29 de maio de 2011

Last Lokk at Eden - Europe


Gravado entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009, e lançado no mercado europeu em 9 de setembro daquele ano, "Last Look at Eden" é o oitavo álbum do grupo sueco Europe, e chega agora ao Brasil em uma linda edição digipak com duas faixas bônus, via Hellion Records.



Imagem

Não espere encontrar aqui aquele pop metal grudento que tornou a banda famosa em todo o mundo através do álbum "The Final Countdown" (1986). Não há em "Last Look at Eden" babas como a balada “Carrie”, por exemplo. O papo aqui é outro: hard rock pesado, com composições maduras e repletas de classe, que tem tudo para cair no gosto de todo de música pesada.
Produzido por Tobias Lindell e pela própria banda, "Last Look at Eden" é um álbum excelente, que irá surpreender quem associa o Europe apenas a "The Final Countdown". As músicas caminham com absoluta competência e segurança através das mais variadas facetas do hard. Há momentos épicos (como a abertura 'zeppeliana' com a faixa-título), faixas pesadas com um bem-vindo tempero blues (como “Catch That Plane”, que poderia estar em um álbum do Whitesnake) e hards diretos (a sensacional “The Beast”, uma das melhores faixas do disco).
Ares orientais batem forte em “No Stone Unturned”, uma composição grandiosa que coloca em pratos limpos toda a experiência adquirida pela banda em quase três décadas de estrada.
Até mesmo as baladas, tradicionalmente açucaradas, aqui ganham uma cara muito mais madura, como é o caso de “New Love in Town”. Mas o momento mais emocionante de "Last Look at Eden" é a sua última faixa. “In My Time” é uma linda balada onde a emoção aflora a cada acorde. Dedicada à Michelle Meldrum, esposa de John Norum, é ao mesmo tempo uma declaração de amor e uma carta de despedida para Michelle, falecida em 2008 devido a um tumor no cérebro. O solo de Norum é belíssimo, e traduz o desamparo e a dor de perder um grande amor. O casal teve um filho, Jake Thomas, nascido em setembro de 2004 e que está ao lado de Norum na capa de seu último disco solo, "Play Yard Blues", lançado em 2010.
Quem me conhece sabe que eu não sou fã do Europe e muito menos do estilo que os tornou conhecidos em todo o planeta. Mas eu gostei demais de "Last Look at Eden" justamente por ele estar muito distante da sonoridade de "The Final Countdown". Suas doze faixas, acrescentadas de dois bônus na versão nacional - “Yesterday's News” gravada ao vivo em Paris em 2005 e “Wake Up Call” ao vivo em Tóquio no mesmo ano -, formam um conjunto de canções tão competente e inspirado que conseguiu conquistar até um não fã, como é o meu caso.
Dê um presente a si mesmo e ouça "Last Look at Eden". Você irá conhecer um grande disco!
Faixas:
1 Prelude
2 Last Look at Eden
3 Gonna Get Ready
4 The Beast
5 New Love in Town
6 Mojito Girl
7 No Stone Unturned
8 Catch That Plane
9 U Devil U
10 Only Young Twice
11 Run With the Angels
12 In My Time

Bonus tracks:
13 Yesterday's News (Live Paris 2005)
14 Wake Up Call (Live Tokio 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário