6 de dezembro de 2010

Parte 02 - Uma Época de Mil Bandas

Quem imaginaria que, anos depois de renhidas brigas na escola, quando eram meros pirralhos disputando um espaço na liderança de suas ganguezinhas particulares, os dois rapazes rebeldes de Birmingham fossem, afinal, se reencontrar, e até mesmo ter ânimo para se aliarem em uma banda! E quem mesmo poderia imaginar que, a bem da verdade, e apesar de todo o mal que isto poderia representar em uma época de conservadorismo e repressão, como eram os anos 60, e em um lugar de vida dura e poucas esperanças como aquela rude cidade industrial, um pai fosse, humildemente, retirar das poucas libras que tinha no bolso para ajudar o seu filho maloqueiro e ex-presidiário em uma das maiores e mais alucinadas aventuras musicais do século XX? Confira aqui...



Imagem

Parte 2 – Uma Época de Mil Bandas
Quando saiu da prisão, o jovem Ozzy vagava pelas ruas de sua cidade cinzenta não mais do que intensamente desnorteado. Sabia que, se antes as coisas eram difíceis para ele, agora estavam, simplesmente, impossíveis! Se toda a sua intuição adolescente antes apontava-lhe o fato de que, em qualquer emprego que arranjasse, não duraria mais do que poucas semanas, e que tudo que arrumava não compensava ou não lhe dava satisfação pessoal e nem financeira, agora ele tinha certeza de que, com uma bela sentença de 6 semanas de prisão no seu curriculum, todas as chances de seguir a dita “vida normal” de Birmingham eram praticamente nulas.
Sem saber o que fazer, ele teve uma idéia mágica, que reluzia em sua cabeça de modo celestial: “Have a beer!” – é isso aí. Tomar um belo caneco de cerveja, para honrar a tradição, é a primeira coisa que um inglês recém saído do xilindró faz, e com Ozzy não podia ser diferente. Brincando com o seu próprio destino, juntou os últimos xelins que tinha no bolso de seu surrado paletó, e se mandou para o mesmo pub onde, meses antes, tinha engendrado com seus comparsas sua vida no crime.
No caminho para o pub, Ozzy encontra um velho amigo seu, que lhe perguntou o que andava fazendo. Rindo, Ozzy lhe contou das recentes “realizações pessoais” de sua vida, e convidou o cara (de cujo nome a memória esfacelada do cantor não se recorda) para tomar um chopp. Na mesa, entre um gole e outro, a conversa rolava até que parasse em um denominador comum que agradava ambos os rapazes, bem como 90% da juventude inglesa da época: música.
- Cara, eu amo eles! Você sabe, por trás da roupa e de todo os trejeitos, eles são fantásticos – osBEATLES são demais! – berrava Ozzy.
Seu amigo lhe perguntou se ele não preferia os ROLLING STONES. Ozzy disse que eles eram cool sim, muito legais, mas se Mick Jagger tinha que apelar para a afetação para chamar a atenção, os Beatles tinham um componente quente que ele admirava mais: o controle da audiência pela própria imagem deles, que falava por si.
- A platéia fica nas mãos deles. – disse Ozzy.
Já desde essa época, o futuro vocalista do BLACK SABBATH tinha uma firme concepção do papel dos grandes frontmen nos grupos de rock – o modo como Lennon e MacCartney se comportavam em palco, hipnotizando o público com os seus gestos, os seus olhares, e a postura que tinham, fascinava Ozzy. Tanto é que esta seria uma das primeiras grandes preocupações na carreira musical do cantor: anos mais tarde, como conseqüência disso, veríamos olhares histéricos, os primeiros e sensacionais headbangings da história do rock pesado, dedos em “V” levantados para a platéia insana, e corridas pelo palco batendo palmas junto com o público, estimulando a massa e conduzindo-a ao clímax da apresentação o mais que pudesse. Esse seria o Ozzy de alguns anos adiante – podia não ser tão “desafetado”, como os Beatles eram. Mas, vindo de onde veio, como diabos poderia aparentar normalidade?
Logo, o amigo de Ozzy lhe perguntou se ele já não tinha estado em uma banda, tentado participar... fazer música! A resposta foi uma gargalhada gutural, quase cortante, típica de um Ozzy doidão, seguida de um comentário galhardo, dito com o cuspe voando da boca ainda respingando cerveja:
- O que? Estás brincando, meu? A única música que eu já fiz na minha vida foi testar buzina... hahahahaha... Fui um tremendo de um maestro de carro... hahaha! É, já comandei uma verdadeira sinfonia na fábrica da Lucas Cars!
Apesar do tom de brincadeira de Ozzy, a pergunta era séria. Quem visse Ozzy saberia, imediatamente, que o moço podia até não ter muito jeito para cantar ou tocar alguma coisa, mas pelo menos empatia, do alto de seus quase 16 anos, o moço tinha. Se o assunto era a tal da postura, Ozzy possuía, já desde aqueles dias, o tal olhar rebelde e decadente que consagrou todos os grandes ídolos transgressores do rock: aquele misto de abandono e ira que estava presente na aparência de gente como Iggy Pop, Johnny Rotten ou Axl Rose, nos melhores momentos de suas carreiras, e que os fez figurar nas principais capas de revistas, pôsteres e publicações da mídia por muito tempo – e ainda faz! As imagens clássicas da juventude destes ícones, apesar de já não terem mais muito a ver com as suas aparências atuais, estarão para sempre incutidas no subconsciente coletivo do rock. Não seria muito diferente com Ozzy.
- Cara, eu acho que você deveria tentar. Acho que leva jeito. Conhece os caras do “Approach”?
- Quem? – resmungou Ozzy.
Este tal amigo de Ozzy era aparentado de um dos membros do Approach, e no mesmo dia levou o rapaz para conhecer a banda – e o guitarrista do Approach se afeiçoou tanto de Ozzy (achando o cara uma piada ambulante e rindo dele a cada três frases ditas), que fez questão que o cara participasse dos ensaios deles. Como ninguém por ali tinha muita prática, não importava muito que Ozzy não cantasse bem... ou que, afinal, não soubesse ainda cantar! Com o tempo, eles esperavam, o moço iria desenvolver algum estilo...
Imagem

Foto ao lado: O jovem Ozzy.
Havia apenas um problema: a aparelhagem. O pobre equipamento do Approach não dispunha nem de um microfone e caixa de som para o vocalista – na verdade, a banda não tinha um, pois eram bem iniciantes e ainda estavam mais preocupados em desenvolver o trabalho instrumental, chamando alguém para cantar ocasionalmente com eles, uma vez ou outra. Agora era a vez de Ozzy, e o grande problema deste era: como diabos iria arrumar um microfone e uma caixa para poder acompanhar os caras? Fascinado pela idéia de, finalmente, fazer algo que achava interessante naquela cidade parada e fedorenta, não lhe restava outra opção.
Ao chegar em casa após mais um duro dia de vagabundagem pelas ruas, Ozzy encarou seu pai e foi direto ao assunto – não sem antes sua mãe cheira-lo e excomunga-lo mais um milhão de vezes por estar novamente bebendo feito um porco, “junto daqueles indivíduos”.
- Pai, tem uns caras aí e... olha, eu acho que é uma coisa legal, pelo menos eu vou estar... bem, eu acho que vou estar tentando fazer algo...
Ozzy tropeçava nas palavras, gaguejava, hesitante e errático na sua fala exatamente como em todas aquelas vezes em que já o vimos dando entrevistas gozadas na TV ou em documentários, que entrariam para a história do escracho do rock n’ roll. Apesar de tudo, ele nutria profundo respeito e admiração pelo seu pai – um cara zombeteiro e espirituoso também chegado a uma cerveja, com rosto demencial e de pulso firme com os filhos muitas vezes, mas que dava todo o suor de si e fazia tudo pela sua família. Uma dessas figuras de grande coração.
Finalmente, o filho de seu Thomas abriu o jogo com ele – e ouviu uma lavada. O pai desabafou, dizendo-lhe que era o que faltava – o garoto tinha acabado de sair da prisão, não se ajeitava em serviço nenhum, e agora queria uma caixa de som e um microfone que deviam ser uns 50 dólares! Ozzy não falou nada. Permaneceu estático defronte o pai, olhando-o com uma cara triste, e abaixou a cabeça. O velho não estava com a razão? Como discutir? Pensou em esbravejar, pensou em falar “que lugar de merda”, “o que raios se pode fazer por aqui?”, mas não. Resolveu ficar calado. Mr. John Thomas Osbourne ficou fitando o filho por alguns segundos e, num daqueles instantes mágicos em que o rumo da história do mundo muda, pensou: “Ora bolas... deixa pra lá. E se o menino fizer algo bom com isso... e se for realmente o que ele precisa?”. Num daqueles arroubos de lógica das pessoas simples, provavelmente deve ter pensado: “se ele já foi preso, se já não arruma emprego e está chegando ao fundo do poço, com isso ou agora ele cai de vez, ou se levanta pra valer. Ou vai... ou racha”. E, após pensar por alguns minutos, pôs a mão no ombro esquerdo do filho e falou: “Tudo bem... a gente vai ver o que consegue. Vou falar com um amigo meu amanhã... Vamos ver.” E um brilho de esperança se acendeu no olhar de Ozzy.
Mamãe Lilian, como era de se esperar, foi contra a idéia desde o início – mas se conteve em resmungar algo com Thomas e respeitou a sua decisão. No fundo, ela sabia que o jovem Ozzy não tinha salvação mesmo.
Imagem

Foto ao lado: O rei das trevas em família: um raro momento de Ozzy com seus pais, depois da fama – esta foto é de 1970. Repare como a Sra. Lilian Osbourne parecia bem mais velhinha que o adorado pai de Ozzy, Sr. John Thomas Osbourne
E aqui foi onde começou a verdadeira trajetória musical de Sir OZZY OSBOURNE.
O Approach não era exatamente o que se esperava de uma boa banda de rock, que era o que Ozzy almejava desde o início – estavam mais para imitadores de blues e alguns poucos hits de rádio da época. O som, no entanto, para quem teve a oportunidade de escutá-los, soava horrível – principalmente com Ozzy ainda se esforçando para aprender a cantar. A verdade é que o estilo dos caras – um rythim and blues do crioulo doido – não caía bem de jeito nenhum para a já gutural e famosa voz cavernosa e chorosa que Ozzy começava a desenvolver. Eram dois estilos diversos que, definitivamente, não se casavam.
Lutando para serem incluídos no circuito de shows em pubs e escolas da região, o Approach fez apenas uma pequena apresentação com Ozzy, em uma festinha de colégio na própria Birmingham, no início de 1967 – onde foi tirada a hoje rara primeira foto de Ozzy como frontman, que de tão fora de foco e mal iluminada, poucos detalhes nos dá da aparência do cantor na época. Apenas pode se dizer que era, ainda, um rapaz magricela de cabelos mal cortados, camisas rotas emprestadas e calças de brim rasgadas – por serem as únicas que ele usou durante muito tempo!
Imagem

Foto ao lado: A histórica foto do primeiro show de Ozzy Osbourne (1967), ainda com o Approach. Pertence ao arquivo particular do cantor – repare nas próprias inscrições a caneta que ele escreveu indicando que era ele, pois ficou quase invisível! A postura sorumbática e o modo esquizóide de pegar o microfone, no entanto, já estavam lá.
Ozzy, então, deixou o Approach – durante os ensaios e jams da banda, conhecera o pessoal de um tal “Music Machine”, grupo que despontava em Birmingham na época por ter um talentoso guitarrista, que conseguia tirar qualquer som das famosas e delirantes bandas de sucesso inglesas em seu instrumento. Seu nome? Terence ‘Geezer’ Butler, nascido em 17 de agosto de 1949, Birmingham. Isso mesmo que você leu: guitarrista. Na época, o moço ainda nem sequer sonhava com um contrabaixo. Geezer e Ozzy ficaram tão amigos que o primeiro não resistiu, e sugeriu aos seus colegas de banda: “por que não pegamos aquele louco do Approach para ser nosso vocalista?”. O Music Machine vinha tendo problemas com o cara que cantava para eles – um sujeito que andava se achando meio “estrela”. E o humilde e beberrão Ozzy, que entusiasmava todo mundo na base dos berros, piadas e cervejada, veio se incluir nas fileiras do Music Machine.
Imagem

Foto ao lado: Geezer Butler, em um momento de êxtase num dos lendários shows da banda
Enquanto isso, do outro lado da cidade, o tal grupo “The Rest”, de Tony Iommi e Bill Ward, tinha chegado a um impasse – de uma tacada só, vários de seus membros vazaram, deixando Tony e Bill na mão. Aquela estória de sempre: um acha que dá mais lucro parar com esse negócio de música e voltar a estudar, outro resolve viajar e nunca mais aparece, outro se casa... Tony, então, resolve reinventar tudo e rebatiza a banda com o nome “Mythology” – ele e Bill se juntam a mais três caras e continuam a sua louca jornada de misturar blues pesado com jazz, uma piração total. O som da banda incluía até um saxofonista bem porra louca!
É engraçado, mas durante este espaço de tempo, o Music Machine, de Ozzy e Geezer, e o Mythology, de Tony e Bill, não chegaram a se cruzar em lugar nenhum. É Tony quem se recorda: “O circuito de shows em Birmingham era muito limitado e estranho – eram só bares, algumas festas de colégio e feiras culturais, coisas desse tipo. Mas cada grupo acabava ficando muito restrito ao seu próprio habitat, pois haviam muitas ‘panelinhas’, e se você não era amigo dos caras da escola tal, você não podia ir tocar lá. Por causa das eternas rixas de colégios e das brigas de torcidas de futebol, tudo era levado para o lado pessoal, e dependendo do lugar, era melhor você nem dar as caras com uma guitarra por lá, ou você poderia ser linchado...”. Entendeu, né? Em Birmingham, às vezes, torcer ou não para o West Ham ou outro time qualquer poderia determinar o futuro de sua banda. Bairrismo inglês é pouco...
De repente, o Music Machine também desanda – e Ozzy e Geezer, sem bem saber o que fazer, recrutam metade deles e formam o “Rare Breed”. Ozzy se gaba desta época como aquela em que ele “participou de mil bandas”...
E, só pra variar, o Rare Breed dura só alguns meses, e também rui. Já estamos em março de 1968, e, até agora, se Ozzy levou uns trinta xelins para casa como resultado de sua “nova profissão”, foi muito. Mas tudo bem: a felicidade de seu Thomas e sra. Lilian residia em, pelo menos, saber que o seu filho não havia sido preso de novo...
Ozzy, então, leva um daqueles sussurros mágicos do destino no ouvido – só não me pergunte se foi de um anjo ou de um capeta! Uma bela manhã, ele vai à redação do Diário de Birmingham, um jornal local, e manda pôr um anúncio:
- Publica essa porra aí... Se isso não me ajudar, nada mais pode.
O anúncio, em letras miúdas e mal impressas, dizia assim: “OZZY ZIG – VOCALISTA – PROCURA BANDA – POSSUI EQUIPAMENTO PRÓPRIO”. O equipamento, lembrem-se, eram o velho microfone e a caixa de som, conseguidas pelo pai de Ozzy de segunda mão.
Apesar de pequeno e econômico, o anúncio chamou a atenção de grupos da cidade – não era comum, na época, em Birmingham, um vocalista já possuir equipamento próprio. Geralmente, os garotos eram colegas de escola, se reuniam para tocar e, juntos, iam fazendo uma vaquinha, arrecadando uns cobres aqui e acolá com bicos, até comprarem os instrumentos e o equipamento. Ozzy se inspirara no que acontecia na capital, Londres, onde os melhores músicos, os caras de cacife, e já auto-sustentáveis, se dispunham a novas experiências musicais em notas de revistas e jornais – foi assim que várias boas bandas da época se formaram, como, por exemplo, o Herd, de Peter Frampton, ou até mesmo a formação pós-Gillan do DEEP PURPLE, anos depois, quando David Coverdale foi escalado após um concurso que a banda realizou com aspirantes a roqueiro que punham anúncios nos jornais.
A primeira pessoa a ir atrás do vocalista, no entanto, foi o jovem Tony Iommi – ele se lembra com humor, até hoje, de ter pego aquele jornal, olhado bem para o anúncio, e amaldiçoado: “Diabos! Não pode ser! Esse não pode ser o mesmo Ozzy em quem eu costumava dar um couro no primário.” Era. E logo Tony pôde constatar que o ex-colega de escola, a vítima das surras da pequena gangue de Tony na infância, era mesmo o tal carinha do anúncio, ao aparecer na casa dele junto com Bill Ward para responder ao anúncio. Ao se reencontrarem, Ozzy e Tony deram boas risadas lembrando do passado – não sem antes Ozzy lhe prometer uma bela revanche. Na verdade, essa promessa acabou se tornando uma dívida cara, cumprida ao longo de muitos anos, quando Ozzy saiu do BLACK SABBATH e carregara grande parte da marca e do carisma da banda, deixando Tony e o grupo amargarem um ostracismo e descrença de décadas...
Voltando ao presente, então, Ozzy, Tony e Bill começaram a conversar sobre música, e sobre as propostas que eles tinham – de alguma forma, sob a vital influência de Bill, elas se casaram. Tony tinha os dois pés atrás, e mais algum se houvesse, em fazer algo em parceria com Ozzy – as idéias do garoto sobre rock podiam ser legais. Do que o guitarrista nunca gostara mesmo era o comportamento de Ozzy – opinião essa que até hoje, diga-se a verdade, não mudou muito. Mas Bill, de cara, teve grande empatia com Ozzy, e até hoje eles são os mais ligados dentre os quatro clássicos membros do BLACK SABBATH. Encorajado por Bill, Tony finalmente topou, e marcaram um ensaio. Na noite do mesmo dia, Ozzy aparece na casa de Geezer, e lhe diz em tom de euforia: “Esqueça o Rare Breed e outras merdas. Agora realmente vamos ter uma banda legal!”
Imagem

Foto ao lado: O homem por trás da porradaria do Black Sabbath: a fera Bill Ward
Ozzy já havia ouvido alguém falar no Mythology (que também já estava se desmanchando), e em como o seu guitarrista e baterista eram bons e realmente impressionavam ao vivo. Era atrás disso que ele mais corria em seus dias de Birmingham – um grupo que surpreendesse ao vivo, que pegasse todo mundo despreparado enquanto no palco. Em suma, o que ele achava legal nos Beatles.
E então, uma semana depois, lá estavam eles – e a jam deu certo.
Abril de 1968 marca, pois, o início da trajetória de uma das mais fascinantes e inventivas bandas de rock pauleira de que já se teve notícia – ainda que em um formato bem diferente. Inicialmente, por exemplo, até que Geezer resolvesse passar para o baixo, ele e Tony se revezavam nas guitarras, e muitas das vezes, enquanto Geezer fazia a parte rítmica, Tony tinha espaço para se esmerar no slide guitar, aquela técnica clássica de tocar com uma bottleneck deslizando sobre as cordas, tão utilizada por Brian Jones dos ROLLING STONES, ou pelos Alman Brothers, e, de forma magistral, por Ry Cooder. Algum tempo depois, Geezer resolveu pegar no baixo e deixar só Tony na guitarra, uma vez que o estilo seco e direto deste, aos poucos, foi se acomodando melhor com o tipo de música que estavam desenvolvendo.
O grupo, então, se chamava Polka Tulk, que era o nome de uma marca de talco cuja lata Ozzy, um dia, encontrara no banheiro de um dos pubs que ele mais freqüentava – como ele estava trêbado neste dia, imaginem o que ele fez com essa lata, dada a sua fama de gostar de aprontar com os outros quando suspenso em estado etílico. Basta dizer que alguém o expulsou do pub aos chutes, neste dia, por ter recebido um inesperado banho de urina...
Nesta época, o grupo consistia de Ozzy (vocais), Bill (bateria), Geezer e Tony (nas guitarras), Jimmy Philips (no baixo), e um tal de Clark - é simplesmente assim que se referem a ele, e é o sujeito que tocava saxofone e demais instrumentos nas loucas incursões jazzísticas do grupo. Ozzy odiava esses momentos – foi o que, na verdade, sempre fê-lo amaldiçoar o som do Sabbath durante muitos e muitos anos. “Iommi sempre gostou dessas entediantes trips de jazz – no palco, ele ficava fazendo aqueles solos enormes de jazz. Jazz num show do Black Sabbath? Ridículo! Eu ficava olhando do lado do palco, rangendo os dentes” – declaração de Ozzy dada em 1981, dois anos após ter deixado o Sabbath. Ozzy queria o peso, o rock pauleira – ele queria agitação.
Com o passar do tempo, no entanto, inicia-se a conspiração de Ozzy, dentro do grupo, para que o som da banda fique cada vez mais pesado e espirrem fora os seus componentes desnecessários – ele já vislumbrava uma formação clássica, de quarteto, aos moldes do que várias bandas de Londres vinham fazendo, se tornando mais pesadas e dispensando as instrumentações e viagens desnecessárias. Era o caso dos Yardbirds, que no ano anterior tinham se transformado definitivamente em um quarteto com Jimmi Page na guitarra, e agora estavam prestes a se transformar no Led Zeppelin! Foi assim que Ozzy começou a chamar a atenção de todos para o fato de que, nos shows que o grupo vinha fazendo em pubs, ninguém vinha prestando muita atenção neles. Enquanto todos ficavam papeando nas mesas, matando suas canecas de cerveja e lambiscando pretzels e fritas, a banda ficava lá, no palco, dando o sangue e se esforçando naquelas pretensiosas viagens jazzísticas. “Para o quê, afinal? Servir de trilha sonora para os caras ficarem ganhando as minas e comerem elas depois de alguns goles – é pra isso que a gente toca?”, esbravejava Ozzy. Noutra feita, ele teve uma conversa séria com Tony:
- É o seguinte: ou a gente aumenta o volume dos P.A.s, ou ninguém vai prestar um caralho de atenção na gente. Temos que tocar alto, Tony. Temos que fazer a coisa o mais ensurdecedora o possível! Temos que atingir eles, chamar sua atenção – ou senão, como é que raios você quer que a gente chame a atenção de alguém, de algum empresário ou promotor de shows, ou até mesmo de um agente de gravadora? Nunca vamos arrumar um contrato para gravação assim.
Ozzy, raposa velha que só ele, sabia que um dos grandes interesses de Tony era sobreviver da música, se tornar realmente profissional e gravar – ele não queria voltar para a fábrica onde trabalhava para perder mais dedos em torneadoras! Era esse também o interesse, confesso, de todos por ali.
No decorrer do ano de 68, então, as coisas começam a mudar – e perceptivelmente.
Nos palcos dos pubs onde tocam, o Polka Tulk começa a inovar, e não obstante angariam a polêmica em seu caminho. O volume exagerado dos amplificadores e caixas de som – realmente elevado ao máximo – perturba o bate-papo de quem vai aos barzinhos para simplesmente beber e se distrair. Não raras foram as brigas de Ozzy e cia. com inúmeros donos de pub de Birmingham e região, que teimavam em desligar a aparelhagem antes do show terminar e expulsavam a banda. Invariavelmente, recebiam, como resposta, as vigorosas cusparadas de um ébrio Ozzy, xingando tudo: “Obrigado, seu viado velho! Temos a honra de nunca mais voltarmos a este puteiro de merda para tocar!!!”. Por outro lado, este caráter underground do grupo logo lhes relega uma fama e notoriedade típicas das mais controversas e polêmicas bandas do rock, e os primeiros fãs já começam a surgir e a segui-los aonde quer que toquem. Mirem-se nesta lição de integridade, futuros roqueiros: gente que acompanha o seu grupo e vai aos seus shows pelo que eles são e pela sua música, e não para ficar simplesmente batendo papo e ficar seduzindo as minas para um motelzinho, como Ozzy costumava dizer.
O inevitável acontece: Jim Philips e Clark deixam o Polka Tulk, cansados do festival de pancada sonora e de brigas e porradaria em que os shows da banda se transformaram, sob influência de Ozzy. E aí sim, nasce o Earth.
O motivo da mudança de nome do grupo para Earth, segundo Tony, é o de que, como agora eles eram um quarteto, a nova formação precisava de algo marcante para ser reconhecida. Esta é a versão oficial. Na verdade, o Polka Tulk virou Earth justamente para não ser tão reconhecido – como a fama do Polka já estava queimada, devido às brigas homéricas de Ozzy com donos de pubs, seria legal eles ressurgirem como Earth e, assim, animar alguns promotores de shows e donos de bares a contrata-los novamente. A clássica formação já do que viria a ser o grande BLACK SABBATH (Ozzy, Tony, Geezer e Bill) continuou, no entanto, fazendo a mesma coisa de antes – se não pior. Tony via, agora, que Ozzy estava com a razão: aumentar o volume e dar ao som da banda uma personalidade básica e distintiva de tudo o que se fazia até então era realmente um bom negócio, e o apoio dos pioneiros fãs do grupo sempre foi muito importante, desde o início, para que continuassem neste caminho, sempre se impondo. Logo, quase todos os garotos de Birmingham tinham virado fãs do Earth, e sabiam que o show da banda era uma oportunidade única para pularem, gritarem e agitarem, pondo todos os seus demônios para fora numa exaltação ao rock n’ roll. Realmente, já desde os primeiros tempos, Ozzy e cia. garantiam essa performance animada e o som agitado que se tornaria uma de suas marcas registradas ao vivo. Era o nascimento do heavy metal, como o conhecemos! O Earth começa a dar seus primeiros shows em cidades vizinhas, e o sucesso começa a, timidamente, lhes bater a porta...
Uma das estórias mais engraçadas desta época é que, dado o êxito inicial que o grupo vinha tendo em apresentações, eles foram chamados para tocar em uma festa que haveria em um grande salão de Birmingham, uma espécie de banquete em que seria comemorado o aniversário de uma tal instituição de Lordes Comerciários de Birmingham... algo assim, como dizia Bill. Coisa chique. E o evento era tão grã-fino, que o jovem empresário que os contatou levara, junto com o contrato para fazerem o show, quatro ternos brancos, de gala, para que se vestissem para o concerto! Geezer e Tony ficaram boquiabertos quando viram aquilo. Bill ainda sussurrou: “será que esses caras não estão nos confundindo com alguém... quero dizer, eles sabem quem somos nós?”, ao que Ozzy retrucou: “Ah, deixa pra lá... Além do mais, se não sabem, vão ficar sabendo”. A aparência do vocalista, nesta época já com uma cabeleira enorme, roupas velhas e sujismundas, e frequentemente visto andando descalço (todo o seu dinheiro ia embora em bebedeiras e novos equipamentos para a banda, e seu único par de sapatos estava em estado deplorável), com certeza assustou muito o rapaz que os contratou, fazendo-o imaginar se havia feito a coisa certa. De qualquer forma, quando terminaram de se vestir para ir tocar na tal festa, Ozzy achou o maior barato os quatro daquele jeito, e fez questão que seu irmão tirasse umas fotos deles. “Foi a primeira vez, na minha vida, em que eu realmente vesti roupas!”, brincaria o vocalista.
Imagem

Foto ao lado: O grupo Earth – a um passo de se tornar o Black Sabbath, os quatro já estavam ali – da esquerda para a direita, Bill, Geezer, Ozzy e Tony! Esta é uma das fotos tiradas antes do clássico “concerto de ternos” que eles deram, apavorando uma legião de ricaços locais de Birmingham. Repare no clima de gozação do grupo – e na cara de menino de Ozzy, ainda bem novinho.
Na tal cerimônia, tudo ia indo bem – os convidados chegando, brindes de taças de champanhe, muita conversa e apresentações formais. Até que o grupo subisse ao palco.
- Veja, Bill. A mesma putaria de sempre. A única diferença é que aqui eles são bem vestidos, mais silenciosos e dão menos na cara. Vamos acabar com isso. – resmungou Ozzy, já levemente mamado de alguns drinques da festa – muito especiais, aliás, para um garoto de boca suja só acostumado a cerveja barata de pubs fedorentos.
E dá-lhe som! O grupo despejou o seu peso habitual e incomum na audiência desavisada – e que horror! Algumas senhoras da high society de Birmingham ficaram apavoradas e pediram para ser retiradas dali pelos seus maridos. Alguns comerciantes e fazendeiros ricos da região arregalavam os seus olhos o mais que podiam – não podiam acreditar no que estavam vendo, e muito menos no que estavam ouvindo! Os mais jovens, por outro lado, começaram até a curtir, sob os olhares censuradores de seus pais. Aquilo era um ultraje. Das caixas de som no palco, irrompiam os acordes tonitruantes de algumas poucas composições próprias – dentre elas uma nova, chamada “The Rebel” – e covers de Elvis (“Blue Suede Shoes” era uma das preferidas de Ozzy – a versão do Earth para ela pode ser ouvida em alguns discos piratas do BLACK SABBATH com registros dessa época). Tudo tocado na já conhecida levada mastodôntica do Sabbath. A fleuma britânica dos anfitriões da festa, no entanto, não lhes permitiu parar o show dos rapazes no meio (e na raça, como os boquirrotos donos de bares faziam), e o olhar selvagem de Ozzy para todos eles enquanto cantava (quer dizer, berrava) deve, em muito, ter contribuído para isso. Ao final de 50 minutos de tortura sonora para a tal sociedade dos lordes comerciantes, entremeados por alguns instantes para os membros do grupo tomarem mais alguns goles e acertarem o que tocar, o set estava terminado – para indescritível alívio da audiência em pânico. Desnecessário dizer que a festa fora arruinada, e quase todos os convidados já haviam ido embora. Que ironia, não? Quem poderia imaginar que estava perdendo um dos mais controversos shows daqueles que, um dia, se tornariam os mais ilustres filhos de Birmingham, que hoje em dia dedica um dia especial a eles?
Podemos dizer que aquele foi o dia em que o rock deu uma cusparada, da forma mais direta possível, na cara da burguesia. E por engano! Engano esse, entretanto, que não passou despercebido, e deixou os rapazes da banda em alerta: havia já, na época, uma outra banda na região chamada “Earth”, que foi a banda que era originalmente cotada para tocar na tal festa, e com quem eles foram confundidos, e não se passou muito tempo, logo surgiria também, na Inglaterra, a Manfred Mann’s Earth Band, do ex-líder da famosa banda de pop inglês, e que poderia, também, gerar confusões e mal-entendidos, caso um dia Ozzy e cia. ganhassem maior projeção. Levando tudo isso em conta, Tony e os outros logo começaram a pensar em um outro nome para o grupo – e este sim, se tornaria definitivo...

Para que fosse possível a realização de nossa pesquisa, foi consultado o seguinte material:
Black Sabbath: The OZZY OSBOURNE Years
by Robert V. Conte, C. J. Henderson

Paranoid: Black Days With Sabbath and Other Horror Stories 
by Mick Wall - Paperback

Ozzy Unauthorized
by Sue Crawford - Paperback

Ozzy Talking: OZZY OSBOURNE in His Own Words
by OZZY OSBOURNE, Harry Shaw - Paperback

Black Sabbath: An Oral History
by Mike Stark, Dave Marsh (Editor) - Paperback

Top Rock especial: BLACK SABBATH – A História
Luiz Seman

A História do Black Sabbath
Revista SHOWBIZZ Especial

A Família Black Sabbath
pôster – Antonio Carlos Miguel, Ed. Som Três

Nenhum comentário:

Postar um comentário