19 de janeiro de 2011

Tirinhas do Grilo: Nick Drake, Pride & Glory e outros

Imagem
NICK DRAKE foi um genial músico britânico de folk rock, que lançou, em sua curta carreira, três excelentes discos: "Five Leaves Left", "Bryter Layter" e "Pink Moon". Nascido de uma família rica, Nick era filho da musicista Molly Drake e chegou a cursar Literatura na Universidade de Cambridge, porém seus interesses estavam mais voltados para a música, por influência da mãe. Porém, ao escolher o violão como principal instrumento, recebeu críticas de que o mesmo era um símbolo da rebeldia (imaginem então o que seus pais diriam se ele resolvesse tocar guitarra elétrica). Drake fumava maconha frequentemente e, entre uma ou outra "chapação", conheceu alguns músicos que lhe apresentaram ao produtor Joe Boyd, o qual se aventurou a gravar o folk melancólico e puro do jovem artista.
Imagem
Apesar de realizarem um trabalho extremamente competente, NICK DRAKE e Joe Boyd não conseguem vender muitos álbuns no início. Isso foi, aos poucos, causando depressão no músico, que dizia ter fracassado em tudo o que tentou fazer na vida. Boyd, por outro lado, reconhecia seu talento e lhe dizia isso. Nick respondia: "Se eu sou um gênio, como você diz, por que não tenho dinheiro, nem uma carreira? É tudo uma bagunça!". Com o passar do tempo (e com sua depressão estando no auge), Drake desiste da carreira musical e volta para a casa de seus pais. Em uma triste noite, Nick dormiu e não acordou. Sua morte foi causada por uma overdose de anti-depressivos, a qual ninguém sabe se foi proposital ou acidental. O músico foi cremado aos 26 anos de idade e, com o passar do tempo, teve sua genialidade reconhecida, se tornando uma lenda entre seus fãs e influenciando bandas como THE CURE e R.E.M..

Imagem
NEVE é uma banda de rock alternativo formada em Los Angeles, em 1997, por John Stephens e Michael Raphael, quando estes começaram a tocar juntos após passarem por várias bandas locais. Brian Burwell e Tommy Gruber, que já haviam tocado com Stephens, se juntam ao grupo, que começa a fazer shows em escolas e outros locais do gênero. A banda vai ganhando fama e, rapidamente, assina contrato com a Columbia Records. Após lançar alguns singles que integraram trilhas sonoras, o grupo lança, em 2000, seu primeiro e único disco auto-intitulado. Detalhe: o nome da banda se pronuncia “niv”, e não “neve” (como aquelas “bolinhas brancas” que caem do céu). Fixem isso em suas cabeças ocas. A banda se separou em 2001, deixando apenas seu álbum de estreia (muito bom, por sinal) como lembrança.

PRIDE & GLORY
Imagem
PRIDE & GLORY foi um power trio criado em 1991 com o nome LYNYRD SKYNHEAD (referência aos precursores do southern rock LYNYRD SKYNYRD) e contava com Zakk Wylde (guitarrista de OZZY OSBOURNE) e dois ex-membros do WHITE LION: James LoMenzo (baixo) e Greg D’Angelo (bateria). O grupo se propôs a tocar southern rock e blues, influenciado também pelo heavy metal de seu guitarrista e líder. Em 1994, Greg D’Angelo é substituído por Brian Tichy. Nessa mesma época, a banda muda seu nome para PRIDE & GLORY e lança seu primeiro (e único) álbum de estúdio auto-intitulado. Algumas pessoas costumam incluir, erroneamente, esse disco na discografia do Black Label Society, banda que Zakk fundaria alguns anos mais tarde. Na verdade, PRIDE & GLORY foi uma banda à parte, detentora de uma curta e inspirada história. No mesmo ano do lançamento de seu disco, a banda encerra suas atividades, com direito a um show de despedida e a participação de SLASH em algumas canções.

Imagem
Em 2004, quando alguns músicos de folk/rock excursionavam com suas respectivas bandas e projetos solo, os mesmos começaram a tocar juntos no palco e nos bastidores. Assim, surge a ideia de montar um supergrupo. Estes músicos eram: Jim James (da banda MY MORNING JACKET), Conor Oberst, Mike Mogis (ambos do BRIGHT EYES) e M. Ward (da dupla SHE & HIM, composta também por Zooey Deschanel). Ao batizar o grupo, eles não tiveram dúvida (nem modéstia): MONSTERS OF FOLK. O disco de estreia, auto-intitulado, foi lançado apenas em 2009 (essa espera de 5 anos se deve ao compromisso dos integrantes com seus já citados projetos). A banda segue ativa até os dias atuais, contando agora com um quinto membro: Will Johnson (do CENTRO-MATIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário