21 de março de 2011

Thin Lizzy







Thin Lizzy é uma banda de hard rock da Irlanda, formanda em Dublin no ano de 1969. A banda foi liderada, ao longo de sua carreira, pelo cantor e compositor Phil Lynott, e são conhecidos porhits como "Whiskey in the Jar", "Jailbreak" e "The Boys Are Back in Town", todos sucessos internacionais tocados regularmente em estações de rádio especializadas em hard rock e rock clássico. Após a morte de Lynott, diversas encarnações da banda surgiram ao longo dos anos, que culminaram numa formação mais estável baseada em torno dos guitarristas Scott Gorham eJohn Sykes. Sykes abandonou a banda em junho de 2009.
Como líder do Thin Lizzy, Lynott compôs ou co-compôs a maior parte das canções da banda. Também foi um dos poucos negros a conseguir algum sucesso significativo no hard rock. Além de ser multirracial, a banda também se notabilizou por recrutar membros em ambos os lados da fronteira irlandesa, e das comunidades católica e protestante da ilha. Sua música reflete uma ampla gama de influências, incluindo a country music, o rock psicodélico, a música irlandesa e a música tradicional folclórica daquele país; porém é classificada geralmente como hard rockou, por vezes, heavy metal. A revista Rolling Stone descreveu a banda como "distintamente hard rock", "muito distante da matilha zurrante de meados da década de 70".
John Dougan, crítico do site Allmusic, escreveu que "como a força criativa da banda, Lynott era um compositor mais inteligente e perspicaz que muitos de sua classe, preferindo os dramas de amor e ódio cotidianos da classe operária, influenciado por Bob DylanVan MorrisonBruce Springsteen e virtualmente quase toda a tradição literária irlandesa." Van Morrison, Jeff Beck e Jimi Hendrix foram grandes influências durante o início da banda, e entre as influências posteriores estão os artistas americanos Little Feat e Bob Seger.. Em maio de 2010 foi anunciado pelos remanescentes do thin lizzy um retorno com uma nova formação para 2011.

Informação geral
OrigemDublin
País Irlanda
GênerosRockhard rockheavy metal
Período em atividade1969–1984,1996–2001,2004–Atualmente
Gravadora(s)Decca Records
Vertigo Records
Mercury Records (EUA)
BMG Special Products
EMI Records
Deram Records
Warner Bros. Records (EUA)
AfiliaçõesSkid RowFunky JunctionGrand SlamMotörheadWhitesnakeWild HorsesBlue Murder21 Guns
Página oficialwww.thinlizzyonline.com/
Integrantes
Scott Gorham
Ricky Warwick
Vivian Campbell
Brian Downey
Marco Mendonza
Darren Wharton
Ex-integrantes
Phil Lynott
Eric Bell
Gary Moore
Brian Robertson
Snowy White
John Sykes
Tommy Alridge
Francesco DiCosmo



História

Em 1970, assinaram com o selo Decca, onde lançaram três albuns e uma série de compactos. Nos dois primeiros álbuns, Thin Lizzy e Shades of Blue Orphanage, o estilo ainda era centrado em uma mistura de folk e blues. No terceiro álbum, Vagabonds of the Western World, eles optaram por um som mais pesado. Conseguiram colocar nas paradas de sucesso os singles "Whiskey in the Jar" e "The Rocker". A banda começava, enfim, a ter sucesso.
Em 1973Eric Bell deixou a banda e foi substituído, temporariamente, por Gary Moore, amigo de muitos anos de Phil Lynott. Trocaram o selo Decca pelo Vertigo. O escocês Brian Robbertson e o americano Scott Gorhan assumiram as guitarras. O Thin Lizzy estava pronto para decolar.
Gravaram Nigh Life (1974), Fighting (1975) e estouraram para o mundo com o album Jailbreak em 1976. Seguiram-se os álbuns Johnny the Fox e Bad Reputation, ambos de 1977. O Thin Lizzy já era reconhecido como um super-grupo.
Em 1978, veio a consagração definitiva: foi lançado o álbum Live and Dangerous, considerado até hoje um dos melhores "ao vivo" de todos os tempos. Brian Robbertson deixou o grupo. Mais uma vez, Gary Moore foi chamado. Com esta formação, gravaram o álbum Black Rose em 1979. O sucesso continuou.
O ano de 1980 chegou e a banda começou a ter problemas. Phil Lynott começou a se afundar nas drogas. Gary Moore deixou a banda e foi substituído por Snowy White, "ex-sideman" do Pink Floyd. Phil lançou o álbum solo Solo in Soho. O Thin Lizzy gravou o álbum Chinatown.
Lançaram, em 1981, o álbum RenegadeDarren Wharton, que tocou como convidado no disco anterior, assumiu os teclados como efetivo. Snowy White deixou a banda.
Em 1982Phil Lynott lançou mais um álbum solo, The Phil Lynott AlbumJohn Sykes, ex-Tyger of Pan Tang, assumiu uma das guitarras. Gravaram o último álbum de estúdio, Thunder and Lightning. Phil estava perdendo a luta para as drogas.


Fim da banda

Em 1983, o Thin Lizzy fez a sua turnê de despedida com a participação dos membros anteriores, menos Snowy White. A turnê foi registrada no álbum Live Life. O Thin Lizzy não existia mais.
Phil Lynott ainda tentou continuar na ativa. Montou a banda Grand Slam, com o ex-baterista do Thin Lizzy, Brian Downey. O projeto não foi adiante. Em 1985, Phil e Gary Moore excursionaram juntos. Phil estava doente.
Em 04 de Janeiro de 1986, Philip Parris Lynott, negro, filho de pai nascido na Guiana Britânica (atual Guiana) e mãe irlandesa, morreu de complicaçães de saúde derivadas do uso contínuo de drogas pesadas. Para homenagear Phil Lynott, sua música e sua poesia, existe na Irlanda a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico), mantida por sua mãe, Philomena Lynott. Anualmente, no dia da morte de Phil, 04 de Janeiro, acontece um espetáculo em sua homenagem, oVibe For Philo, com a presença de antigos membros do Thin Lizzy, bandas covers e convidados.


Retorno

A nova formação do Thin Lizzy no festival Gods of Metal, 2007.
Em 1996 John Sykes decidiu reativar o Thin Lizzy, apresentando-se em um tributo a vida e trabalho de Phil Lynott. Na ausencia de Lynottde, Sykes assumiu o papel de vocalista principal e convenceu Scott Gorham, Brian Downey and Darren Wharton a retornarem a formação. Para completar, Marco Mendoza seguiu no lugar de Lynott como baixista. A banda foi criticada por utilizar o nome Thin Lizzy sem a presença de Lynott, mas a banda tocou apenas as antigas musicas da banda, sem compor nenhum material novo.
Em 2010 a banda anunciou uma nova formação do grupo, que deixa de ser um quinteto e passa a sexteto. Para substituir John Sykes, entram o guitarrista Vivian Campbell e o vocalista Ricky Warwick, além da volta do baterista original, Brian Downey, o guitarrista Scott Gorham, o tecladista Darren Wharton e o baixista Marco Mendoza. A estréia da nova formação está prevista para 2011, no dia 6 de janeiro, na cidade de Aberdeen, na Escócia.


Discografia


Álbuns de estúdio


Ao vivo

  • Live and Dangerous (1978)
  • Life (1983)
  • Live Thunder The Last Concert, Limited Version (1987)
  • Boys Are Back in Town: Live in Australia (1999)
  • One Night Only (2000)


Coletâneas

  • Remembering (1976)
  • Continuing Saga of Ageing Orphans (1979)
  • The Adventures of Thin Lizzy (1981)
  • The Collection (1987)
  • Dedication: The Very Best of Thin Lizzy (1991)
  • Thin Lizzy Greatest Hits (2004)
  • Thin Lizzy Box Set (2005)
  • Thin Lizzy New Collecction (2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário