12 de fevereiro de 2011

A Gestação de Um Besouro - The Quarrymen - Parte 01

Embora os Beatles tenham acabado em 1970, continuam sendo considerados a banda mais significativa e inovadora de sua época. Já se traçou a trajetória destes quatro rapazes, saindo de uma cidade portuária do norte inglês, para vencer em todo o mundo. Analises geralmente iniciam com as apresentações dos Beatles em Hamburgo, quando ainda eram uma banda de boate. Poucas informações existem disponíveis sobre as formações dos Beatles antes mesmo deles se chamarem os Beatles.


Infância em Woolton
Toda historia sobre os Beatles inicia-se por John Winston Lennon, nascido em 9 de outubro de 1940, filho de Julia e Alfred Lennon.
Imagem

Seu pai, mais conhecido como Fred, era marinheiro e passou a maior parte da vida (e do casamento) no mar. O casal morou primeiro com os pais de Julia e depois em um quarto na casa da irmã, Mary Elizabeth, mais conhecida pelo nome de Mimi. Julia criou o menino até os cinco anos de idade e depois simplesmente informou ao marido, quando este finalmente retornou do mar, que o casamento acabara. Fred havia viajado em um navio que aportou em Nova York mas perdeu o navio da volta. Se inscreveu para outra nau que o levaria para o Oriente Médio, mas não embarcou neste também. Seu pagamento então foi suspenso, o que deixou Julia em sérios problemas financeiros. Fred acabou viajando em um návio para a África. De lá, seguiu para Argentina, onde acabou acusado de roubo, seu nome sendo confundido com o de um outro estrangeiro procurado. Ele fico detido por um longo período até a situação ficar esclarecida e ele encontrar o seu caminho para casa. Alfred, apesar de descobrir sobre o comportamento promíscuo de sua esposa na sua ausência, sempre declarou ter amado a Julia.
Julia que agora trabalha, bebe e fuma, passa a morar com seu novo amante, John Dykins em um quarto e sala no bairro de Gateacre. Sua irmã a considerou inapta para cuidar de um filho e exigiu que ela o entregasse a seus cuidados. Julia recusou, o que fez Mimi buscar alguém do setor social para verificar a situação. O serviço social, ao perceber que a criança dividia a mesma cama que o casal, obriga Julia a entregar o pequeno John Winston para ser criado pela sua irmã mais velha, Mimi. Se Julia morava em uma casa modesta, Mimi morava em uma bela e ampla casa com um jardim em uma vizinhança abastada, no bairro de Woolton.
Antes da decisão oficial ser executada, Alfred atraca em Newcastle e descobre que sua mulher estava morando com seu filho e outro homem. Ao encontrar o casal, Alfred leva John para morar com seu irmão Sydney Lennon e sua mulher Madge, que pediram para adotar o pequeno sobrinho. Alfred então seguiu para Blackpool com o menino, onde ele e um amigo chamado Bill Hall estudavam a possibilidade de imigrar para a Australia. Foi quando Julia e Dykins apareceram alegando que encontraram uma residência maior e exigiam ficar com o menino. Com cinco anos de idade, John foi obrigado a optar entre o pai e a mãe. Embora tenha escolhido as aventuras oferecidas pelo pai, ao ver sua mãe indo embora correu chorando para seu braços. Alfred Lennon preferiu então deixar o menino com a mãe. Esta foi a ultima vez que ele viu o seu pai e a ultima vez que Alfred teve o seu filho em seus braços. Nem Alfred nem o pequeno John sabiam que Dykins recusava-se a criar uma criança de outro homem. Julia ao chegar em Liverpool, imediatamente o levou para a casa de Mimi, que passou a ser sua mãe de criação. Este foi o primeiro entre uma série de dramas familiares com que John Lennon teria que lidar. Traumas que moldariam sua personalidade forte e temperamento por vezes difícil.
O pai, quando voltou novamente a Liverpool para ver seu filho, foi informado que o menino estava com Mimi e esta não permitiu que Alfred e John voltassem a se encontrar. Julia passaria a morar com John Dykins, também chamado de Bobby, em Springwood, e com ele teve três meninas. Somente na adolescência John passaria a ver e reatar um maior relacionamento com sua mãe. Tia Mimi por sua vez era casado com Tio George, um homem que até um certo ponto supriu bem a figura paterna. Tio George ajudou o pequeno John Winston a ler e escrever e o levava ao cinema. Em junho de 1953, John, com quase treze anos, chega em casa para descobrir que Tio George havia morrido de uma hemorragia repentina. Segundo se conta, John não soltou uma lágrima, não disse absolutamente nada, apenas se trancou em seu quarto. Este seria um padrão de comportamento, não demonstrar seus sentimentos verdadeiros, que iria se repetir seguidamente em sua vida.
Dovedale Road Primary
Certa vez, Lennon comentara que durante toda sua juventude, ele sempre teve uma gangue que girava em torno de si. Em tempo, sua banda The Quarry Men e depois the Beatles, se tornariam um prolongamento desta gangue. Desde o primário no Dovedale Road Primary, seu grupo consistia basicamente de três garotos. É portanto natural que Lennon procuraria entre estes para formar sua banda.
Sua gangue consistia de Nigel Whalley, Ivan Vaughan, e Pete Shotton, todos moradores do bairro de Woolton. Nigel e Ivan o conheceram nas aulas de religião, realizadas aos domingos no Saint Peter’s Sunday School. Não se falavam muito até que certo dia voltando para casa, quando Nigel começou a chamar John Winston de Winnie. John, possesso, partiu para briga, conseguindo derrubar Nigel e com o próprio corpo, prendê-lo no chão. “Jamais me chame de Winnie novamente!” vociferou John Winston ameaçadoramente. “Okey, não chamarei”, acovardou Nigel. Cada um seguiu então em direção oposta. Com a devida distância, Nigel então se virou e gritou de volta “Te vejo na escola amanhã, Winnie!” e saiu correndo. “Está bem Whalloggs!” foi a resposta, e com isso, John Winston apenas sorriu e foi para casa. A amizade começou mais ou menos assim.
Nigel Whalley nasceu no dia 30 de julho de 1941 e morava em Vale Road, uma rua atrás de Menlove Avenue, onde residia John. Algumas casas antes da sua morava Ivan Vaughan, e descendo mais a rua, Pete Shotton. Ivan Vaughan nasceu no dia 18 de junho de 1942, e era filho de um policial morto na guerra. O quintal de sua casa dava para o quintal da casa de John. A ausência de uma figura paterna em sua vida era certamente um fator em comum com o seu amigo e vizinho. Ivan era igualmente espirituoso como John, embora mais diciplinado para os estudos. Freqüentaram o primário juntos, no Dovedale Road Primary.
Também estudando em Dovedale estava Pete Shotton, um menino dos mais arteiros, que até John se mudar para Woolton, era o líder da gangue. Pete nasceu em 4 de agosto de 1941 e, entre os três, era o mais querido, o verdadeiro comparsa. John batizara a dupla de ‘Shennon & Lotton.’ Durante os dois últimos anos na escola, viviam arrumando brigas, furtando coisas de lojas e às vezes puxando as calcinhas das meninas da sala.
Pete Shotton e John Lennon
Pete Shotton e John Lennon

Descrito como um menino com um rosto angelical, Pete Shotton só não era o aluno mais zoneiro e desafiador da escola porque perdia em criatividade para John Winston. Shotton topava todas e junto com ‘Winnie’, suas desobediências e traquinagens tomariam proporções lendários, até mesmo antes dos dois deixarem a escola. Por uma incrível coincidência, o último ano de Lennon em Dovedale foi também o primeiro ano de um menino de sete anos chamado George Harrison.
Em 1952, a maioria dos alunos de sua turma deixam Dovedale Road Primary seguindo para Quarry Bank High School. Da gangue da escola, Nigel Whalley e Ivan Vaughan não seguiram os amigos, indo para outras escolas. Nigel passou a freqüêntar The Bluecoat School, enquanto os pais de Ivan o mandaram para o Liverpool Institute, na esperança de que suas notas melhorassem longe das más influências. Neste educandário, o destino quis que o colega de sala de Ivan fosse um jovem James Paul McCartney.
Skiffle
Embora fosse nas visitas ocasionais à casa de sua mãe Julia que John passaria a ouvir discos e prestar um pouco mais de atenção à música, foi preciso um fenômeno nacional para que ele quisesse deixar seus desenhos um pouco de lado e passar a se expressar com um instrumento musical. Podemos dizer que tudo começou em 1956, com o surgimento do sucesso de "Rock Island Line", versão de Lonnie Donegan e seu novo som, o skiffle. Junto com os filmes "Rebel Without A Cause" e "Blackboard Jungle", um jovem John Winston Lennon de 15 anos de idade, encontrava nestas imagens a sua afirmação na opção de ser um rebelde.
Lonnie Donegan
Lonnie Donegan

"Rock Around The Clock" era um sucesso impulsionado pelo filme, todavia a pinta de tio legal de Bill Haley não lhe permitia a menor chance de se tornar um verdadeiro ídolo jovem. Lonnie Donegan também, com seu terno e gravata, não serviria para tal função, contudo sua criação, o skiffle, serviu para acordar os jovens para música. Em praticamente todo bairro de toda cidade na Inglaterra, garotos estavam montando baixos com corda, cabo de vassoura e caixotes de chá, esfregões com dedal, além de violões e banjos para levarem som. Os chás, bebida nacional britânica, eram vendidos em caixotes de madeira que serviam depois como corpo para um baixo acústico caseiro. O cabo de vassoura servia como o braço deste instrumento improvisado. Calcula-se que entre 1956 e 1957, existiam cerca de 5.000 bandas de skiffle espalhadas pela Inglaterra. Especula-se que só em Liverpool, haviam duas ou três centenas. Embora totalmente ignorado na maior parte do mundo, é justo dizer que sem Lonnie Donnegan, não haveria um rock inglês como o conhecemos.
Com a moda do skiffle se alastrando e crianças em todos os cantos buscando instrumentos para montarem suas bandas, o Natal de 1956 foi marcado pela quantidade deinstrumentos musicais que foram presenteados pelos pais. Como todo mundo da sua idade na Inglaterra, John Winston Lennon, então com dezesseis anos incompletos, queria um violão para montar uma banda de skiffle. Ao ouvir "Heartbreak Hotel" na estação Radio Luxembourg certa noite de maio, o pequeno Lennon fora fisgado de vez. Citando a já famosa frase de Lennon, "Nada me bateu tão forte como Elvis." Após azucrinar a tia até ganhar o seu instrumento, o terror do Quarry Bank High School estava agora armado com uma guitarra e, portanto, efetivamente dando um adeus definitivo aos estudos.
The Black Jacks Skiffle Group
Não é surpresa Pete Shotton ser o primeiro músico que o jovem Winston intimidaria a aprender a tocar um instrumento para entrar em "sua" banda. O duo consistia de John Lennon num violão e Pete Shotton tocando esfregão com dedal, instrumento tão na moda no skiffle. Nascia assim, The Black Jacks Skiffle Group. Algumas fontes insistem que The Black Jacks tenha sido fundado em meados ou perto do final de 1956, enquanto outras fontes insistem que fora criado em fevereiro ou março de 1957. Seja como for, o nome veio graças ao fato de que os dois sempre tocavam de jeans negro. Inicialmente muito satisfeito com sua realização musical, aprendendo números de Lonnie Donnegan, Johnny Duncan e alguns outros sucesso da época, Lennon rapidamente percebia a necessidade de ter mais componentes. Com mais gente na banda, trazendo consigo um maior número de instrumentos e assim aumentando a carga sonora do grupo (em outras palavras, fazendo mais barulho). Desta maneira, imaginava Lennon, poderiam, quem sabe, atrair mais a atenção de um público hipotético.
Com duas semanas de existência, the Black Jacks teria o acréscimo de Eric Griffths no violão. Griffths é outro colega de escola que, segundo a versão mais provável, ao ganhar um violão de presente do seus pais, estava conversando sobre música com John Winston e George Lee, outro colega de sala. Lee então sugere que eles montem uma banda. John acabou montando a sua banda com Pete Shotton, e George Lee, que se saiba, acabou mesmo de fora desta história. No entanto, Lennon e Griffths passaram a ter aulas de violão juntos com um tutor em Hunts Cross. Isto aproximou os dois ainda mais, e Griffths foi logo convidado para entrar na banda.
Os dois meninos acharam a disciplina exigida pelo tutor um tédio total, e o abandonaram depois da segunda aula. Em vez disso, passaram a ter suas aulas com Julia Lennon, mãe de John, que afinava os instrumentospara os dois e lhes ensinaram acordes de banjo. Outro colega de sala a entrar no grupo foi Bill Smith tocando um baixo improvisado, feito de cabo de vassoura, corda e um caixote de chá pintado de preto. O instrumento é popularmente chamado em inglês de tea-chest bass. Bill Smith e Pete Shotton eram inimigos antigos, mas Lennon o chamou para a banda assim mesmo porque precisavam de alguém com um baixo. Os ensaios passam a ser realizados nas casas de Pete e Eric. Este núcleo inicial da banda tocava geralmente em festas. Outros meninos se juntavam aos quatro, esporadicamente participando da formação, mesmo que, em alguns casos, durando apenas um ensaio.
Quarry Bank High School
Quarry Bank High School

The Quarry Men Skiffle Group
John tem então a idéia de adotar o nome do colégio na banda. A idéia surgiu inicialmente porque a escola tinha em seu hino uma frase que lhe agradava, "Quarry men, old before our birth", como também em seu lema em latim que dizia "Desta pedra (rock) encontraras a verdade." Lennon acreditava que, utilizando um nome associado a escola daria maior credibilidade ao grupo. Assim, The Black Jacks Skiffle Group se torna, em março de 1957, The Quarry Men Skiffle Group. A escolha do nome foi exclusivamente de John Lennon, que apenas informou a decisão aos outros. Ensaios eram realizados ora na sala da casa de Griffths, nos fundos da casa de Pete, ou no banheiro da casa de Julia, mãe de John. O banheiro era escolhido em função da acústica que era considerada por todos como sendo fabulosa.
O próximo menino a entrar e ficar na banda era Colin Hanton, menino mais velho que começava a trabalhar como aprendiz de estofador. Com o seu modesto salário, ele comprou uma pequena bateria composta de um bumbo, caixa, um ton-ton e um prato. Hanton e Griffths se conheciam de jogar futebol de rua na vizinhança. Como pegavam o mesmo ônibus, a bateria nova acabou surgindo no papo. Griffths quis saber se Hanton sabia mesmo tocar e foi prontamente convidado por Colin para ir a sua casa e ouvi-lo tocar. Hanton colocou um disco de jazz na vitrola e começou a acompanhar na bateria. Após a pequena demonstração Eric convida Colin para conhecer os rapazes. Numa quinta-feira, ao final do ensaio realizado na casa de Eric em Halewood Drive, Colin Hanton se viu como parte da banda. Portanto o ano de 1957 começa com este skiffle group de Woolton, estando com sua primeira formação mais estável, praticamente completa. Ensaios nos sábados passam a ser realizados na casa do Hanton.
Rod Davis embora nunca foi parte de sua gangue, conhece John Winston Lennon desde os cinco anos de idade, pois freqüêntou juntamente com ele, Pete, Ivan e Nigel, as aulas de religião no St. Peter’s Sunday School. Davis era o bom aluno entre eles, mais jovem que os demais, porém mais esforçado quanto aos estudos, tanto que pulou um ano ainda no ginásio, o que explica porque ele estava no mesmo ano que John e os demais. No mesmo ano, no entanto, não na mesma turma. Rod Davis freqüêntava a turma A enquanto Griffths era da turma B. Lennon e Shotton eram da turma C e Colin Hanton era mais velho e não estudava no Quarry Bank. Depois de tentar tocar o violino e o ukulele, Davis acabou se acertando com um banjo que comprou de seu tio. No dia seguinte que comprou o instrumento, mal começou a se gabar do presente, Davis é convidado por Griffths a entrar no ensemble.
Bill Smith constantemente faltava aos ensaios, o que irritava a todos. E quando aparecia, a animosidade entre ele e Shotton chegava sempre à beira das vias de fato. Ele mesmo se encheu daquilo e deixou o grupo por volta de maio de 1957, levando o baixo improvisado com ele. Smith foi prontamente substituído pelos dois membros restantes da velha gangue, Ivan Vaughan e Nigel Whalley. Existem duas versões em relação a este baixo improvisado. A primeira conta que o baixo foi originalmente construido por John Lennon e Pete Shotton. Assim, os dois rapazes invadem a casa de Bill Smith certa tarde e roubam o intrumento caseiro de volta. A outra versão conta que com a saída de Smith, Ivan Vaughn montou um novo baixo improvisado. Na base, feito com o caixote de madeira, Ivan escreveu com letras pretas “Ive The Jive – The Ace of Base.” Ivan e Nigel alternavam no instrumento e juntos participaram de algumas apresentações ao vivo.
Skiffle nas ruas
Skiffle nas ruas

O material da banda consistia basicamente em canções como, "Rock Island Line" (Leadbelly), “When The Sun Comes Down” (Carr), "Cumberland Gap" (Donegan), “Pick A Bale of Cotton” (Leadbelly), “Railroad Bill” (Donegan), "Freight Train" (McDevitt-Whiskey), "Love Is Strange" (Diddley), "Last Train To San Fernando" (Duncan), “Midnight Train” (Donegan), “Lost John” (Trad.) e "Maggie Mae" (trad.). Havia também alguns números de Bill Haley e Buddy Holly. Lennon era o líder basicamente por dois motivos. Primeiro e acima de tudo, porque ele esmurraria qualquer um que contestasse sua liderança. Segundo porque ele era o único que tinha coragem para ir à frente e cantar.
Sua execução no instrumento neste estágio de sua vida era tão pobre que ele sequer sabia usar as seis cordas. Como a base de seu aprendizado musical consistia em acordes de banjo, ele usava basicamente apenas quatro cordas, ignorando completamente as outras duas. Batia nas cordas mais do que tocava, e elas viviam arrebentando. A tarefa de colocar e mais ou menos afinar a nova corda caía sempre para Ron Davis, enquanto Lennon apenas se apossava do banjo do amigo e continuava o ensaio enquanto seu violão não ficava pronto. Quando a afinação fica insuportável John e Eric iam até Kings Drive na casa de um sujeito que afinava corretamente o instrumento para eles em troca de uma pequena soma.
Entre ensaios realizados, houve pelo menos um ensaio na casa de Colin Hanton que foi gravado pela vizinha, uma menina chamada Geraldine Davies. Ela veio assistir o ensaio e trouxe com ela seu gravador Grundig, registrando com ele este hoje histórico evento. Essa fita se fosse encontrada, hoje valeria uma pequena fortuna. No entanto, é mais provável que tenha sido desgravada poucos dias ou horas depois.
Imagem

Nigel Whalley a esta altura já está treinando como professor de golfe no Lee Park Golf Club. Foi através de seu contato que The Quarry Men tocaram lá, a primeira apresentação ao vivo conhecida da banda. Passaram o chapeu e colheram a melhor soma de sua carreiras até então. Ainda comeram e beberam de graça. No final, sairam com um convite para se apresentarem no Cavern Club em Agosto. O convite foi feito pelo próprio Alan Snyder, dono do Cavern, que freqûenta o clube de golfe.
A formação com Ivan e Nigel tocaria ainda em lugares como St. Peter’s Youth Club, St. Barnabas Hall, The Locarno Ballroom e The Grafton Ballroom. Os Quarry Men, na maioria de suas apresentações, tocavam apenas pelo direito de comer e beber de graça nos eventos. Muito poucos foram os gigs que envolveram dinheiro. Outro atrativo eram as meninas, a quem o fato de ser membro de uma banda, atraía. Atraiam também os Teddy Boys, grupo considerados barra pesadas da época. Os Teds insultavam os músicos, querendo ouvir números de rock 'n' roll, mesmo The Quarry Men sendo um grupo que tocava puramente skiffle.
No dia 9 de junho, participam de seu primeiro torneio de caça-talentos. Foi realizado no Empire Theatre e promovido por Carroll Levis, chamado de ‘Mr. Star Maker’, o programa para televisão, “TV Star Search.” The Quarry Men perdem feio para the Sunnysiders, uma banda vinda do bairro de Speke que tinha um guitarrista cheio de atitude roqueira e um anão chamado Nicky Cuff de 19 anos que ganhava muitos aplausos do público simplesmente porque tocava em cima de seu tea-chest bass. Para pisotear ainda mais na moral dos rapazes, na saída do ônibus na volta, dois conhecidos Teddy Boys chamados Rod e Willo, ameaçaram bater em todo mundo. Os rapazes estavam anda descendo do ônibus carregado de instrumentos. Para poder correr melhor, o baixo improvisado ficou pelo chão, e Ivan Vaughan desistiu da vida artística depois desta experiência.
Imagem

Na prática, nem Ivan nem Nigel tinham muito talento como músicos e estavam na banda mais como pretexto para estarem com John. Nigel Whalley acaba se tornando o agente dos Quarry Men, criando o cartão de apresentação da banda e postando cartazes anunciando a existência dos Quarry Men. Nigel ainda participa ocasionalmente tocando nos shows em algumas canções, mas o tea-chest bass agora passara oficialmente para as mãos de Len Garry.
Len Garry morava em Penny Lane e era amigo de escola de Ivan Vaughan, ambos estudando no Liverpool Institute, onde tambem estudava outro ex-colega de John dos tempos de Dovedale, um menino chamado Bill Turner. Len foi apresentado a John por Ivan, mas foi quando Bill e Len por acaso se encontram com John e Pete que Len começa a fazer parte da turma. A historia que se conta é que Lennon convida os dois a irem assistir uma aula com eles no Quarry Bank High School. Segundo a explicação de John, “Nós temos esse professor de arte muito louco que jamais notará que vocês não são da escola.” Esse contato deu inicio à amizade entre os dois e quando precisaram de um novo baixista, John convidou Len Garry que acabou virando um da turma. Por volta da mesma época, John Lennon começa seu primeiro namoro sério com uma garota de quatorze anos chamada Barbara Baker.
Algumas Doses de Elvis
Aparentemente foi mesmo depois do fracasso da banda no primeiro torneio de caça-talentos que a direção musical do grupo passou a mudar. John começou a inserir nos ensaios um repertório que incluía músicas como "Heartbreak Hotel", "Jailhouse Rock", "Don't Be Cruel", "Blue Suede Shoes" e "That'll Be The Day", esta última a única cuja letra Lennon sabia corretamente. A mudança de repertório causou um pouco de fricção entre Lennon e Davis. Rod Davies, taxado por Lennon como um purista, queria a banda presa a sua proposta original de skiffle e folk.
St. Peter’s Garden Fete: Griffths, Hanton, Davis, Lennon, Shotton e Garry
St. Peter’s Garden Fete: Griffths, Hanton, Davis, Lennon, Shotton e Garry

Quase um mês depois, especificamente no dia 6 de julho, The Quarry Men foi tocar no St. Peter's Woolton Garden Fete. A vaga da banda foi arrumada pela mãe de Pete Shotton que assistiu alegremente da platéia o filho tocando com seus amigos. Sendo o evento parte de uma grande feira da igreja, boa parte da vizinhança foi assistir os diferentes entretenimentos organizado para o dia. Assim, Tia Mimi, mãe de criação de John Lennon, assiste pela primeira vez a bandinha de seu sobrinho. A formação da banda consistia em John Lennon e Eric Griffths nos violões, Pete Shotton no esfregão e dedal, Len Garry no baixo improvisado e Colin Hanton na bateria. John aproveita o evento para estrear suas calças apertadas e cabelo cheio de gomalina, no melhor estilo Teddy Boy. Na plateia, ao lado do ex-integrante Ivan Vaughan, está o seu colega de escola, Paul McCartney. Como muitos de vocês já devem conhecer esta parte da historia, Vaughan convidou-o para o evento, acabando por apresentar Paul a John.
Colin Hanton não participou do segundo set, e enquanto os rapazes esperavam a hora de voltar a tocar, tomavam umas cervejas escondidos em uma sala dentro do prédio da igreja. Ivan trouxe Paul para conhecer os amigos. Conta-se que não houve muita conversa de início, mas Paul logo pegou o violão e começou a levar "Be Bop A-Lula" de Gene Vincent e um medley de canções de Little Richard. Isto imediatamente atraiu a atenção de John, que não pôde deixar de notar sua habilidade no violão. Lennon ficou particularmente impressionado que o menino (Paul acabara de completar 15 anos e John está a três meses de fazer 17) sabia de cabeça a letra completa de "Twenty Flight Rock" de Eddie Cochran, que acabara de ser lançada recentemente. Percebendo o interesse, Paul na mesma hora se prontifica a anotar a letra desta e mais de "Be Bop A-Lula", que acabaria sendo usado no segundo set. Lennon recordaria este dia como sendo a primeira vez que ele cantou "Be Bop A-Lula" ao vivo. Mas se isto tudo não fosse o suficiente, Paul, ainda se oferece para afinar os violões dele e de Eric para o segundo set.
Paul, por sua vez, tendo assistido à primeira apresentação dos Quarry Men, ficou impressionado com a figura carismática de John e pelo fato de que ele montou e comandava sua própria banda. Outro detalhe que chamou sua atenção foi a criatividade que Lennon demonstrava ao inventar palavras para as letras das canções que ele não conhecia. Levaria outras duas semanas para John mandar Pete Shotton convidar Paul a se juntar à banda, torturado que estava com a duvida entre ter alguém melhor do que ele no grupo ou continuar o comandante absoluto de sua tropa. Segundo consta, o convite se deu no dia 20 de julho, quando Pete foi procurar Paul de bicicleta. Paul, que viajaria para uma colônia de férias com o irmão Michael, levaria outros dois meses antes de juntar-se realmente ao grupo.
Acabou o 2° Grau
The Quarry Men deixam o Quarry Bank High School no final do ano letivo de 1957, em junho. Lennon, apesar das más notas, conseguiu um convite para ir para o Liverpool College of Art, situado coincidentemente ao lado do Liverpool Institute. Muitos dos colegas de turma encerram aqui sua educação formal e partem para disputar um lugar no mercado de trabalho. Eric Grffths arrumou um trabalho como aprendiz de eletricista. Colin Hanton, dois anos mais velho que os demais, se tornara um estofador no ano passado. Nigel Whalley se tornou instrutor de golfe profissional. Os três porém continuariam envolvidos com The Quarry Men, Nigel ainda atuando como agente enquanto a função lhe rendia algum lucro. Pete Shotton, que como John Lennon tinha péssimas notas, não conseguiu seguir para uma faculdade, optando então pela academia de policia, se tornando um cadete policial. Com todas as provocações sofridas por agresivos Teddy Boys, Shotton já a tempos não gostava muito de estar fazendo parte de um grupo de skiffle. Aproveitando o ambiente descontraído de uma festa, após o set, resolveu comentar sobre seu desprazer e falta de entusiasmo. Lennon, já bêbado, prontamente pegou o seu esfregão e o quebrou sobre sua cabeça. "Pronto Pete. Seus problemas quanto à banda estão resolvidos." Assim, Pete Shotton foi declarado oficialmente fora da banda.
Enquanto Paul não chega, estreiam na casa que, será para sempre ligado ao nome dos Beatles. Dia 7 de agosto, fazem o primeiro gig no Cavern Club. O Cavern, era uma casa de jazz que aceita o skiffle apenas porque o gênero nasceu como uma distração divertida entre sets de jazz. Infelizmente para todos os presentes, John Lennon havia a pouco transformado a banda em um rock ensemble, mesmo que ainda utilizando instrumentação tipicamente de skiffle. Após abrirem com uma ótima versão de “Come Go With Me”, John puxa “Hound Dog” seguido de “Blue Suede Shoes.” As vaias do público encontraram um sorriso velado de John, que aceitava com prazer desafiar a casa com um repertório repleto com tudo que ele conhecia de Elvis Presley e Chuck Berry. O dono do clube, Alan Snyder mandou um bilhete ordenando que parasse com o rock. A ordem foi descaradamente ignorada, o que obrigou Snyder a cortar o restante do tempo da banda. No futuro, previnindo evitar repetições desse tipo, Snyder passou a multar bandas que toquem rocks em seu palco. Rod Davis é outro que volta a debater com Lennon sobre a conduta da banda, argumentando que o público não era apropriado para este tipo de material e que a banda não deveria estar tocando rock ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário