21 de março de 2011

Rosa de Saron (Parque Lacustre, Castro, 18/03/2011)

Por Marco Antonio Favero

Aqueles que acham que bandas cristãs só fazem músicas calmas e simples para missas e cultos deveriam ter assistido ao show da banda ROSA DE SARON no dia 18/03 em comemoração ao aniversário de 307 anos da cidade de Castro no Paraná. Com entrada franca, o show, que aconteceu no Parque Lacustre (centro de Castro), começou às 23h e teve duração de duas horas.


Imagem
A banda está em turnê para mostrar o trabalho do DVD/CD “Horizonte Vivo Distante”, lançado ano passado, mas também não deixa de tocar alguns clássicos dos CDs antigos, como “Do Alto da Pedra”, que foi a penúltima música do show.
O grupo, que já está com a mesma formação há 10 anos, tem total domínio de palco e interação com a plateia. Guilherme de Sá, o vocalista da banda, consegue cativar os ouvintes a cantarem junto, como na música “Projecto Juno (Oh Oh!)”. Outro momento interativo fica por conta do baixista Rogério Feltrin, em algum momento do show ele costuma fotografar a plateia para depois postar a foto no site da banda.
Feltrin também é o responsável pelas pregações durante os shows. Seus discursos são simples, diretos e francos, sem alguns exageros que encontramos em outros pregadores. O que parece é que ele apenas quer que as pessoas parem um pouco e reflitam sobre o que a música tem a dizer para os ouvintes, de forma que estes pensem em Deus.
Imagem
É interessante apontar que na banda todos têm seu espaço, cada um na sua função. As músicas da banda eventualmente têm algum solo mais elaborado que coloca o guitarrista Eduardo Faro na frente dos holofotes. Já o baterista Wellington Greve também tem seus minutos de exclusividade quando faz seu solo de bateria de tremer o chão.
Outro ponto forte do show é o trabalho de palco. Ao fundo colocaram três telões onde eram projetados clipes que davam um toque à mais na música. Um destaque foi na música “Invisível”, que tem uma temática social, onde o vídeo serviu para deixar o som ainda mais impactante. O trabalho com iluminação e fumaça também é preciso e extremamente bem sincronizado com as músicas.
Em Castro a banda abriu com a música “O Sol da Meia-Noite” que fez todos pularem e cantarem juntos. Ao longo do show, a plateia foi perdendo as energias de acompanhar a banda, alguns se reservaram a acompanhar apenas cantando. Em contra partida, a banda não perde o fôlego em nenhum momento.
Imagem
A habilidade de cada músico pode ser comprovada ao vivo. ROSA DE SARON não é uma banda de estúdio. Eles até contam com o apoio de um DJ para eventuais efeitos ou filtros na voz do cantor, por exemplo, deixando o som bem fiel ao gravado.
Por fim, vale frisar que a energia e o sentimento que a banda consegue passar em cima do palco é ainda maior do que pode ser encontrado nas gravações. ROSA DE SARON é um belo exemplo de como os cristãos sabem fazer rock de qualidade.
Mais fotos do show podem ser vistas em

Nenhum comentário:

Postar um comentário