30 de maio de 2011

Hatebreed - Hatebreed

Por Alexandre Fernandes

Hardcore e Metal se misturam já não é de hoje. E também já não é de hoje que essa mistura é desprezada por headbangers mais conservadores. Azar o deles, que com isso, podem acabar não ouvindo um puta disco como esse do Hatebreed.



Imagem

Esses norte-americanos já estão na estrada desde a metade da década de 90. E desde a sua fundação sempre encontram pessoas resistentes a lhes dar uma chance. No começo praticavam um hardcore muito pesado, cheio de groove e breakdowns. Mas ultimamente, depois de excursionarem com nomes como Slayer, decidiram incorporar o Metal de vez ao seu som. E em 2009 este 6º full length dos caras (o CD anterior deles, do mesmo ano, é composto apenas de covers), auto-intitulado, só veio para provar isso.
O peso já começa na abertura “Become The Fuse”, cheia de groove. Daqui temos uma idéia do que é que vai vir pela frente: peso, guitarras afiadas com alguma melodia, bumbos duplos e muita ferocidade nos vocais. O CD segue bem com as ótimas “Between Hell And Heartbeat” (com uma introdução bem diferente do que é comum ao Hatebreed), Not My Master (com um breakdown que não vai deixar seu pescoço muito bem) e “Hands Of A Dying Man” (a mais veloz do cd!).
As canções num geral, são composições simples, que não inovam em muita coisa, é verdade. Mas essa nunca foi a intenção do Hatebreed, que sempre quis fazer músicas intensas, onde possam expressar suas verdades (através dos brados raivosos do vocalista Jamey Jasta), e fazerem com que a galera se divirta em mosh pits e headbanging.
Outras faixas que eu poderia destacar também são a cadenciada “Through The Thorns”, a inusitada faixa instrumental “Undiminished” (que guitarras boas!), e a minha favorita do cd “Merciless Tide”, um ótimo Thrash Metal moderno, com dois pequenos solos muito bons. Tem até um cover (muito decente) para “Escape” do Metallica.
Este play apresenta uma grande evolução na sonoridade do Hatebreed. Acaba sendo o CD menos repetitivo dos caras, mas eles ainda podem variar e implementar um pouco mais as suas composições. E por favor, tentem deixar mais de lado os breakdowns, que acabam tirando o brilho de muitas faixas.
Bons riffs, alguns solos (interessantes, inclusive), uma cozinha simples e eficaz, um vocal raivoso, uma boa produção. É tudo que um bom CD de Metal precisa, certo? Bom, está tudo aqui. Dê uma chance a este CD, e diga a você mesmo que esta não é uma banda de Metal, se for possível.
Tracklisting
01 – Become The Fuse
02 – Not My Master
03 – Between Hell And A Heartbeat
04 – In Ashes They Shall Reap
05 – Hands Of a Dying Man
06 – Everyone Bleeds Now
07 – No Halos For The Heartless
08 – Through The Thorns
09 – Every Lasting Scar
10 – As Damaged As Me
11 – Words Became Untruth
12 – Undiminished
13 – Merciless Tide
14 – Pollution Of The Soul
15 – Escape (Diehard Edit) (Metallica Cover)

Nenhum comentário:

Postar um comentário