30 de maio de 2011

Eternal Suffering - Neófito


Embora o release informe se tratar de um conjunto death/doom metal, é bem verdade que os caras tocam um thrash/death técnico e criativo, sem ser ultraveloz. É claro que há elementos doom, mas são limitados a poucas passagens. E nesses mais de 15 anos de formação, demonstram grande maturidade musical. Prova disso foi “Eternal Suffering” aparecer entre os 10 melhores lançamentos do ano no site www.novometal.com, ao lado de bandas como Korzus, Genocídio, Torture Squad e Makinária Rock, além de terem sido uma das bandas escolhidas pela revista Roadie Crew para o Wacken Metal Battle – SC.



Imagem

Abrindo o trabalho de forma promissora, “Cold Ilusion”, a melhor do álbum, já chama a atenção do ouvinte e dá o toque do que está por vir. Depois, a variação de ritmos de “The Birds” também é uma boa pedida para quem não curte a mesmice na música extrema. Já o som que dá nome ao álbum começa com um trabalho guitarras muito bom, e depois descamba para a porradaria com andamento empolgante. É talvez a mais diversificada do disco. “instrumental”, por sua vez, é a composição mais direta da Neófito. Seu final é muito bom, embora termine em um fade out meio inesperado.
Depois, vem a grande rifferama de “1452 Eternepvngt”, com uma cadência legalzinha. Culmina em mais um solo lindo. Essa traz boa parte das características doom do grupo, enquanto “Sr. Tyrants”, a mais curta de todas, vem mais no pique death metal cru. E fechando, “King of Fears” também apresenta grandes alternâncias de batidas, mas feitas de maneira competente, finalizando em um instrumental bastante melancólico.
vocalista/guitarrista Rafael Ghislandi é bastante eficiente, e seu companheiro das seis cordas, Rafael Tizatto, dá uma boa aula com seu instrumento. São sem sombra de dúvida músicos competentes, mas Guilherme Letti poderia ousar um pouco mais em sua bateria.
De forma global, as músicas são bem trabalhadas e estruturadas. Esse talvez seja o maior trunfo da Neófito. Destaques também para os belos, profundos e inspirados solos.
A capa é muito bonita e representa bem o trabalho dos caras.
Mas é preciso ser dito: faltou um cuidado na gravação, que prejudicou o play. Lembra aquelas produções de bandas thrash/death do final dos anos 80/começo dos anos 90, com um reverb típico da época. Tenham a sonoridade do “Schizophrenia” (Sepultura) como base para uma comparação. Corta um pouco o tesão da audição, mas ainda sim, consegue transmitir o feeling raivoso do quarteto.

Tá aí uma boa banda de metal que merecidamente vem ganhando espaço no underground. Um caprichozinho maior na próxima empreitada, e aí, estarão tinindo!
PS: Para constar, recebi e-mail do guitarrista Rafael Tizatto explicando que na verdade ¨Eternal Suffering¨ foi gravado em 1996, mas com a banda encerrando suas atividades nesse ano, o material ficou guardado, sendo lançado só em 2010, com o retorno do grupo, o que explica um pouco da sonoridade ¨old school¨ do disco.
TRACKLIST
1- Cold Ilusion
2- The Birds
3- Empty
4- Eternal Suffering
5- Instrumental
6- 1452 Eternepvngt
7- Sr. Tyrants
8- King of Fears

Neófito – Eternal Suffering
Independente – 2010 - Brasil

Link para download:
Fonte desta matéria: Som Extremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário