20 de junho de 2010

Kid Vinil: "recomendações do rock sulista norte-americano"

O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre o rock sulista norte-americano. Confira abaixo alguns trechos da matéria.

Vou fazer algumas recomendações do estilo conhecido como southern rock ou rock sulista. Trata-se de um gênero musical dentro do rock norte-americano que apareceu no final da década de 60, proveniente da mistura do rock and roll com a música country, o blues e o jazz. O ZZ Top é uma das bandas que passeia por esse estilo, mas não dá para chamá-los exclusivamente de southern rock, pois os músicos trazem na bagagem influências de outras vertentes, como hard rock, blues rock e boogie rock. Porém, é muito comum encontrar o clássico “Tres Hombres” (1973) nas listas de melhores álbuns de southern rock.

O estilo de rock sulista começou a se definir a partir de 1969 quando o The Allman Brothers Band, uma banda da Georgia, lançou seu primeiro álbum. O grupo foi formado pelos irmãos Duane e Gregg Allman, apaixonados por soul music e o R&B. Mas, diferentemente desse gosto pessoal, a banda era uma mistura de blues, country e jazz. Duane Allman foi um guitarrista cultuadíssimo em sua época e, durante seu pouco tempo de vida (morreu em 1971, aos 25 anos), deixou seu nome gravado na história do rock. Além de participar como músico de estúdio acompanhando grandes nomes da música americana, como Wilson Picket e Aretha Frankiln, fez parte do projeto Derek And The Dominos ao lado de Eric Clapton. Essa parceria rendeu o álbum 'Layla and Other Assorted Love Songs' (1970), um dos maiores clássicos do rock setentista e considerado por alguns – muito graças a participação de Duane Allman – como um autêntico disco de southern rock.

Leia a matéria na íntegra no link abaixo.

Fonte desta matéria: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário