13 de setembro de 2011

Noisecreep: os melhores documentários de Heavy Metal


O Noisecreep elaborou uma lista com os dez documentários sobre Heavy Metal que você não pode deixar de ver. Confira, em ordem decrescente.
10. Until the Light Takes Us (2009)
O filme tem sua temática centrada na cena norueguesa do Black Metal e conta com depoimentos de duas das figures mais controversas do gênero: Gylve "Fenriz" Nagell (Darkthrone) e Varg "Count Grishnackh" Vikernes (Burzum). A cena destaque fica por conta de Kjetil-Vidar "Frost" Haraldstad. O baterista do Satyricon cospe fogo e se corta com uma faca eu frente à platéia de um de seus shows.
9. Iron Maiden: Flight 666 (2009)
O filme segue os mestres do Heavy Metal durante a primeira parte da Somewhere Back In Time World Tour, entre fevereiro e março de 2008. O grupo viaja em seu próprio 747, pilotado pelo capitão e vocalista Bruce Dickinson.
8. Heavy Metal Parking Lot (1986)
Se você esteve em um show de Metal nos últimos 30 anos, já sabe que pode ver imagens inesquecíveis antes mesmo de entrar no local da apresentação. Esse documentário de 17 minutos foi filmado antes de um show do Judas Priest, em 31 de maio de 1986, se tornando um ícone do estilo.
7. Get Thrashed (2008)
O grande diferencial dessa produção é que ela não restringe foco às óbvias e bem sucedidas bandas do Thrash Metal. Nomes como Vio-Lence, Hirax, Overkill e Nuclear Assault são lembradas, para alegria de quem viveu a era de ouro.
6. Heavy Metal in Baghdad (2007)
Filmado durante três anos, segue a banda iraquiana Acrassicauda lutando para manter sua música viva em um país despedaçado pela guerra.
5. Lemmy (2010)
Poucos músicos representam o espírito do estilo como Ian “Lemmy” Kilmister. Esse documentário tenta retratar um pouco de seu cotidiano, permeado por histórias que só uma lenda viva poderia oferecer.
4. Some Kind of Monster (2004)
Registrando o momento mais tenso da carreira de uma das maiores bandas do mundo, esse documentário vai fundo na crise que tomava conta do Metallica. Genial para alguns, constrangedor para outros, o que não dá é para ficar indiferente.
3. Anvil! The Story of Anvil (2009)
A banda que todo mundo ouviu falar, mas poucos conheciam. Assim como poucos sabiam o que seus membros faziam para sobreviver, já que o grupo não lhes dava retorno. Mas o sangue, suor e lágrimas valeram a pena após esse documentário, produzido por Sacha Gervasi, que trabalhou como roadie do conjunto em seus primórdios.
2. The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years (1988)
Em plena Guerra com a censura exercida pela PRMC, o documentário mostra a cena musical de Los Angeles. Embora alguns grupos como Megadeth e W.A.S.P. compareçam, o foco é nos grupos de Hair Metal. Excessos e rebeldias de quem ainda acreditava que poderia mudar o mundo comparecem aos borbotões.
1. Metal: A Headbanger's Journey (2005)
Sam Dunn viaja pelo mundo conversando com músicos e fãs sobre o Heavy Metal e seus subgêneros. Pelo caminho, muitas histórias e o significado do estilo em uma visão mais ampla que qualquer produção já ofereceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário