21 de dezembro de 2010

I Don't Believe - Keter

Entre os expoentes do metal extremo no mundo todo, certamente o Brasil é um dos principais ícones. Depois de revelar uma série de nomes para o estilo, como KRISIUN, MALEFACTOR e CHAOS SYNOPSIS, agora surge um nova banda promissora. Em seu terceiro registro, os baianos da KETER mostram uma mistura ente thrash e death metal com bastante personalidade.



Imagem

Embora não seja ainda o registro definitivo da banda, a demo “I Don’t Believe” – com apenas duas composições – mostra como a KETER investe intensamente na sua carreira. Na ativa desde 2004, Bawdy (vocal), George Lessa (guitarra), Yury Duplat (guitarra), Fagner Nascimento (baixo) e Renato Corpse (bateria) já gravaram um EP ao vivo no passado e trazem – de modo bastante pioneiro para o formato demonstrativo – dois videoclipes como conteúdo bônus no CD.
De qualquer modo, o death metal do quinteto baiano é verdadeiramente consistente. As guitarras mais limpas, típicas do thrash/speed oitentista, contrastam com o vocal desesperado de Bawdy – com referências involuntárias e bastante óbvias do black metal. O trabalho bem diversificado da KETER – em todos os sentidos –, mostra como ainda é possível explorar uma vertente mais agressiva sem repetir as características mais comuns do estilo disseminado com o rótulo brutal death metal.
No entanto, as similaridades entre “I Don’t Believe” e “Decomposição” se apresentam como o único ponto a ser repensado (musicalmente) na trajetória da KETER. É verdade que uma se distancia da outra por apresentar letra em português. Entretanto, a construção de ambas as faixas possuem o mesmo padrão – da introdução de bateria ao andamento rítmico com guitarras não tão agressivas e vocais sempre no mesmo tom. O trabalho da banda é impecável nesse sentido, não restam dúvidas, mas necessita buscar horizontes mais amplos para se consolidar através de um CD completo no futuro.
Por outro lado, o clipe para “Decomposição” merece um destaque a parte. Com uma produção bastante simples – apenas com a banda executando a faixa – o resultado final obtido é extramente satisfatório em razão das ótimas imagens captadas e da edição praticamente perfeita. O cuidado que a KETER teve – seja com a qualidade da gravação de “I Don’t Believe” ou seja com o registro desse videoclipe – mostra o nível de profissionalismo bastante acentuado de uma banda relativamente nova, mas verdadeiramente consciente da amplitude do seu trabalho.
Track-list:
01. I Don`t Believe
02. Decomposição
03. Decomposição (videoclipe)
04. Insanidade (videoclipe)

Site oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário