26 de fevereiro de 2011

Libertas Fest: festival mobilizará cena belo-horizontina


Festival-conceito. É esta a ideia do Libertas Fest. Sem presunção ou arrogância, sem querer inventar a roda ou tornar-se o dono da verdade, temos em iminência um festival que pretende valorizar, incentivar e apoiar o trabalho autoral de qualidade, no segmento do Heavy Metal e suas vertentes, produzido entre as montanhas mineiras.
Libertas, termo em latim para liberdade, está presente na bandeira de Minas Gerais e representa o rompimento artístico, ou um incentivo para, com os modelos já existentes e previstos. Desta forma brota-se a riqueza cultural de uma terra. Belo Horizonte, metrópole que cravou seu nome no mapa-múndi musical, tendo sido um dos pólos do Heavy Metal global nos anos 80, nunca deixou de revelar artistas de talento e criatividade. E continua a florescer culturalmente em diversos segmentos artísticos.
Entretanto, permanece em voga na capital mineira um fenômeno bastante curioso: a proliferação de espaços físicos e bandas especialmente voltadas ao trabalho de imitação artística, popularmente conhecido como “cover”. Por mais que esta opção deva ser respeitada pelo direito de escolha pessoal, reparamos um constante crescimento da alienação de parte do público belo-horizontino. Prestigiando somente eventos desta categoria, permuta-se senso crítico, paladar musical, personalidade e incentivo cultural por um cardápio artístico genérico, descaracterizado e impessoal.
Com a intenção de mobilizar especialmente público e músicos da região metropolitana de Belo Horizonte, o Libertas Fest reúne oito dos melhores nomes da música autoral pesada mineira da atualidade: THESPIAN, SILVERCROW, DINNAMARQUE, SEAWALKER, VORTICIS, WANTED, TORMENTO e SACRIFICED. Uma valiosa chance para que muitos se convençam da qualidade e prosperidade desta terra, onde a liberdade musical voltará, mesmo que tardia.
Serviço:
LIBERTAS FEST - Pela valorização do trabalho autoral de qualidade
Data: 20/03/2011 às 14h
Local: Matriz - Rua Guajajaras, 1353 - Terminal Turístico JK - Belo Horizonte/MG
Ingressos: R$15,00 (na portaria ou com as bandas)
Sites relacionados:
Press-release: Libertas Fest

Nenhum comentário:

Postar um comentário