6 de novembro de 2010

Polemico Rock: as maquiagens no Heavy Metal


Assim como no teatro ou nos filmes, que trabalha mais com a questão visual, os grupos musicais também sentiram essa necessidade de expressão, talvez para auxiliarem as pessoas em uma imersão ao mundo da música, com o objetivo de fazer com que os ouvintes sintam e interpretem as letras dasmúsicas, ou seja, entretenimento em uma forma mais completa. Os shows  e clipes são uma das formas de "ver" a música. Mas a coisa vai além disso.
A necessidade de se criar uma atmosfera mais sombria fez com que houvesse o surgimento de apresentações regadas à maquiagens, roupas com spikes e gestos, que por fim, deram identidade à muitos músicos/grupos da cena.
Existem alguns pioneiros deste estilo, ou que conseguiram popularizar as maquiagens na arte da música. O KISS talvez seja não somente uma das maiores bandas de Rock do mundo, mas também uma das maiores, senão a maior, que utiliza maquiagens e todos os acessórios possíveis em suas apresentações para que os mesmos se tornem verdadeiros espetáculos. O Twisted Sister também utilizou-se deste recurso para criar sua identidade, e criar uma imagem até mesmo irônica.
O King Diamond conseguiu levar a coisa mais a sério no sentido de se criar algo mais sombrio, auxiliado também pela letra de suas músicas, que envolvem elementos mais sombrios. O W.A.S.P. e o vocalistaMARILYN MANSON  desfrutaram desta mesma oportunidade, como muitas outras bandas.
Embora os grupos citados acima, dentre outros, tenham dado o ponta pé inicial para que a maquiagem se popularizasse, acredito que o maior número de bandas que estejam desfrutando destes recursos são as bandas de Black Metal, o que acabou dando uma identidade ao estilo também.
Você pode conferir a matéria completa em:
Versão completa desta matéria: Polêmico Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário