai direto ao ponto. Aqui vemos uma excelente letra e um refrão melhor ainda, seguido de um solo extremamente harmonioso. Ao seu fim com um grito de Joe, chama a entrada da próxima música.

11. Casualty For a Prayer - 10/10
Talvez a música mais agressiva do CD, na letra uma sincera crítica social, e na música excelentes riffs acompanhados pela bateria marcante e mais gritos a la Phil Anselmo. Vale ressaltar o clima crescente de suspense que é criado lá pelos 3 minutos de música que termina com o som de uma 'shotgun' carregando e atirando e, assim, dando entrada a outro violento riff. Ao fim desta música temos sons e gritos de terror, tudo para trazer o clima de horror que o tema sugere. Após tudo isso, a banda ainda fez uma versão acústica de "Beneath My Skin" apenas com violões e voz que também merece destaque pelo feeling que se encontra neste trecho.

Nota Final - 9/10
Para mim este álbum é altamente recomendado para os fãs de carteirinha de groove metal e esta querendo descubrir novos talentos. Com certeza nenhuma decepção é encontrada neste disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário