16 de agosto de 2011

Hatefulmurder: entrevista ao blog Som Extremo


Imagem
Junto a Lameira, estão Renan Ribeiro (vocal/guitarra), Thomás Martinoia (bateria) e Ernani Henrique, compondo uma das maiores revelações do nosso cenário.
Imagem
Som Extremo: Felipe, pra todo mundo conhecer, dê um breve histórico da Hatefulmurder por favor.
Felipe Lameira: A banda surgiu em meados de 2008, quando Renan Ribeiro (guitarra), Ernani Henrique (baixo) e nosso antigo baterista saíram de uma banda em que tocavam para formar seu próprio projeto. Nessa época eu era apenas o produtor e acabei acompanhando-os nessa empreitada. Com a chance de iniciar realmente do zero, tivemos a ideia de fazer algo entre o Thrash e o Death Metal, mas com uma identidade própria. Já com a banda "formada" e ensaiando algumas composições, faltava ainda um vocalista. Depois de muitos testes, nenhum deu certo, e eles tiveram a brilhante ideia de me convidar para cantar. A partir daí começamos o processo de composição com a intenção de gravar uma demo e fazer alguns shows.
A banda fez várias apresentações e em meados de 2009, lançamos nosso primeiro material gravado: a demo single "Extreme Level of Hate", com o qual conquistamos um reconhecimento no cenário underground. Já em junho de 2010, nós lançamos a demo "When the Slaughtering Begins", dando continuidade ao nosso trabalho e conseguindo novamente agradar tanto a crítica especializada quanto o público.
Em 2011 nós nos inscrevemos no maior concurso de bandas de metal realizado no mundo: o “Wacken Open Air (W:O:A) Metal Battle”. Fomos selecionados e vencemos a etapa estadual após disputar a competição com outras quatro bandas de alto nível. Fomos para a final nacional em Varginha-MG, no consagrado festival Roça'n Roll. Ficamos entre as bandas de destaque do evento, segundo alguns críticos.
Bom, atualmente estamos promovendo o lançamento do nosso mais recente trabalho, o EP "The Wartrail". Estamos muito felizes com o resultado dele e com a receptividade de todos. Tem se mostrado um lançamento forte e que deixa um gosto de "quero mais" para os que escutam.
Imagem
Som Extremo: O baixo tem um destaque especial na banda. Por que essa opção?
Lameira: Esse destaque acontece por dois grandes motivos: pelo próprio desejo da banda em deixar esse resultado final no som e, principalmente, pela pegada do nosso baixista. Sempre gostei mais das bandas de thrash e death onde o baixo tem seu destaque e peso reconhecidos. Ouvindo bandas como Exodus,Cannibal Corpse, Death e Overkill, isso fica evidente. Quem é realmente fã dessas bandas sabe do que eu estou falando.
Ernani é um excelente baixista, pesadamente influenciado por Steve Harris, e eu acho que seria uma injúria não dar a ele o espaço devido na banda. No final de tudo, acho uma mistura interessante a do som mais "extremo" com um baixo mais "tradicional" e presente.
Som Extremo: A sonoridade bastante metalizada do EP “The Wartrail” foi pensada dessa forma, ou aconteceu naturalmente?
Lameira: Bom, boa parte dessa sonoridade "metalizada" é responsabilidade do timbre do baixo mesmo. O "estalar" metálico das cordas do fender precision é quase que inevitável. No resto, escolhemos timbres que nos agradassem e parecessem mais "orgânicos" e diretos. Queríamos passar algo direto com o máximo de recursos que tínhamos em mãos naquele momento, mas que ao mesmo tempo fosse possível escutar todos os instrumentos com clareza. Acho que chegamos bem perto desse resultado.
Blog Som Extremo
http://somextremo.blogspot.com
Email: ckoda@ig.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002289759992
Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112834446
Twitter: @som_extremo

Um comentário: