9 de dezembro de 2010

Starve for the Devil - Arsis

Quem acompanha a cena metalcore sabe o quanto ela é prolífica. Bandas surgem em cada esquina, novos grupos são formados a todo momento. Isso faz que, naturalmente, para cada Trivium – uma banda realmente inovadora, com discos consistentes e que merece o espaço que conquistou – venham à tona dezenas de bandas não tão boas assim. Esse é o caso do Arsis.



Nota: 7 
Imagem


Natural de Virginia Beach, nos Estados Unidos, o Arsis é um quarteto formado atualmente por James Malone (vocal e guitarra), Nick Cordle (guitarra), Nathaniel Carter (baixo) e David Kinkade (bateria). O grupo já tem quatro discos gravados – "A Celebration of Guilt" (2004), "United in Regret" (2006), "We are the Nightmare" (2008) e "Starve for the Devil" (2010). Vamos nos prender nesse último nessa resenha.

Lançado em 9 de fevereiro de 2010 lá fora, "Starve for the Devil" ganha agora uma versão nacional pela Paranoid Records. O som do Arsis é um metalcore repleto de melodias de guitarra e com vocais bastante raivosos. O destaque imediato vai para os solos, muito bem construídos e que merecem atenção.
O CD abre com “Forced to Rock”, com variações rítmicas e boas melodias, além de algumas características que beiram o thrash. “A March for the Sick” tem guitarras bastante similares à clássica e imortal “Raining Blood”, do SLAYER. Mais uma vez, os solos e as melodias de guitarra se destacam. O disco segue por esse caminho, trilhando um caminho seguro, sem maiores inovações, e que deve agradar quem curte metalcore. A melhor faixa, para mim, é “Closer to Cold”, onde a banda não tem medo de ousar um pouco e mostra personalidade e solidez. Outro bom momento ocorre em “Sable Rising”, com um riff de melodias cíclicas influenciadíssimo pelo black metal norueguês do início dos anos noventa.
"Starve for the Devil" conta com duas faixas bônus. A primeira, “A Pound of Flesh”, não difere em nada das presentes no tracklist principal, e poderia estar no disco sem maiores problemas. Já a segunda é “The Lake”, versão para a canção de KING DIAMOND, presente aqui em uma releitura que deu à faixa as características da banda – ou seja, transformaram-na em um metalcore -, fazendo com que o resultado final soe apenas como mera curiosidade.
De uma maneira geral, "Starve for the Devil" traz em suas faixas um metal acelerado, sempre temperado por fartas doses de melodia. As bases e as estruturas das músicas trazem características de thrash metal, enquanto as guitarras, nos trechos mais pesados, lembram um pouco o In Flames dos primeiros discos. Mas, indiscutivelmente, a principal influência do Arsis é o Trivium, seja pela pegada que une thrash ao metal tradicional, seja pelo uso constante de melodias criadas pela dupla de guitarristas James Malone e Nick Cordle.
Na minha opinião falta originalidade e um som com cara própria ao Arsis. É tudo muito bem feito, bem executado e bem produzido, mas nada original, soando apenas como mais do mesmo.
Se você gosta de metalcore, vale a conferida. Agora, se você não curte o gênero, passe longe.
Faixas:
1 Forced to Rock
2 A March for the Sick
3 From Soulless to Shattered (Art in Dying)
4 Beyond Forlorn
5 The Ten of Swords
6 Closer to Cold
7 Sick Perfection
8 Half Past Corpse O'Clock
9 Escape Artist
10 Sable Rising
Bonus Tracks:
11 A Pound of Flesh
12 The Lake
Fonte desta matéria: Collector's Room

Nenhum comentário:

Postar um comentário