9 de dezembro de 2010

As Diversas Sessões de Jimmy Page - Parte 03

Jimmy Page está cada vez mais interessado em todas as fases da gravação de um disco. Produz material para amigos além de seu próprio compacto. Em meados do ano, Andrew Oldham cria a Immediate Records e aponta Jimmy Page como produtor artístico do selo. Jimmy Page começa a produzir uma maior quantidade de artistas.


*** 1965 ***
Jimmy Powell foi um dos percurssores do blues inglês, gravando para a Decca antes até que os Blues Incorporated conseguirem. Descoberto por Jack Good, em 1962, sua carreira começou bem com alguns lançamentos pela Decca Records. No entanto, com a explosão dos BEATLES  em 1963, a atração passava a ser grupos e não artistas solo. Assim, seu empresário lhe apresentou para a sua nova banda, Jimmy Powell & The Five Dimensions.
Jimmy Powell and The Five Dimensions
Jimmy Powell and The Five Dimensions

A banda, que já existia, era formada por Dave Fullford nos vocais, Rod Stewart nos vocais e gaita de boca, Red Godwin na guitarra, Alan Shepherd no sax e flauta, Tony Lucas no baixo e Duke Russell na bateria.
Jimmy Powell conseguiu para eles um contrato com a Pye Records, porém desentendimentos entre os ex-vocalistas Fullford e Stewart e o novo, fez com que houvesse mudanças em sua formação original antes de começarem a gravar. Isto facilitou ainda mais para Jimmy Page, John Paul Jones e Clem Cattini, respectivamente guitarra, baixo e bateria, serem chamados para participarem da regravação de seu primeiro sucesso "Sugar Babe," lançado agora pelo selo Pye em 1964. The Five Dimensions duraria somente até 1964, onde Powell passou a excursionar com varias bandas, todas inevitavelmente chamadas de The Dimentions. Manteria uma carreria ativa durante toda a decada de sessenta gravando para diversos selos.

Tom Jones teve em seu primeiro gigantesco hit "It's Not Unusual" e seu lado B "To Wait For Love", a participação de Jimmy Page na guitarra rítmica. Os solos de guitarra no entanto são de Jim Sullivan. Embora gravado em final de 1964, este compacto foi lançado em janeiro de 1965.

The Who
The Who

Igualmente em janeiro de 1965 chega as lojas o primeiro compacto do The Who. Produzido por Shel Talmy, segurando o rítimo está Jimmy Page. Sua participação inclui-se no lado A, "I Can't Explain" e no lado B "Bald-Headed Woman."

Por encomenda de um selo francês chamado Barclay, foi organizado um disco de blues com músicos contratados especialmente para o projeto. O disco foi creditado como sendo The London All Stars, e Jimmy Page participa em três instrumentais de sua autoria. São eles "Stop The Drums", "Drum Stomp", e "Lord Byron Blues." Ao ouvir esta última, percebe-se logo a semelhança com um solo que ele faria famoso no primeiro álbum do LED ZEPPELIN, na versão da banda para "You Shook Me." Jimmy também participa das faixas "Coming Home Babe" e "Salvation."

The Hedgehoppers Anonymous
The Hedgehoppers Anonymous

O quinteto The Hedgehoppers Anonymous foi formado por quarto aviadores da RAF em 1963. Inicialmente chamados de The Trendsetters, mudariam no ano seguinte para The Hedgehoppers, traduzindo, os Puladores de Arbustos, uma referência da aeronaútica para quem voa baixo. Seu nome definitivo foi estabelecido somente em 1965, quando o novo empresário Jonathan King sugeriu o adendo. Sua formação compreende Mick Tinsley nos vocais, Alan Ladd e John Stewart nas guitarras, Ray Honeyball no baixo e Leslie Dash na bateria.
O grupo assinou com a Decca e lançou uma série de compactos em dois anos. Destes, Jimmy Page participou apenas do primeiro, "It's Good News Week", com seu lado B, "Affraid of Love". Lançariam mais quatro outros compactos, nenhum repetido o sucesso do primeiro. Acabariam ao final de 1966.

Imagem

A banda Herman's Hermits funcionava como uma unidade operacional apenas para shows ao vivo. No estúdio, seus discos eram gravados por músicos contratados, geralmente enquanto o grupo excursionava. A participação real dos Herman's Hermits em seus discos se limitava aos vocais. Este era um procedimento relativamente comum praticado por várias bandas.
Artistas pertencentes ao empresário e produtor Mickie Most, praticamente todos os seus discos tiveram a praticipação de John Paul Jones no baixo, Clam Cattini na bateria e várias faixas contando com Jimmy Page na guitarra. É até o momento dificil determinar quais faixas exatamente. Que se confirma como certo, são as canções "Silhouettes" e "Can't You Hear My Heartbeat?", ambos de 1965. No entanto, podemos afirmar que Jimmy Page participa dos discos "Introducing Herman's Hermits" (65), "Their Second Album!" (65), "British Go Go" (65), "When the Boys Meet The Girls" (65), "Hold On!" (66) e "Both Sides of Herman's Hermits" (66).

Imagem

Bobbie Graham é o ex-baterista da banda The Outlaws, Bobby Graham que teve seu nome soletrado errado em seus dois lançamentos. Baterista preferido de Shel Talmy, ele pode igualmente ser ouvido em um sem número de discos de bandas inglesas a partir de 1962. Graham começaria no inicio de 1965 a produzir discos, além de tocar neles. Trabalhando para o selo Fontana, passou a contratar Jimmy Page com certa regularidade. Em um de seus primeiros trabalhos, a Fontana lhe deu a oportunidade de se autopromover. Graham gravou em fevereiro de 1965, quatro faixas para dois compactos. Para a proeza, convida Jimmy Page que além de tocar e co-produzir, tem co-autoria em duas das quatro faixas.
O primeiro compacto, "Skin Deep" (Louis Bellison), com seu lado B "Zoom, Widge And Wag"(Graham/Page), foi lançado em fevereiro de 1965. O segundo foi lançado somente no ano seguinte, igualmente em fevereiro, composto das faixas "Teensville" (Cogwell) e "Grotty Drums" (Graham/Page). A banda para estas sessões foi formado por Jim Sullivan no violão, Jimmy Page na guitarra, Kenny Salomon no órgão, Ray Davies no trumpete, Allan Weighell no baixo, com o Bobby Graham na bateria. Somando a esta banda, a faixa "Skin Deep" tem de diferente um naipe composto por Ray Davies e Bert Ezzard no trumpete, Don Lusher, Jack Thurgood e Gib Wallace no trombone, Alan Hakin nas percussões, além de Jim Sullivan com Jimmy Page nas guitarras.

Imagem

Através do contato com Bobby Graham, Jimmy Page conseguiu um contrato com a gravadora Fontana. Jimmy lança então o seu primeiro compacto como artista solo. No lado A temos a rara experiência de ouvir Page cantando em "She Just Satisfies." Curiosamente a canção lembra o instrumental "Revenge" lançado pelos Kinks, que tem Jimmy na guitarra, porém supostamente seria uma composição do empresário Larry Page e Ray Davies. No lado B, a faixa "Keep Movin'" tem Jimmy tocando guitarra, gaita e cantando com a namorada Jackie DeShannon. Bobby Graham participou destas sessões, assim como o engenheiro de som e velho amigo Glyn Johns. As duas canções aparecem como co-autorias de Page/Mason.
Imagem

Jimmy Page sempre teve liberdade artistica nas suas bandas Led Zeppelin e The Firm, ganhando fama e fortuna no processo. No entanto, seria somente em 1988 com a trilha sonora do filme "Death Wish II", de Michael Winner, a primeira experiência no chamado trabalho solo. A trilha receberia criticas mais favoráveis que o filme, embora ambos tenham vendido relativamente bem.
Imagem

Se uma trilha sonora não conta, "Outride", lançado em 1993, seria então o primeiro disco da carreira solo do guitarrista. Apesar de contar com certa qualidade artística, fracassou em promover qualquer interesse maior do grande público. Com as vendas substancialmente fracas em relação ao que se esperava, seus demais projetos serão necessariamente associados a outro grupo ou músico.

Mistério existe em torno do artista conhecido exclusivamente como Paul. As duas faixas, "Will You Follow Me" e "Head Death" tem suas composições creditados a Paul Bedford; no entanto, boatos dão conta que na verdade trata-se de um segundo trabalho solo de Jimmy Page usando um pseudônimo. De qualquer maneira, há poucas dúvidas que seja Page tocando guitarra e produzindo a sessão.

Barbara Lewis
Barbara Lewis

Em fevereiro de 1965, Jimmy Page acompanha Jackie DeShanon para os Estados Unidos. Com oito composições feitas em dupla, algumas delas foram gravadas por atistas americanos. Barbara Lewis é uma cantora de pop-soul americana de Michigan, que chegou a gravar pelo prestigioso selo Stax. Lewis grava em 1965, "Stop That Girl", canção de autoria da dupla DeShannon-Page. É incerto se Jimmy tenha participado da sessão. Neste caso, é mais provável que ele seja apenas co-autor. A canção em si fez pouco para a carreira da cantora.

Gay Singleton
Gay Singleton

Outra agraciada com uma canção da dupla DeShannon/Page foi Gay Singleton. Ela gravou a canção "In My Time Of Sorrow", tendo Jimmy Page participando da sessão tocando o violão acústico. Anos mais tarde, Page, com o Led Zeppelin, gravaria a sua versão desta canção. Gay Singleton é mais lembrada por trabalhar como entrevistadora do programa de televisão inglês 'Ready Steady Go'. Singleton, mais adultazinha, chegou a investir em uma carreira como atriz, participando do filme 'Permissive' de 1970.

Mais uma artista a gravar uma composição da dupla DeShannon/Page é a cantora Judi Smith. Jimmy Page lhe oferece "Tears Come Tumbling Down" e "Come My Way" para gravar. Page, além de co-autor, toca violão na faixa.

Como o nome sugere, The Sheffields vieram mesmo de Sheffield e é uma banda de r&b claramente influenciados pelos ROLLING STONES. Começaram no final de 1963 e assinaram no ano seguinte com a Pye Records onde gravaram três compactos. O primeiro, "It Must Be Love" com "Say Girl", tem o auxílio de Jimmy Page. O ponto alto dos Sheffields foi servir de banda para Memphis Slim em sua passagem pela Inglaterra.

Imagem

Jimmy Page e provavelmente John Paul Jones trabalham juntos participando das gravações de outro americano, Burt Bacharach, no álbum "Hitmaker", lançado pela London Records em maio de 1965. Com o álbum, também saiu o compacto da faixa de trabalho "Trains And Boats And Planes." A canção tem em primeiro plano o grupo vocal feminino The Breakaways. Praticamente todas as canções neste album tem Jimmy Page no violão e guitarra. É possível sua participação tambem na trilha sonora do filme "After The Fox", lançado em 1966. O álbum inclui faixas com os ingleses Peter Sellers e a banda The Hollies.

A dupla Kenny And Denny é composta por Kenny Rowe e Denver Gerrard, dois 'folkies' que chamaram atenção de Andrew Oldham por fazerem folk-rock criativo e de boa qualidade. Neste compacto lançado pela Decca, Jimmy Page produz e toca nas faixas "Try To Forget Me" e "Little Surfer Girl." Quando Oldham deixa a Decca e funda a Immediate Records, a dupla imigra para o selo e passam a ser promovidos como a banda The Fifth Avenue.
As faixas "The Bells Of Rhymney", repertório original dos Byrds, e "Just Like Anyone Would Do," uma composição do próprio Jimmy Page, são novamente produzidos pelo guitarrista que provavelmente toca também em ambas. Literalmente o segundo lançamento do selo recém criado em agosto de 1965, vendeu muito pouco e jamais chegou as paradas de sucesso, nem mesmo em enésimo lugar. A dupla acabou em 1966 com Denver Gerrard seguindo solo utilizando o nome Denny Gerrard.

Imagem

A carreira de Marianne Faithfull  começou com o interesse do empresário dos Rolling Stones, Andrew Oldham, pela então bela adolescente. Seu primeiro álbum, "Marianne Faithfull", foi gravado com músicos contratados. Com direção musical de Mike Leander, o principal guitarrista destes álbuns é Jim Sullivan, porém acredita-se que Jimmy Page esteja envolvido na gravação de "Come And Stay With Me", composição de sua namorada Jackie DeShannon e "What Have I Done Wrong", composição de Mike Leander. Possivelmente Page esteja também na faixa "In My Time Of Sorrow", composição da dupla Jackie DeShanon/Jimmy Page. É certo que ele esteve ao menos presente supervisionando a sessão.
O segundo álbum de Marianne Faithfull, "Come My Way", lançado simultanemente com o primeiro, é mais orientado para o folk e country, enquanto o anterior traz uma orientação mais para o gosto pop. É considerada provável a participação de Jimmy Page em um bom número de faixas deste segundo álbum, embora Jim Sullivan também deva estar presente.

Imagem

The Thee foi uma banda de garagem da área de Hampstead, descoberta por Reggie King, motorista particular de Andrew Oldham. Através deste contato, The Thee conseguiu gravar "Each and Every Day", uma das composições mais obscuras da dupla Jagger-Richard, como também "There You Go", composição de Andy Mitchell, um de seus integrantes. O compacto foi lançado em maio de 1965 e logo mostrou que não ia dar em nada. O lado B é tranquilamente mais agitado e tem a guitarra de Jimmy Page.

Dificil mesmo é saber ao certo em quais músicas ou álbuns participa Jimmy Page na discografia de Paul Anka. Este canadense tem sua carreira ligada ao rock da década de cinquenta com seu mega hit "Diana", que lançada em 1957, teve até versão em português composta durante a Jovem Guarda. Outros grandes sucessos incluem "Put Your Head On My Shoulders" e "Puppy Love" ambos de 1959. Compôs "My Way", sucesso na voz de Frank Sinatra e o "Tonight Show Theme", tema de um programa de entrevistas que está no ar até hoje. Novamente, não há muitas dúvidas que tanto Jimmy Page quanto John Paul Jones tenham participado de algumas de suas gravações feitas na Inglaterra. Dois números mais apontados como tendo Jimmy Page são "To Wait For Love" e "Behind My Smile", ambos lançados pela RCA em 1965.

Royd Rivers & Cliff Aungier é uma conhecida dupla de folk inglesa que junto com Gerry Lockran cuidavam do Folksville Folk Club em Putney na década de sessenta. Folk com muita influência de blues, ambos tocam violão acústico enquanto Royd também toca gaita de boca. Gravam pela Decca em 1965 o disco "Wanderin'", que é produzido por Jimmy Page.

Imagem

Uma interessante porém pouco projetada artistas é a cantora e compositora Vashti, de vinte e um anos de idade. Andrew Oldham a descobriu e lhe trouxe para Decca, onde produziu as sessões que deram as canções "Some Things Just Stick In Your Mind" composição da dupla Jagger-Richard, com o lado B, "I Want To Be Alone" de sua própria autoria. As sessões contaram com a supervisão de Mick Jagger, a guitarra de Jim Sullivan e de Jimmy Page, como também o piano de Nicky Hopkins.
Quando Oldham deixou a Decca para formar Immediate Records, trouxe Vashti para o seu selo onde ela continuou a lançar uma série de compactos musicalmente interessantes, porém comercialmente inexpressivos. Com o fim do selo em 1970, ela assina com a Phillips onde passa a usar o seu nome completo, Vashti Bunyan. Ela grava para Phillips um excelente álbum, que sofre apenas por falta de divulgação.

The Majority foi uma banda originalmente de Hull que assinou com a Decca em 1965, permanecendo até 1968. Seu primeiro compacto, "Pretty Little Girl" com "I Don't Wanna Be Hurt No More", teve a participação de Jimmy Page. Embora nunca tendo sucesso em termos de vendas, foram relativamente populares por se especializarem em festas e bailes de debutantes. Gravaram oito compactos durante sua existência, todos pela Decca. O segundo foi "A Little Bit Of Sunlight", composição de Ray Davies dos Kinks enquanto o último, "All Our Christmases" foi uma composição dos irmãos Gibb dos Bee Gees.

The Talisman
The Talisman

The Talisman é outra banda produzida por Shel Talmy que conta com a participação de Jimmy Page e Bobby Graham. O primeiro compacto consiste em um cover de Bob Dylan, "Masters of War" e outro de Bo Diddley, "Casting My Spell." Outras faixas com a participação de Page incluem "You Break My Heart", "The Wall", "Parchment Farm", "I Gotta Move" e "What Kind of Boy?"
Esse material saiu todo pelo pequeno selo Stateside, que pertence a Shel Talmy. A banda depois seguiu para Côte D'Azur e depois para a Itália onde gravaram um LP em 1966.

Existem seis bandas com o nome de The Outsiders, todas aproximadamente do mesmo período. Quatro americanas (um de Cleveland, Ohio; um de Michigan City, Indiana; um de Brooklyn, New York; e um de Tampa, Florida), uma inglesa e a melhor e mais conhecida de todas, a holandesa.
Mick Wayne, ex-Hullabaloos, é membro desta banda inglesa que grava apenas um compacto lançado pela Decca em 1965. Jimmy Page compõe, produz e toca guitarra nas duas faixas, "Keep On Doing It" e "Songs We Sang Last Night." Na década de setenta viria a surgir na Inglaterra uma banda punk também chamada The Outsiders, que nada tem a ver com esta.

The Pickwicks se chamavam The Echo Four até serem contratados pelo empresário Larry Page e este mudar o nome da banda. Jimmy Page gravou com eles possivelmente em duas ocasiões. A primeira seria no seu lançamento de agosto de 1964 pela Decca, "You're Old Enough" com "Hello Lady". Cinco meses depois, em janeiro de 1965, desta vez pela Warner, lançam o compacto "Little By Little", composição mais obscura da dupla Jagger-Richard, com o lado B "I Took My Baby Home", composição de Ray Davies dos Kinks.

Andrew Oldham e seu sócio Tony Calder fundaram em agosto de 1965, a Immediate Records. Oldham então contratou Jimmy Page como produtor artístico do selo. Mais uma fonte de material constante para Page participar, seja como músico, seja como produtor da sessão.
Imagem

As sessões para o selo Barcley no início do ano reacenderam o desejo de Page de explorar mais o blues elétrico. Nas horas vagas, Page investe seu tempo com blues e convida amigos para 'brincarem' juntos. Vários destas jam sessions, ou seja, sessão de improvisos, foram gravadas embora sem nenhum intuito de serem usadas comercialmente. O material porém acabou sendo lançado pela Immediate Records sob o nome de The Immediate All Stars. O termo 'All Star' em inglês seria o equivalente a palavra 'seleção' em português.
Ricky Brown e Carlo Little
Ricky Brown e Carlo Little

Assim, temos nestas gravações uma seleção de excelentes músicos. A banda basicamente conta com Carlo Little na bateria, Ricky Brown no baixo, Nicky Hopkins no piano e Jimmy Page na guitarra. Todos, menos Page, membros da antiga banda de Cyril Davies, The All Stars, mais um fator que explica o nome escolhido. As gravações rendem as faixas "L.A. Breakdown", "Down In The Boots" (Page), "Without You" e "Climbing Through".
Depois, Page faria dupla com o novo guitarrista dos Yardbirds, Jeff Beck. Eles 'brincam' juntos em "Chuckeles", "Steelin'" e o clássico de garagem "Louie, Louie." Ainda tem a faixa "Piano Shuffle" onde o destaque passa a ser os dedos mágicos de Nicky Hopkins.
Jimmy Page e Jeff Beck
Jimmy Page e Jeff Beck

A rara genialidade de uma dupla composta por Jimmy Page e Eric Clapton foi gravada em agosto de 1965. As faixas são "Draggin' My Tail", "Miles Road", "Freight Loader", "Choker", "Snake Drive", "West Coast Idea" e "Tribute To Elmore". Esta banda é diferente da anterior gravada com Jeff Beck. Ela é composta por Eric Clapton e Jimmy Page nas guitarras, Ian Stewart no piano, Bill Wyman no baixo e Chris Winters na bateria.
Tendo a maior parte do resultado destas tardes de lazer acabando por ser prensados e distríbuidos pelo selo Immediate Records, houve problemas no relacionamento entre Eric Clapton e Jimmy Page. Comenta-se que Clapton ficaria mais de uma década sem falar com Page por conta do incidente.

Imagem

The Larry Page Orchestra é uma jogada commercial do empresário Larry Page de se autopromover em pé de igualdade com Andrew Oldham e sua orquestra, que por sua vez, imita o feito de George Martin que com sua orquestra lançou em 1964 um disco com arranjos orquestrais para canções dos Beatles. Larry Page no entanto, continuaria a lançar ocasionais álbuns durantes as próximas três décadas.
Neste que é sua primeira expriência, Larry Page busca expor as melodias de Ray Davies dos Kinks sob outra luz. O álbum oferece doze faixas, uma delas, "One Fine Day," composição do irmão Dave Davies, nunca lançado pelos Kinks. No geral, o disco é bem muzak, e de interessante apenas as presenças de Jim Sullivan, Jimmy Page e John Paul Jones. Jimmy Page pode ser ouvido em "One Fine Day," "You Really Got Me" e "Everybody's Gonna Be Happy."

Sean Buckley and The Breadcrumbs é um quinteto montado por Sean Buckley nos vocais, Colin Banyard e Kevin Sheehan nas guitarras, Vince Nichols no baixo e David Simmonds na bateria. Produzido por Shel Talmy para o seu selo Stateside em 1965, a faixa "Everybody Knows" tem a participação de Jimmy Page.

Nico
Nico

Quando Christa Päffgen, mais conhecida pelo nome de Nico, chegou à Inglaterra, ela já era uma modelo internacional, atriz em "La Dolce Vita", um filme de Fellini, e mãe de Ari Delon, o filho de Alan Delon. Nico foi contratada por Andrew Loog Oldham para o seu novo selo Immediate Records, pensando em fazer com ela o mesmo que fez com Marianne Faithfull, ou seja, produzir uma canção cativante e deixar a Inglaterra se apaixonar pela a beldade, comprando seus discos no processo. Em agosto sai "I'm Not Saying" composição de Gordon Lightfoot, com o lado B, "The Last Mile", faixa da dupla Oldham/Page. Jimmy toca guitarra nas duas faixas enquanto membros dos Rolling Stones tocam no lado A. Assim sendo, "I'm Not Saying" tem como importância, o registro de Jimmy Page e Brian Jones nas guitarras.
Nico depois trocaria Londres por Nova York onde com a ajuda de Andy Warhol, acabaria eternamente associada com o primeiro disco do Velvet Underground. Participaria de uma série de filmes alternativos de Warhol e gravaria o álbum "Chelsea Girl", nome também de um de seus filmes. O álbum, lançado em 1967, tem três composições de um ainda jovem Jackson Browne. Seus demais álbuns serão todos produzidos por John Cale.

Gregory Phillips era um ator, que começou sua carreira aos quatorze anos no filme "I Could Go On Singing", contracenando com Judy Garland. Neste ambiente conheceu atores como Peter Finch e Ann Brancroft, como também estabeleceu fortes amizades com a filha de Judy Garland, Liza Minelli, assim como Kit Lambert, assistente de produção do filme, que mais tarde seria empresário do Who e Steve Marriot, colega de sala em escola de teatro. Phillips e Marriot eram ambos apaixonados por rock 'n' roll e portanto viviam tocando violão e cantando juntos números de Buddy Holly e Eddie Cochran. Durante toda década de sessenta Phillips e Marriot continuariam grande amigos, Phillips assistindo e participando em vocais de várias faixas dos Small Faces.
Sonhando com uma carreira de músico, porém sem deixar a carreira de ator, Phillips muda de agente, exigindo que lhe negociasse um contrato com alguma gravadora. Assim, foi contratado pela Pye Records em 1963, onde acabaria lançando três compactos. Neles, o cantor apareceria apenas no dia de gravar sua voz e não tinha idéia de quem estivesse tocando neles. É possível que Jimmy Page tenha participado de qualquer uma dessas sessões, embora ainda não tenha sido encontrado nada que confirme este fato. Podemos afirmar, no entanto, que o lado B do segundo compacto, "Closer To Me", tem como banda o grupo de Liverpool The Remo Four. No terceiro compacto, o lado B é a então banda de Peter Bellote, The Sinners. Bellote na década de setenta faria uma fortuna produzindo discos da Donna Summer.
Foi durante sua apresentação no programa de TV, 'Thank Your Lucky Stars' em 1964, que Greggory conheceria Andrew Oldham. No ano seguinte ele recebeu um convite para gravar para Immediate Records. Ainda sem maior participação na criação do disco, Andrew lhe deu um demo da música "Down In The Boondocks" composição de Billy Joe Royal. Greggory apareceu apenas no dia para gravar, mas recorda que o produtor da sessão foi Andrew Oldham. Comenta também que o arranjador foi Jimmy Page, que também supervisionou a sessão junto com ele, Geggory. Ouvindo a faixa, não há porquê duvidar de que a guitarra gravada seja de Jimmy Page. O lado B é um instrumental creditado à nova dupla Oldham/Page, chamado "That's The One."
Greggoy Phillips ainda gravaria dois LP's com a banda Charlie & the Wideboys em 1974 e 76, lançados pela Anchor Records. Hoje ele é sócio de um centro de tratamento para pessoas com dependência e problemas de saúde mental.

Andrew Oldham encontrou a banda The Masterminds, em um clube de Liverpool, aproveitando a passagem dos ROLLING STONES pela cidade. Formados por George Cassidy no baixo e vocais, Joey Molland na guitarrra e vocais, Dougie Meakin na guitarra rítma, Chris Findley nos teclados, e Jay Rathbone na bateria, Oldham ficou bem impressionado com a versão apresentada de "She Belongs To Me" de Bob Dylan. Contratou a banda para o seu selo, Immediate Records.
Lançaram um único compacto, "She Belongs To Me" e "Taken My Love," produzido por Oldham. A canção do lado B é uma composição da dupla Andrew Oldham e Jimmy Page e a faixa conta com Page na guitarra. Retornando para Liverpool, The Masterminds passam por mudanças de integrantes antes de acabarem de vez. Vários membros apareceram em várias outras bandas, porém o único a se tornar famoso foi Joey Molland em 1970, como integrante da banda Badfinger.

Val Lenton, artista da Immediate, lançou em outubro "Gotta Get Away" com "You Don't Care" como seu lado B. Jimmy Page é creditado na canção do Lado A. Pouco se sabe sobre a biografia deste artista. Possivelmente sequer exista, sendo nada além do que um nome exibido no papel do selo de um compacto.

John Mayall
John Mayall

Jimmy Page serviu de produtor para algumas sessões do John Mayall's Bluesbreakers, banda em que estava Eric Clapton. Page produziu as faixas "Telephone Blues", "I'm Your Witchdoctor", "Double Crossing Time" e "On Top Of The World." Apenas as duas primeiras foram aproveitadas.

A Immediate Records lançou em outubro de 1965 a banda Golden Apples of the Sun, que foi empresariada por Andrew Oldham. O fotógrafo David Bailey aparentemente também teve alguma participação artística na carreira deles. O primeiro e único lançamento desta curiosa banda foi o compacto "Monkey Time" com "Chocolate Rolls, Tea And Monopoly," como seu lado B. Ambas as faixas contam com a participação decisiva de Jimmy Page.

Glyn Johns trabalhou de graça no primeiro compacto de Jimmy Page para o selo Fontana. Retribuindo o favor, Jimmy Page facilita a entrada do amigo na Immediate Records, para realizar o tão sonhado compacto solo. Page produz e toca nas duas faixas, "Mary Anne" e "Like Grains Of Yellow Sand." Seu compacto é lançado em novembro de 1965.

Imagem

Nascido em Kent, Robin Peter Smith se tornou Crispian St. Peters em meados da década de sessenta. Ganhando muita atenção em 1966, em parte por se auto declarar mais excitante que Tom Jones, mais sexy que Dave Berry e melhor letrista que Lennon e McCartney, Crispian St. Peters gravou o álbum "Follow Me" que tem a participação de Jim Sullivan e Jimmy Page distribuído pelas faixas.
Em novembro de 1965, ele lança "You Were On My Mind" com "What I'm Gonna Be". Quatro meses depois sai "The Pied Piper" e "Sweet Dawn, My True Love", ambos compactos tendo pelo menos uma faixa com Jimmy Page cada. Crispian St. Peters continuou lançando discos até 1970, embora sem o mesmo sucesso e depois passou a aparecer nos circuitos de nostalgia.

Donovan surgiu em 1965 tocando folk e sendo tratado pela imprensa inglesa como uma versão nacional de Bob Dylan. Cansado desta comparação, Donovan mudou de empresário e de gravadora, trabalhando agora com Mickie Most e Epic Records a partir de 1966. Foi através da associação com Most que seus discos passaram a ser frequentados por nomes como John Paul Jones e Jimmy Page.
Imagem

Apesar de ter sido gravado em final de 1965, o álbum "Sunshine Superman" só seria lançado em dezembro de 1966. A faixa título tem a participação de Jimmy Page, que voltaria a tocar no álbum "Wear Your Love Like Heaven". Neste, sua participação supostamente se resumiu às únicas duas canções que chegaram às paradas de sucesso, a faixa título "Wear Your Love Like Heaven" e "Oh Gosh." Contúdo, é possivel que a participação de Page se estenda a outras canções. Como detalhe, Jack Bruce também contribui em algumas faixas deste álbum.
Jimmy Page ainda iria participar do compacto "Hurdy Gurdy Man" com "Teen Angel" lançado em maio de 1967. "Hurdy Gurdy Man", o álbum, sairia apenas em 1968 e sem outras contribuições por parte de Page. Donovan seguiria com uma carreira de sucessos que secariam ao final da década. Porém seu nome se tornará simbolo da era flower power e movimento hippie inglês. Seu último No.1 foi "Atlantis" que teria a participação de Paul McCartney no pandeiro e vocais de fundo. Donovan ainda gravaria os álbuns "Barabajagal (Love Is Hot)" e "Open Road" com o Jeff Beck Group atuando como sua banda em algumas canções. Durante as decadas seguintes, Donovan escreveu material para algumas trilhas sonoras e participou como ator em vários filmes. Casou com Linda Lawrence e criou o filho de Brian Jones, Julian Jones.

The Pretty Things
The Pretty Things

São poucas as bandas mais doidas do que The Pretty Things. Criada por Phil May e Dick Taylor, seis meses depois de Taylor deixar os Rolling Stones (onde foi substituido por Bill Wyman), The Pretty Things, embora geralmente esquecido nas relações de grandes bandas da década de sessenta, foi de fato uma das melhores, mais sujas e mal comportadas que existiram naqueles tempos.
Embora sem conseguir nenhum sucesso nos Estados Unidos, tem fãs fiéis na Inglaterra. A banda persistiu e durou até quase a década de oitenta. Em seu segundo disco, "Get The Picture", Jimmy Page toca guitarra e pandeiro, além de receber co-autoria para a canção "You Don't Believe Me" (Graham/May/Morrell/Page). A faixa teria também a participação de John Acutt e Twink Alder, respectivamente baixista e baterista da banda The Fairies. O baixista original John Stax, na ocasião da gravação da faixa, estava recém casado e à caminho de sua lua de mel, enquanto o baterista Viv Prince fora preso por embriaguês pública após a festa de casamento. Aparentemente a caminho de sua casa, ele foi interpelado por um guarda, iniciou uma discussão e depois de derrubar o quepe do referido policial, acabou detido.
O álbum foi produzido por Bobby Graham, pois Jack Baverstock, o produtor escalado, alegou incompatibilidade em função da fama que a banda tinha de ser "zoneira". Segundo consta, a ética de trabalho da banda realmente era difícil, especialmente com as bebedeiras.

Imagem

Originários de Wolverhamton, o grupo The N'Betweens é formado em 1965 por Neville 'Noddy' Holder e Dave Hill nas guitarras, Jimmy Lea no baixo, e Don Powell na bateria. A faixa "You Don't Believe Me" dos Pretty Things seria igualmente dada a eles para gravar em final de 1965. Este compacto seria lançado apenas em um EP francês pelo selo Barclay e teria sua produzição assinada por Bobby Graham. Apesar de provável, existem dúvidas se a faixa tem mesmo a participação de Jimmy Page ou não.
Descobertos por Kim Fowler e levados para Columbia em 1966, The N'Betweens gravariam uma série de compactos sem conseguir decolar nas paradas. No entanto ao vivo, a banda conseguiu juntar uma pequena legião de fãs fiéis no interior da Inglaterra. Passariam para a Fontana Records no final da década, onde Jack Baverstock mudaria o nome da banda para Ambrose Slade. Em 1969, lançariam "Genesis", primeiro compacto pelo selo utilizando o nome. Trocando de empresário, passam a trabalhar com Chas Chandler, que encurta o nome da banda para Slade, conseguindo na década de setenta boa fama e prestígio internacional. "You Don't Believe Me" reapareceu no álbum "A Genesis of Slade", coletânea de raridades do conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário