25 de janeiro de 2011

Yardbirds: “Little Games” relançado em vinil e CD



Imagem

O selo Sundazed relançou no último mês “Little Games” (1967), dos YARDBIRDS. O álbum (capa ao lado) foi disponibilizado em CD e vinil de 180 gramas, com alta fidelidade de som. Essa edição utilizou como fonte as masters originais inglesas em mono. A capa e todas as artes reproduzem fielmente o disco original de época.
Completando o pacote, foram incluídas duas faixas bônus (inclusive no LP): “Puzzles”, originalmente lado B do compacto da faixas título; e “I Remember The Night”, umagravação que permaneceu inédita até 1985, quando “Little Games” foi relançado na Inglaterra.
O disco custa aproximadamente R$ 25 em CD e R$ 35 em LP, mais as despesas de postagem e a (abusiva) taxa de importação.
“Little Games” é o último álbum dos YARDBIRDS, antes do fim do grupo. Lançado em 1967, era um álbum de forte teor psicodélico — como todos os discos daquele ano — e o único em que Jimmy Page figura como líder da banda e seu principal guitarrista.
Na época, os integrantes do grupo andavam interessados em folk inglês e música psicodélica (Page inclusive passou um tempo na Índia). A dosagem do hard blues típico da banda acabou sendo reduzida em Little Games, que investiu numa outra sonoridade. Como consequência, os seguidores do grupo — fãs convictos do ex-guitarrista Jeff Beck e insatisfeitos com sua saída — não aprovaram o disco. Assim, o álbum acabou injustiçado e relegado a um segundo plano na obra da banda.
Mas a verdade é que Little Games é um trabalho primoroso. Sua sonoridade é típica do ano considerado como “a melhor safra do rock”. Canções como “Tinker Tailor Soldier Sailor”, a faixa título e “No Excess Baggage” (com seu baixo capaz de botar a casa abaixo) ainda hoje funcionariam como hit. A psicodelia pesada de “Glimpses” traz pela primeira vez Page tocando guitarra com arco em um disco. A impagável despretensão de “Stealing Stealing” garante um dos momentos mais divertidos do disco. O blues rock pesado tradicional do grupo continua lá em “Smile On Me” e “Drinking Muddy Waters”. “White Summer” iria dar origem a “Black Mountain Side” e ecoar em uma série de outras faixas do Led Zeppelin. E há ainda “Only The Black Rose” e “Little Soldier Boy”, alicerçadas no folk inglês. E como se não bastasse, ainda estão ali em Nicky Hopkins nos pianos e teclados e John Paul Jones fazendo arranjos e tocando baixo e cello em algumas faixas. A produção é de Mickie Most, que trabalhou também com os Animals, Jeff Beck Group e Donovan.
Nesse mesmo período, a banda lançou alguns singles que não entraram nesse álbum, mas são originários de suas sessões de gravação e possuem uma sonoridade semelhante. “Little Games” também resultou numa série de outtakes significativos, como a pesada “Think About It”, que já esboçava o solo de “Dazed and Confused”. Essas sobras vieram à tona em lançamentos expandidos posteriores, como o CD duplo “Little Games Sessions & More”.
Matéria original: Os Armênios

Nenhum comentário:

Postar um comentário