30 de maio de 2011

Eddie Trunk's: Essential Hard Rock and Heavy Metal


Depois de anos apenas sonhando, você finalmente conseguiu tornar realidade aquela tão almejada viagem de férias para Nova York. Agora você está na capital do mundo, curtindo os inúmeros atrativos que a cidade oferece.
Em um dia de folga na programação, resolve ir no botecoque fica na esquina do seu hotel beber alguma coisa. Chegando lá, escolhe uma mesa no canto, tira a sua jaqueta e deixa à mostra a camiseta do Kiss que está usando. Embalado pelo telão do lugar, que rola clipes clássicos de hard rock e heavy metal, pede mais uma cerveja, e mais uma, e mais uma.
Quando percebe, você já está conversando animadamente com o gordinho da mesa ao lado, que também usa uma camiseta de rock, no caso, uma do Black Sabbath. A conversa flui, com histórias sobre música surgindo como água, até que, em um certo momento, você se apresenta para o cara, diz que é brasileiro e que está passando as férias em Manhattan. Seu novo amigo também faz o mesmo, conta que é natural de New Jersey e se apresenta como Eddie. Só então você entende o porque de ter a impressão de que já conhecia seu novo brother: ele é Eddie Trunk, o cara do That Metal Show e um dos mais conhecidos e respeitados jornalistas de heavy metal dos Estados Unidos.
Imagem
Esse é o astral do livro "Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal". Nele, Trunk fala de forma descontraída, como se estivesse contando histórias em uma mesa de bar, sobre grupos clássicos para a história e o desenvolvimento do hard rock e do heavy metal, sempre ligando a trajetória das bandas às suas experiências pessoais – exatamente a mesma fórmula que o tornou famoso no That Metal Show, que é transmitido no Brasil pela VH1.
Da paixão juvenil pelo Kiss, passando pela admiração pelo Judas Priest e a amizade profunda com Ronnie James Dio, Eddie Trunk conta de maneira envolvente a sua relação com alguns dos músicos mais importantes do som pesado, ao mesmo tempo em que dá a sua opinião sobre cada um dos grupos abordados.
Ainda que a inclusão dessa ou daquela banda entre as 35 apontadas por Eddie como sendo essenciais seja discutível – no meu caso, questiono a escolha de nomes como Bon JoviPoison, Tesla e, principalmente, Billy Squier entre os nomes indicados por Trunk -, essa questão vai para segundo plano pela abordagem dada por Eddie ao livro. Como deixa claro na introdução, ele não pretendeu conceber um documento definitivo sobre o hard rock e o heavy metal, mas apenas colocar em palavras a sua relação e enorme paixão pelo estilo.
Além das trinta e cinco bandas destacadas, há um capítulo final com pequenos textos sobre grupos que também foram muito importantes para o gênero na opinião de Trunk, com nomes como Accept, Dokken,Dream TheaterExodus, Ratt, SaxonW.A.S.P. e Whitesnake, entre outros.
Escrito pelo apresentador de uma forma ao mesmo tempo leve e divertida, mas sem abrir mão de deixar clara a sua opinião sobre os mais variados assuntos, o livro causa uma identificação imediata com todo e qualquer fã do gênero, principalmente aqueles que já passaram dos trinta anos e viveram a cena da década de 80.
Os trechos onde Trunk fala da sua experiência como vendedor de uma loja de discos e o período em que trabalhou ao lado do lendário Johnny Zazula nos primórdios da Megaforce são muito interessantes e informativos.
Outra característica legal da obra é que cada capítulo aborda uma banda em específico, com Eddie contando a sua relação com o grupo e contextualizando o impacto e a importância daquele nome para o hard e o metal. Além disso, Trunk sempre compõe um tracklist com as suas músicas preferidas de cada banda, com a inclusão de sons nada óbvios nas suas seleções. Eddie também conta curiosidades do fundo do baú sobre cada grupo abordado, justificando o status de expert que possui.
O livro foi impresso todo em papel couché de ótima gramatura, e tem dezenas de imagens do fotógrafo Ron Akiyama, parceiro do radialista e apresentador no projeto. A introdução, escrita por ninguém menos que Rob Halford, é outro destaque.
Dedicado a Ronnie James Dio, de quem Trunk era um grande fã e acabou se tornando um grande amigo – o capítulo que aborda Dio é de longe o mais emocionante do livro -, "Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal" é leitura indicadíssima para qualquer pessoa que goste de hard rock e heavy metal. A obra documenta a paixão de seu autor pelo gênero, e tem como principal qualidade a maneira singular com que Eddie Trunk conta a história dos nomes mais importantes do hard e do metal associada a fatos de sua vida pessoal – como já disse antes, a mesma fórmula que o tornou famoso tanto em seu programa de rádio quanto no That Metal Show.
Não há previsão de lançamento no Brasil de "Eddie Trunk's Essential Hard Rock and Heavy Metal", mas tenho a certeza de que se uma editora comprasse os direitos da obra e a colocasse em nossas livrarias, o livro seria um pequeno best seller.
Para terminar, apenas uma palavra: compre!
Matéria original: Collector´s Room

Nenhum comentário:

Postar um comentário