18 de abril de 2010

Andreas Kisser: "O instrumento chamado voz"




Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre a voz como instrumento. Confira alguns trechos abaixo.

O vocalista, ou cantor, é o músico que mais sofre numa longa turnê – como a que o Sepultura está fazendo agora pela Europa. Ele precisa se cuidar mais, se preparar com mais atenção e ter mais disciplina antes de entrar no palco, sempre pensando no próximo show. Viajando muito e por tantos países diferentes, climas, situações inesperados e de vez em quando não se alimentando direito, é comum que algumas doenças ataquem o corpo debilitado e os vocalistas sofram muito mais. A voz não se pode trocar, como uma guitarra, então ou o vocalista se cuida ou perde completamente a voz e, se a situação for muito grave, os shows acabam sendo cancelados.

O vocalista canadense Danko Jones, da banda homônima, tem um programa de rádio em Estocolmo (Suécia), onde fica sua gravadora Bad Taste, que é muito interessante e informativo. O programa se chama The Magical World of Rock e, como o próprio nome já diz, é para quem gosta de rock e todas suas vertente.

No programa, o Danko Jones aborda vários temas, dá a sua opinião sempre com muito conteúdo e informação. Dentro do programa, ele criou um espaço com entrevistas de vários vocalistas de estilos diferentes: o Singers Clinic. Danko diz que sente falta de revistas especializadas ou workshops e clínicas destinadas aos vocalistas, nos outros instrumentos se vê muita coisa, mas para os cantores, relamente, é difícil ver alguma coisa do tipo.

O primeiro programa foi com o nosso vocalista Derrick Green e com o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. Ele também já entrevistou músicos como Gene Simmons, do Kiss, Robert Plant, do Led Zeppelin, David Johnson, do New York Dolls, e Pelle Almqvist, do Hives. As perguntas são basicamente as mesmas: como cada um se aquece antes de um show, ou de uma gravação? Como se prepara fisicamente, se tem uma dieta especial ou se toma alguma bebida, ou alguma poção secreta que ajude na hora de cantar?

Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário