29 de março de 2011

Demonoir - 1349


Depois de toda a controvérsia em função dos muitos experimentos que resultaram no interessantíssimo "Revelations Of The Black Flame" (09), eis que o 1349 retorna com seu quinto álbum de estúdio, agora lançado via Prosthetic Records. E "Demonoir" já vem sendo alardeado por aí como uma obra que visa resgatar a velocidade pustulenta oferecida no passado, tão apreciada pelos blackbangers. Uhn... Bom, quase isso.



Imagem

A realidade é que "Demonoir" é dividido em duas entidades bem distintas: Black Metal de um lado e Ambient Music do outro. Ou melhor, ambas estão intercaladas. Analisando a faceta metálica em si, fatalmente o 1349 voltou à rapidez apocalíptica, com riffs hipnóticos e por vezes com influências Thrash, muitos blast beats de um Frost obcecado pela velocidade, além das vocalizações tão demoníacas do sempre competente Ravn.
Os noruegueses trabalham bem, pois "When I Was Flesh" e "Psalm 7:77" são retornos óbvios aos primórdios do 1349. Mas quando a dinâmica aumenta é que aparecem os melhores resultados, como é o caso de "The Devil Of The Deserts", que se mantém muito veloz, mas com várias mudanças de tempo, alguns riffs Thrash e até breves pianos injetando uma tônica matadora nessa ótima composição.
Ainda que a qualidade da maioria das faixas Black Metal seja inquestionável, muitos sentirão nas passagens ambientais um verdadeiro obstáculo para a fluidez da audição... Batizadas como "Tunnel Of Set", elas estão divididas em sete partes e utilizadas como introdução em cada uma das canções propriamente ditas, verdadeiros delírios lúgubres que até se assemelham ao que a horda fez no último álbum.
E, mesmo que algumas destas espessas atmosferas se revelem interessantes - em especial a terceira e sétima partes -, o fato de elas serem tão pontuais e não mescladas às estruturas metálicas, esses túneis, muitas vezes, não levam a lugar nenhum. Em suma, ao se tratar do tradicional Black Metal escandinavo, "Demonoir" se mantém apenas como um bom álbum, mostrando que a peste norueguesa ainda não deu sinais de abrandar. Bem, talvez um pouquinho...
Contato:

Formação:
Olav 'Ravn' Bergene - voz
Idar 'Archaon' Burheim - guitarra
Tor Risdal 'Seidemann' Stavenes - baixo
Kjetil Vidar 'Frost' Haraldstad - bateria

1349 - Demonoir
(2010 / Prosthetic Records - importado)

01. Tunnel Of Set - I
02. Atomic Chapel
03. Tunnel II
04. When I Was Flesh
05. Tunnel III
06. Psalm 7:77
07. Tunnel IV
08. Pandemonium War Bells
09. Tunnel V
10. The Devil Of The Deserts
11. Tunnel VI
12. Demonoir
13. Tunnel VII

Nenhum comentário:

Postar um comentário