18 de abril de 2010

Andreas Kisser: "a importância do Pau Brasil para a música"




Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre a árvore da música. Confira alguns trechos abaixo.

A época em que vivemos – o nosso presente, o agora – está sendo marcado na linha do tempo como a era da preocupação ecológica, de tentar salvar o planeta e controlar a temperatura da terra, que está subindo cada vez mais e que ameaça a existência da humanidade. Esta é uma terrível herança deixada pelos nossos ancestrais e que agora, talvez tarde demais, estamos tentando mudar.

Recentemente assisti a um documentário chamado “A Árvore da Música”. Esta árvore é o nosso famoso Pau Brasil, a árvore que serviu de inspiração para o nome que batizou esta grande nação. Nação esta que não se preocupa com o que restou desta árvore, quase em extinção. Sua extração começou no século XVII com a exploração dos colonizadores portugueses, pois a madeira produzia uma tinta vermelha muito utilizada na Europa como corante. Com a extração desordenada, ela foi desaparecendo aos poucos, junto com a mata Atlântica, que tomava conta de grande parte do território brasileiro. A situação é tão grave que hoje restam menos de 10% de mata Atlântica no país.

Eu não tinha a menor ideia da importância do Pau Brasil para a música. Ela é simplesmente fundamental, é a madeira perfeita para se fazer os arcos, como diz um dos grandes violinistas que aparecem no documentário: “O arco é a alma do violino”. Portanto, sem a árvore, a música erudita seria totalmente diferente. Para se ter uma ideia da importância dessa madeira, a música que grandes compositores criaram, como Paganini ou Mozart, por exemplo, não seria possível se não fosse o arco feito do Pau Brasil. Isso é realmente inacreditável.

Para ler a matéria na íntegra acesse o link abaixo.

Versão completa desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário