Embora possa ser apontado como o maior ícone do rock argentino de todos os tempos, FITO PÁEZ há anos se distanciou do gênero que o consagrou na década de oitenta. Porém, a carreira do músico – que se consolidou através do pop de “Circo Beat” (1994) e das baladas introspectivas de “Rodolfo” (2007) – retoma o caráter puramente elétrico no seu mais recente registro. O novo álbum do compositor portenho, intitulado “Confiá”, funciona como um perfeito contraponto aos discos mais intimistas lançados na última década.
Com produção assinada pelo próprio cantor, “Confiá” ganhou vida em diferentes cidades por onde FITO PÁEZ passou entre 2009 e 2010. A finalização feita no seu próprio estúdio – em Buenos Aires – uniu material gravado em cidades como Córdoba e Rio de Janeiro e misturou influências verdadeiramente distintas. De certo modo, o 21º registro da maior estrela da música portenha assume uma postura elétrica, nitidamente mais crua, sem abrir mão das características melódicas e cadenciadas que contornam boa parte do famoso “El Amor Después del Amor” (1992) e dos seus registros mais recentes. O repertório de “Confiá”, mesmo alternando bons e maus momentos, não prejudica a consistência do resultado final da obra. No fim das contas, o que existe por trás – e acima de qualquer outra coisa – é uma vontade de retomar o sucesso comercial praticamente esquecido nos trabalhos escritos somente para voz e piano da década passada.
Não por acaso que o disco emplacou rapidamente o hit radiofônico “Tiempo al Tiempo, uma faixa curta – que não ultrapassa três minutos – e que une algumas referências da música latina mais animada ao pop/rock doce (e bem próximo ao blues) de FITO PÁEZ. Da mesma forma, a abertura com a faixa-título mostra como a participação da banda castelhana The Killing Burritos foi fundamental para o nível requintado e eficiente atingido pelo instrumental de “Confiá”. A grande maioria do repertório, mesmo que assumindo uma tranquilidade incomum para o rock mais clássico, esbanja maturidade e bom gosto. O tradicionalismo do cantor argentino pode ser apontado como uma interessante crítica ao pop minimalista (e repleto de invencionices) de artistas como JORGE DREXLER e KEVIN JOHANSEN.
De modo claro, “Confiá” não é um disco entediante, tampouco um registro pobre de melodias e características sonoras. A riqueza instrumental do álbum ainda se desdobra na animada “La Ley de la Vida” e em “En el Baño de un Hotel” – capaz de recordar muito o que FITO PÁEZ escreveu de melhor na década passada. Por mais que o pop/rock argentino possa ser apontado como um estilo difícil de digerir, o mais recente disco da sua maior referência retoma boa parte dos seus melhores momentos com um contorno bastante atual. A indicação é extremamente válida para aqueles que conseguem ver para além do tapa-olho do preconceito.
Nas mãos de muitos outros artistas, o estilo de “Confiá” poderia soar sonso e/ou demasiadamente despretensioso. Porém, as qualidades de FITO PÁEZ – sobretudo como compositor – são inquestionáveis e assumem a dianteira com maestria. Outras músicas mais animadas, como “M&M” e “La Nave Espacial”, destacam as virtudes da performance mais roqueira do argentino. Por outro lado, “London Town” é a típica faixa que impressiona pela carga emotiva que a voz do portenho pode adicionar às melodias mais cadenciadas. O resultado, acima da média nessas músicas citadas, ganha um contorno ainda mais forte com a excepcional “Fuera de Control”, possivelmente o maior destaque do disco inteiro. O pop/rock com toques de blues é claramente o divisor de águas em “Confiá”.
Track-list:
01. Confiá
02. Tiempo al Tiempo
03. M&M
04. La Nave Espacial
05. London Town
06. Limbo Mambo
07. La Ley de la Vida
08. El Mundo de Hoy
09. Saliendo de tu Prisón
10. En el Baño de un Hotel
11. Fuera de Control
12. Desaluz
02. Tiempo al Tiempo
03. M&M
04. La Nave Espacial
05. London Town
06. Limbo Mambo
07. La Ley de la Vida
08. El Mundo de Hoy
09. Saliendo de tu Prisón
10. En el Baño de un Hotel
11. Fuera de Control
12. Desaluz
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