25 de janeiro de 2011

Tastebuds: azare de acordo com seu gosto musical


Por Luke Lewis, do NME.
Conhecer pessoas. No sentido romântico. Que bela bosta. Pra começo de conversa, isso geralmente ocorre em um bar ou uma casa noturna, o que quer dizer que você perdeu a noção com cachaça e tem que gritar, tirando qualquer nuance do que você tem a dizer e transformando suas melhores habilidadesconversacionais numa desenfreada conversa de bêbado.
E mais, a situação toda é forçada. Se você está solteiro, e você é apresentado a outra pessoa solteira, você tende a projetar um tipo de versão desesperada de você mesmo do Eu-estou-potencialmente-disponível-para-sexo, o que pode ter muito pouco a ver com a sua real personalidade. Francamente, é um milagre que um casal se junte.
Não é surpresa que os sites de encontros estejam bombando. Eles tiram o ferrão social de conhecer estranhos. Na verdade, isso não procede: sites de encontros apenas adiam a agonia até o primeiro encontro. Mas ainda assim, você pode ver o apelo, especialmente uma vez que os encontros pela net perderam um pouco de seu estigma. Hoje em dia, ninguém acha que você é um monstro com cara de soro de leite apenas porque você conheceu sua namorada através do [site] Guardian Soulmates.
Ainda assim, manter uma personalidade online pode ser tão cansativa como fabricar uma de verdade. Todas aquelas categorias para preencher e interesses a declarar (teatro alternativo, poesia Vogon, kabbadi). Alguns de nós nem mesmo tem personalidade que siga além do nosso gosto musical. Não seria mais fácil se pudéssemos apenas listar as bandas que gostássemos? Bem, sim, obviamente seria.
Imagem
Chega o Tastebuds.fm, um novo site de encontros direcionado apenas para fãs de música. O atrativo dele e a simplicidade: você apenas digita seu tipo de música favorito, e ele lhe coloca em contato com pessoas na sua área que gostam da mesma coisa. “Muitos desses sites de encontro são chatos”, diz o co-fundador Alex Parish, um projetista de sites e músico em meio expediente. “É difícil começar uma conversa, mas com o Tastebuds, você tem a rota de entrada fácil.”
Lançado em 2010, o site tem 10 mil usuários agora, apesar de Parish dizer que ele não sabe quantas dessas pessoas - se é que alguma – sairam para encontros de verdade depois de se conhecerem pelo Tastebuds.
Você pode certamente ver o potencial principal, apesar do conceito de pegação, baseada em gosto musical, levantar um número de questões. Você pode basear uma relação de amor compartilhado por Esben And The Witch? Isso é algo realmente novo? As pessoas nem sempre usaram (bem, desde 2005) mídias sociais, especialmente o Myspace e o Last.fm, para projetar seus gostos e conhecerem pessoas novas?
Eu pensei em simplesmente me registrar e descobrir se o Tastebuds poderia ser o próximo sucesso da web social ou apenas uma jogada esperta. O problema é que, eu sou casado, então eu não poderia jogar limpo caso (sim, sim, muito improvável, eu sei) eu recebesse alguma atenção. Então eu usei um disfarce descarado.
Parish me disse que os usuários do site são principalmente tipos ‘indie-rock’: os artistas mais frequentemente selecionados são RADIOHEAD, THE SMITHS, ARCADE FIRE, ANIMAL COLLECTIVE. Infelizmente, eu gosto desses artistas também e não poderia correr o risco de encontrar alguém com quem eu tivesse algo em comum. Eu então fingi curtir artistas e bandas que só um maníaco poderia curtir: JAMIROQUAI, THE LIGHTHOUSE FAMILY, SON OF DORK e AFROMAN [do sucesso ‘Because I Got High’].
Imagem
Que partidão, huh?
Então, com quem o Tastebuds quis me arrumar? Baseado em nossos gostos musicais, apenas seis pessoas se classificaram como apropriadas, todas elas fãs de Jamiroquai. Uma delas, Ágata, pareceu arisca ao revelar qualquer parte se seu rosto acima da boca, o que me fez imaginar o que ela estava escondendo. Um tapa-olho, talvez, ou uma daquelas máscaras de óculos e bigode de Groucho Marx.
Imagem
Daí teve a Shaunee, que parecia ser uma pessoa legal, mas você sabe, de novo com o lance de Jamiroquai. Nunca funcionaria. E se ‘a nossa canção’ acabasse sendo algo do [disco] ‘A Funk Odissey’? Eu jamais poderia viver comigo mesmo.
Imagem
Os resultados? Depois de uma semana, meu perfil tinha sido visitado uma vez. Eu não tinha fãs e não tinha sido escolhido como favorito por ninguém. É de se concluir que se tivesse uma função de ‘correr de medo’ ou ‘aponte e ria’ num botão, eu teria dado muito ibope. Mas não. Minha caixa postal permaneceu escandalosamente livre de emails sedutores, com muitos abraços no fim.
Mas não deixe que minha experiência o desanime. Eu estava, no fim das contas, zoando. Com toda honestidade, o Tastebuds é um site impressionantemente legal e intuitivo, com um potencial enorme para crescer. É uma daquelas ideias do tipo ‘por que eu não pensei nisso?’, ultra-simples e merece todo sucesso. No mais, tem que ser melhor que conversar de verdade com pessoas. Que tipo de relacionamento jamais nasceu baseado nisso?
Fonte desta matéria (em inglês): New Musical Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário