29 de maio de 2011

Black Sun - Primal Fear

Por Diego Cesar Bortolatto Simi

O Primal Fear, banda alemã de Power Metal formada no final dos anos 90, por meio da Nuclear Blast lançou em 2002 um álbum de altíssima qualidade e que vem sido totalmente esquecido no repertório de seus shows. Trata-se de Black Sun - sucessor do aclamado álbum “Nuclear Fire” (2001) – e que segundo o líder e baixista Mat Sinner em algumas entrevistas, não é seu álbum favorito, embora na opinião da maioria dos fãs seja um álbum repleto de clássicos com a banda em seu auge.



Imagem

“Black Sun” é um disco conceitual e conta a história de uma viagem a um planeta misterioso que leva o nome deste cd. Realmente, a temática e o clima das músicas aponta para algo futurístico. Musicalmente falando, o som do Primal Fear nesse registro é bem reto e ao mesmo tempo variado, ou seja, a sonoridade sempre vai ser um Power Metal vigoroso e muito pesado, mas sempre vai apresentar trechos com outras influências, e é isso que torna o álbum muito mais interessante.
A abertura fica por conta da pesada intro “Countdown to Insanity”, já emendada pela clássica “Black Sun”. A música começa com riffs pesados e chega num refrão extremamente empolgante com Ralf Scheepers mostrando toda sua potência e feeling nos agudos, seguido por um harmônico solo de guitarra, mostrando ótimas influências vindas do Metal Melódico no som da banda. “Black Sun” é disparada a melhor música desse CD e talvez a melhor faixa-título da banda.
Sem deixar o nível cair, a Águia de Metal já manda em seguida outros dois petardos: “Armageddon” e “Lightyears From Home”. A primeira é mais cadenciada e novamente é marcado pelo desempenho do excelente vocalista Ralf Scheepers com seus agudos devastadores. Já a segunda música mostra novamente as influências do Metal Melódico com o baterista Klaus Sperling arregaçando nos bumbos duplos e a dupla de guitarristas Stefan Leibing e Henny Wolter entrando seus empolgantes riffs e solos dobrados.
Outro destaque deste disco é “Revolution”. Pesada, com riffs mais voltados para o Heavy Metal praticado pelo JUDAS PRIEST. Aliás, muitos comparam o vocalista Ralf Scheepers com Rob Halford, falando até que Ralf é uma cópia barata do Metal God. Na verdade, pode-se dizer que Ralf Scheepers se inspira no ídolo Rob Halford, mas o timbre de voz de Ralf é bem diferente do mestre Rob Halford e é um ótimo timbre, o que torna-o um excelente vocalista.
O disco ainda conta com a melódica “Mind Control” e a pesadíssima e agressiva “Fear”, onde Mat Sinner arrebenta com seu baixo, beirando quase ao Thrash Metal no começo. Aliás, Mat Sinner é um ótimo baixista e toca de um jeito que deixa o som do Primal Fear ainda mais pesado e intenso.
Certamente o "Black Sun" é um dos melhores, se não o melhor cd do Primal Fear e com certeza é o mais injustiçado da carreira da Águia de Metal por eles próprios. "Black Sun" foi o play que fez com que eu me tornasse fã da banda e com certeza se eles incluíssem pelo menos três músicas desse disco em seu set-list, o show dos alemães iria se valorizar 100% mais.
Track list:
01- "Countdown To Insanity" – 1:43
02- "Black Sun" – 4:02
03- "Armageddon" – 4:05
04- "Lightyears From Home" – 4:40
05- "Revolution" – 4:02
06- "Fear" – 4:20
07- "Mind Control" – 4:58
08- "Magic Eye" – 5:16
09- "Mind Machine" – 5:37
10- "Silence" – 4:39
11- "We Go Down" – 5:53
12- "Cold Day In Hell" – 4:10
13- "Controlled" – 3:36

Line-up:
Ralf Scheepers – vocal
Henny Wolter – guitarra
Stefan Leibing – guitarra
Mat Sinner – baixo
Klaus Sperling - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário