9 de dezembro de 2010

Black Sabbath: "reunião não vai rolar em 2011", diz Geezer

No mês passado o HEAVEN & HELL lançou o DVD “Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell Live in Europe”, que além de contar com várias entrevistas com a banda falando do seu saudoso vocalista, traz também, lógico, a presença marcante de um dos maiores frontmen do rock em seu último registro gravado oficialmente. DIO sofria com fortes dores, mas não pensava em cancelar os shows. O baixista Geezer Butler fala dos últimos dias com o vocalista e também comenta a respeito de uma nova turnê do BLACK SABBATH com OZZY OSBOURNE. Confira alguns trechos da entrevista que o baixista concedeu ao portal Noisecreep.


Quem decidiu que ele [o DVD 'Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell Live in Europe] seria um tributo apropriado para Ronnie?
Geezer: Wendy DIO decidiu lança-lo como um DVD, e isso foi nessa época no ano passado, pouco antes do Natal. Estávamos indo fazer uma turnê na Europa, então, a princípio, o plano era deixá-lo pronto para um lançamento europeu para promover a turnê que estávamos indo fazer no verão passado na Europa, que, obviamente, foi cancelada por causa de Ronnie. Então, é claro, Ronnie faleceu e acabou sendo a última coisa que lançaríamos com ele.
O show foi filmado dia 30 de julho. Quanto tempo depois ele ficou doente?
Ele realmente começou a piorar em setembro, na parte final da turnê dos EUA... A turnê dos EUA estava prevista para ter duas partes. Fizemos as primeiras quatro semanas, então Tony [Iommi, guitarrista], tinha algo acontecendo em sua mão e ele imediatamente teve que fazer uma operação. Daí tivemos que adiar a segunda parte da turnê, assim Tony poderia ter sua mão examinada. E os problemas estomacais de DIOpioravam cada vez mais. Ele estava indo fazer uma turnê na Europa [com a banda própria, DIO] e estava ensaiando para isso, mas seu estômago piorava. Então ele foi para o médico e o médico não disse nada a respeito de início, apenas deu-lhe alguns remédios de constipação e disse que ele estava severamente constipado. E depois ele foi para uns especialistas e eles lhe disseram que ele estava com câncer no estômago.
Ronnie tinha exibido sinais do câncer de estômago?
Geezer: Ele estava tendo dores estomacais, mas todo mundo fica gripado ou com intoxicação alimentar quando está em turnê. Você está diante de 10.000 pessoas, e 2.000 podem ter gripe. Há muitos germes ao redor, então você sempre pega alguma coisa quando você está turnê. E Ronnie estava tendo essas dores estomacais. Uma noite ele estava bem, na noite seguinte ele ficava morrendo de dores. Na última semana da turnê americana ele estava em agonia. Eu sempre recordarei que ele saía para o último grande show e nós dissemos: “Veja Ronnie, se você está tão doente nós apenas iremos cancelar o show”, e ele disse: “não, eu não vou cancelar o show”, e isto porque ele estava literalmente morrendo de dor.
Ele mesmo só fez continuar. Ele refutou totalmente em cancelar o show. Então ele passou e nós pensamos, “Oh Deus, o quê vai acontecer?”. Nenhum de nós nunca imaginou que era câncer, apenas pensávamos que era um problema grave no estômago. Daí nessa época do ano passado, logo depois do halloween, ele começou a relatar que era câncer. Foi uma daquelas coisas que você não espera acontecer.
Em agosto vocês tocaram um último show do HEAVEN & HELL como um benefício para Ronnie, com os vocalistas Glenn Hughes e Jorn Lande. Essa foi uma experiência amarga?
Foi realmente estranho fazer coisas do HEAVEN & HELL sem a presença de Ronnie. Foi ótimo de certa forma e muito triste de outra. Então sim, foi realmente uma experiência amarga. Estava previsto para ser um show original do HEAVEN & HELL. E o promotor disse: “Se vocês fizerem isso como um tributo ao Ronnie, eu vou doar a mesma quantia de dinheiro para a caridade mantida em nome de Ronnie". Isso fez sentido para nós. E se isso faz [as pessoas] mais conscientes do câncer e as incentiva a começarem a se examinar e outras coisas, foi por uma boa causa. É uma daquelas coisas que você se sente estranho falando a respeito.
Tem havido rumores sobre outra turnê do BLACK SABBATH com OZZY OSBOURNE. Isso vai acontecer em 2011?
Não tenho ideia do quê está acontecendo em relação a isso. Não vai acontecer ano que vem. Ozzy está em turnê com sua própria banda pelo próximo ano ou o que quer que seja. A ideia de fazer outra turnê do Sabbath sempre surge. É apenas algo que sempre falou-se a respeito e se queremos fazê-la. Ela está muito prematura, no entanto. Tenho certeza que Ozzy dirá sim e não a cada semana pelo próximo ano, enquanto ele estiver em turnê. Uma coisa é querer fazer algo assim pouco antes de você sair para uma turnê. Você diz: “Oh sim, eu vou excursionar pelos próximos cinco anos”. E então seis semanas dentro dela você mal pode esperar para chegar em casa. Então vamos ver como OZZY OSBOURNE se sente ao terminar sua turnê.
Fonte desta matéria (em inglês): Noisecreep

Nenhum comentário:

Postar um comentário