13 de setembro de 2011

Black and White America - Lenny Kravitz



Imagem
Produzido, como sempre, pelo próprio Lenny, "Black and White America" é uma deliciosa viagem aos anos setenta, cujo ingrediente principal é o groove, o embalo, o balanço. Orgânico como há tempos um disco do cantor e guitarrista não soava, o nono álbum de Kravitz inicialmente iria se chamar "Negrophilia", atestando o retorno às raízes black music de seu som.
Estreia do cantor pela Roadrunner Records, "Black and White America" pode ser encarado como uma espécie de trabalho conceitual, com suas dezesseis faixas levando o ouvinte por uma agradável jornada pela rica história da música negra norte-americana. Há aqui elementos do já citado soul, além de funk, rhythm and blues e o sempre bem-vindo clima Motown.
O início com a autobiográfica faixa-título e seus bem encaixados metais sacanas já deixa o ouvinte com uma ótima impressão, que apenas vai se solidificando no decorrer da audição. Fazia muito tempo que Lenny Kravitz não surgia tão interessante quanto aqui. “Liquid Jesus” e seu clima 'chill out' remetem a Marvin Gaye. “Rock Star City Life” irá agradar quem curte a faceta mais rocker de Kravitz, enquanto “Stand” é um pop perfeito para começar o dia.
Há momentos muito cativantes em "Black and White America". Um dos principais é “Superlove”, uma composição que navega naquela linha tênue entre o soul e o funk e conforta o ouvinte com sua atmosfera acolhedora. “I Can't Be Without You” é outra que se destaca, baixando as luzes do ambiente com uma sexualidade tangível.
Apenas duas faixas lembram os trabalhos recentes de Lenny. A parceria com Jay-Z e DJ Military em “Boongie Drop” é apenas mediana, enquanto “Sunflower”, com a participação de Drake, tem uma batida nascida em uma roda de samba e é até passável.
"Black and White America" é um disco muito bom, com uma sonoridade orgânica, viva, pulsante, que não tem nada a ver com o que Lenny Kravitz estava fazendo em seus últimos álbuns. Se você curtiu os primeiros discos desse norte-americano mas perdeu o interesse pelo seu trabalho devido ao direcionanento exageradamente pop que ele seguiu, "Black and White America" é o disco que vai trazer você de volta.
Faixas:
Black and White America
Come On Get It
In the Black
Liquid Jesus
Rock Star City Life
Boongie Drop
Stand
Superlove
Everything
I Can't Be Without You
Looking Back On Love
Life Ain't Ever Been Better Than It is Now
Tha Faith of a Child
Sunflower
Dream
Push

Nenhum comentário:

Postar um comentário