A esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Mas o que isso tem a ver com o vocalista da mais influente banda de Heavy Metal de todos os tempos?
Bem, todos nós sabemos que
Bruce Dickinson, além de ser a voz do
Iron Maiden, também trabalha como piloto da aviação civil na empresa britânica Astraeus Airline. Isso não é novidade principalmente depois da Somewhere Back in Time World Tour, onde ele foi o comandante do Flight 666.
Mas nosso homem de negócios tem outra aptidão nada comum entre os astros do Rock: Bruce é esgrimista. Ele começou sua carreira na Boarding School, em 1971, depois que a equipe de rugby do colégio percebeu que ele era muito pequeno para o esporte. Ele ainda precisava encontrar um esporte em que pudesse despejar suas agressões, mas sem deixar de usar o seu cérebro. Foi daí que ele ingressou na equipe de esgrima, onde teve uma boa atuação. Dois anos depois, em 73, foi oferecido a ele o posto de capitão. Mas nosso esgrimista, nessa época, estava mais interessado em azarar mulheres e beber cerveja nos pubs. Mr. Dickinson parou com a esgrima até o final da Piece of Mind World Tour, quando já estava com o Maiden. Foi no final da turnê que ele deu um reinício na carreira, agora treinando muito mais a sério que na adolescência, quando vivia azarando mulheres.
Nas turnês seguintes, Bruce sempre trazia consigo sua espada de esgrima, e isso lhe rendeu muito treino, pois, onde quer que fosse, ele se esforçava ao máximo para treinar sempre que possível. Participou de várias competições nas quais ganhava mais e mais experiência. Com isso, em 1989, ele fez o que nenhum outro Rockstar antes tinha feito: com sua equipe representou a Grã-Bretanha no campeonato europeu.
Bruce teve treinadores de respeito, entre eles Emil Beck, alemão que fez cenas de esgrima no filme Os Três Mosqueteiros, de 1948.
O vocalista fundou em 25 de julho de 1988, em Chiswick (Londres), uma empresa chamada "Duellist", quando percebeu que seu adorado esporte estava, mais uma vez, lhe chamando como na turnê de 1983.
Ao fundar a Duellist, Bruce teve a intenção de promover a esgrima no Reino Unido com produtos de ótima qualidade e tão bons quanto os que haviam no resto da Europa, porém com um detalhe que fez a diferença: o preço era muito mais acessível. Esses atributos levaram a um crescimento rápido da empresa no mercado do Reino Unido. Em 1996, sua empresa de material de esgrima patrocinou James Willians, o único esgrimista do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Atlanta. A empresa continua em atividade até hoje e mantém um web site no link abaixo.
Em recente visita ao Brasil pela Somewhere Back in Time World Tour '09,
Bruce Dickinson foi ao Clube Pinheiros, em São Paulo, para um desafio proposto pelo esgrimista brasileiro Renzo Agresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário