18 de abril de 2010

Andreas Kisser: a dificuldade em se nomear uma banda




Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre nomes para bandas. Confira alguns trechos abaixo.

Um assunto muito interessante, e instigante, me chamou a atenção depois que li um artigo do jornal americano “The Wall Street Journal”. O texto falava sobre como é difícil hoje em dia para um grupo de músicos que estão formando as suas primeiras bandas, ou artistas já consagrados que formam novos projetos, acharem nomes para seus grupos. Isso é realmente verdadeiro e um grande desafio à criatividade dos artistas; creio que a classe artística como um todo vem enfrentando este certo “problema” de identidade. Como representar e dar sentido a uma obra com um nome que você é obrigado a escolher, simplesmente porque está disponível, ao invés de dar um nome que vai mesmo representar a obra ou a banda?

John Paul Jones, multi-instrumentista que fez parte do grande Led Zeppelin (1968-1980), está com um grupo novo, que tem na sua formação músicos já consagrados, verdadeiros mitos. Além de John, no baixo, a formação da banda conta com o ex- baterista do Nirvana e atual líder do Foo Fighters, Dave Ghrol, na bateria, e o vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age, entre outros projetos, Josh Hommes. Eles queriam o nome Calígula, mas descobriram mais outras sete bandas com este nome, dos mais variados estilos. Tiveram que apelar e dar um nome que não faz muito sentido, algo que tiveram a certeza que ninguém teria a capacidade de inventar: “Them Crooked Vultures” (algo como ‘Aqueles Abutres Invertidos’? Não saberia traduzir isto, se alguém souber, me mande uma tradução, por favor). O projeto Chicken Foot, também formado por nomes consagrados da música (Joe Satriani, Sammy Hagar, Michael Anthony e Chad Smith) é outro exemplo de um nome meio estranho, mas original, sem dúvidas.

O Cavalera Conspiracy, atual projeto dos irmãos Max e Iggor Cavalera, cofundadores do Sepultura, não teria este nome se não fosse a acirrada concorrência entre os novos projetos; eles queriam nomear a banda como Inflicted, (que depois virou o nome do disco de estreia), mas, quando foram registrar o nome, descobriram que já existia uma banda com ele. Tiveram que procurar outro e usaram a criatividade para achar um nome original, que serviria somente a eles.

Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.

Versão completa desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário