10 de janeiro de 2011

Andreas Kisser: "Outras sonoridades no heavy metal"


Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu um novo texto em sua coluna no Yahoo!. Confiraalguns trechos abaixo.
Eu sempre acreditei que não é somente a guitarra distorcida ou os berros insanos do vocalista que fazem a música ser pesada e agressiva, como todo bom heavy metal tem que ser. Mas, mais do que o equipamento, a atitude é fundamental para que o som saia com peso. Por isso que o SEPULTURA  nunca teve medo de misturar outros estilos musicais nas suas composições, não importava se era um cello, um teclado ou um violão – a atitude e a mensagem da música sempre foi passada, independentemente do instrumento utilizado. E o contrário disto é verdadeiro também, ou seja, outros estilos viram no heavy metal muita melodia, beleza e suavidade, coisas que realmente existem no metal e que muitas pessoas não conseguem perceber ou sentir. Violoncelos, pianos, violões e até violas caipiras representam o metal com sonoridades diferentes e nunca antes imaginadas.
Um projeto fantástico que fiquei conhecendo há pouco é o Viola Extrema, dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, que gravaram um disco chamado “Moda de Rock”. Eles fazem versões de temas do metal com duas violas caipiras com arranjos muito bem elaborados e, apesar de tocarem um instrumento que é típico da música sertaneja, o som é muito pesado, cheio de atitude. Virtuosismo e bom gosto, originalidade e coragem, um projeto realmente muito interessante e que inspira. Temas de Metallica,IRON MAIDEN, Ozzy Osbourne, Megadeth e até Nirvana, Jethro Tull e, claro, The Beatles. Uma música do Sepultura foi influenciada pela viola caipira, a “Kayowas”, que foi gravada no disco Chaos A.D.. Então, é legal ver que agora o metal é que influencia a viola. A dupla também fez uma versão desta música. Assista aqui um vídeo sobre eles.
Outro projeto maravilhoso é o chamado Trezazez, que é um trio de violonistas clássicos brasileiros e que interpretam IRON MAIDEN. É inacreditável o efeito que eles conseguem com estas versões. Eu já escutei muitos trios de violões, e até quartetos e quintetos fazendo coisas incríveis, mas sempre tocando temas de compositores eruditos como Vivaldi, Bach e Leo Brouwer. Ouvir IRON MAIDEN neste formato é realmente novo. Formado pelos violonistas Estevan Sinkovitz, Luque Barros e Caio Andrade, eles abriram uma porta gigantesca para o repertório feito para trios de violonistas.
Confira a matéria na íntegra no link abaixo.
Mais informações: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário