13 de março de 2011

Melotronical - Factory of Dreams

"Factory of Dreams" é um projeto português que existe desde 2008, quando o multi instrumentista Hugo Flores chamou a jovem porém rodada (no bom sentido, ok?) vocalista Jessica Lehto para um projeto de Metal Progressivo. Os dois já tem dois lançamentos juntos, sendo que o terceiro álbum do projeto, "Melotronical", foi lançado terça feira, dia 8 de Março, pela ProgRock Records.



Imagem

Bom, a capa já dá uma ideia do que a audição reserva. Um Metal progressivo e diria até que transcendental, repleto de coros que contrastam vozes femininas e masculinas, duetos entre Jessica e Hugo, orquestrações e belas melodias de teclados. Essas são as características mais legais do disco, pois em contra partida, o instrumental é estranho, pra dizer o mínimo. É claro que ninguém pode tocar com maestria vários instrumental, mas pelo jeito Hugo quis inventar um pouco e, não sei se propositalmente, os instrumentais se sobrepõem. A impressão que fica é que ele gravou uma coisa aleatória com cada instrumento, mixou tudo e lançou o disco. A bateria é a pior parte, já que quase sempre atropela o resto, com pedais duplos em partes que não fazem sentido nenhum. Os outros instrumentos são mais certinhos, mas não é anormal encontrar uma linha de baixo ou um riff de guitarra em desacordo com o que está sendo tocado.
De qualquer modo, Hugo se mostrou um bom instrumentista, mas um compositor um tanto quanto excêntrico, já que as canções apresentam variações de ritmo inesperadas e moldam um álbum bem diversificado, tendo partes mais agressivas e brutais, além de outras mais angelicais e bonitas, principalmente quando o vocal de Jessica se junta aos teclados, formando uma combinação incrível. Por falar na vocalista, ela se mostra ótima no que faz, com técnica, alcance e um timbre bem legal. A produção é bem feita e não diminuiu em nada o trabalho da dupla, a começar pela capa, uma das artes mais interessantes que eu já vi.
Mas apesar dos atropelos e das variações inesperadas no andamento, a obra no seu geral é bem tragável, demora um pouco pra se acostumar, fato, mas esse lado experimental/ avant garde é legal e, se você é do tipo de pessoa que curte uma coisa assim, aconselho ouvir esse disco aqui. Mas, se você acha experimentalismo uma coisa "tensa", não mudará de ideia com esse disco.
Hugo Flores - Electric/Acoustic Guitar, Bass, Synthesizers, Additional Drum Arrangements, "Berimbau", Percussion, Sitar and 12 String Guitar
Jessica Lehto - Vocals

1. Enter Nucleon 03:41
2. Melotronical 05:25
3. A Taste of Paradise 03:38
4. Protonic Stream 08:03
5. Into Oblivion 04:38
6. Obsessical 04:21
7. Back to Sleep 03:15
8. Whispering Eyes 04:16
9. Subatomic Tears 04:30
10. Dimension Crusher 04:23
11. Echoes from Earth 04:24
12. Something Calling me 03:36
13. Reprogramming 04:07

Um comentário:

  1. Grande grande álbum o Melotronical!
    Algumas reviews recentes!

    "(...)exceptional with perfect craftsmanship that envelopes the listener to hunger for more. The one thing that i feel strongly separates FOD from the other bands in the same genre is the fact that they are not afraid to dive into the more pop oriented culture rather than try to hard to force the metal sound into their music (...) The true beauty of the album is that its the atmosphere and intensity that excells within the harmonies and operatic vocal work."

    "(...) gigantic sci-fi prog metal of epic proportions, with immense imagination, intelligence and ambition (...)The songs swirl from quiet reflection to frenetic power, full of dreamy melodies, soaring refrains, rich synths, twinkling piano, driving guitars and skilful technical musicianship, all superbly produced."

    "...one of early 2011's must hear releases. Hugo Flores and Jessica Lehto are a magical combination"

    http://vianocturna2000.blogspot.com/2011/02/review-melotronical-factory-of-dreams.html

    http://www.seaoftranquility.org/reviews.php?op=showcontent&id=10471

    ResponderExcluir