30 de maio de 2011

Split - Ratos de Porão/Looking for an Answer


2010 foi um grande ano para o Ratos de Porão: lançaram o formidável documentário “Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão”, o DVD “Ao vivo no Circo Voador” e esse fabuloso split com a Looking for an Answer, banda excepcional, diga-se de passagem, em Vinil e em CD



Imagem

E todos os sons da maior banda de hardcore/crossover brasileira aqui nesse trabalho estão inspiradíssimos. As músicas da RDP estão mais velozes do que nunca, numa porradaria sem tamanho, em um dos mais agressivos lançamentos da banda. O Ratos já fez maravilhosos trabalhos anteriormente, mas com esse split, parece que deram uma renovada na violência, tornando o disco ainda mais empolgante. Talvez esse sim deveria se chamar “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo”. Destaque para o peso da guitarra de Jão e para Boka, que mais uma vez mostrou porque é um dos melhores bateristas do Brasil.
Do outro lado da bolacha, quando a Looking for an Answer começa a tocar, sai da frente. Entra em cena um grindcore esporrento, violentíssimo, muito sujo e pesado, daqueles bem primitivos. Sem exagero, é impressionante a podridãosonora que a LFAA expele nas suas 8 faixas do split. Não há muito o que dizer. O conjunto é daqueles que toca o estilo da maneira mais pura e feroz. E o melhor: com muita qualidade.
E ambas as bandas apresentam qualidade de gravação excepcional, sujas na medida certa. Das 6 faixas executadas pelo RDP, 3 são inéditas. Quanto às restantes, registraram em estúdio as músicas “Guerrear” e “Políticos em Nome do Povo”, antes gravadas somente no álbum ao vivo de 1992. Já a última é um cover do LFAA (ambas as bandas fazem cover uma da outra). O Ratos escolheu “La Matanza”, que ficou sanguinolenta, embora a versão original seja mais extrema. Já o Looking for an Answer fez uma versão espetacular de “Paranóia Nuclear” (o vocal fez uma bela embromation, mas se o próprio Gordo também faz…), com direito a um trechinho de “AIDS, Pop, Repressão” no final.
O split, um dos melhores lançamentos de 2010, é uma festa, uma celebração da música extrema mundial. Para quem quer levar uma bela marretada.
Ratos de Porão
1. Exército de Zumbis
2. Paradoxo da Soberba
3. O Martelo dos Hereges
4. Guerrear / Políticos em Nome do Povo
5. La Matanza (Looking for an Answer Cover)

Looking for an Answer
6. Tumor
7. No Dioses, No Poser
8. Embestida
9. Subsuelo?
10. Bombas para la Paz
11. Seven Cunts into God's Throat
12. Rito De Muerte
13. Paranoia Nuclear (Ratos de Porão Cover)

Ratos de Porão/Looking for an Answer – Split
Beat Generation/Munster – 2010 – Brasil/Espanha

Fonte desta matéria: Som Extremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário