6 de dezembro de 2010

As Diversas Sessões de Jimmy Page - Parte 02

Triste pela morte de Cyril Davies, Jimmy Page acaba desistindo da ideia de pertencer a uma banda. Depois do produtor Joe Meek, Page trabalhou mais com Shel Talmy, Mickie Most e Andrew Oldham. Page também conhece e passa a namorar a cantora americana Jackie Del Shannon, com quem forma uma dupla de compositores.

*** 1964 ***
Dave Berry
Dave Berry

Dave Berry & The Cruisers foi uma banda de Sheffield que surgiu em 1962, extremamente influenciada por Chuck Berry. Descoberto por Mickie Most, o empresário fechou para eles um contrato com a Decca. Formados por Dave Grundy (que adota o nome Berry em homenagem a seu herói), Frank White e Alan Taylor nas guitarras, Peter Cliff no baixo e John Riley na bateria.
Levam oito horas para gravar duas músicas para o primeiro compacto. Mesmo tendo chegado entre as vinte mais tocadas, The Cruisers foram proibidos por Mike Smith da Decca, de gravar com Dave Berry, servindo apenas como sua banda em apresentações ao vivo.
Doravante, quando muito, The Cruisers conseguiram participar de alguns lado B. O segundo compacto da banda, "My Baby Left Me" de Arthur Crudup, foi gravado com uma banda formado por Jim Sullivan e Jimmy Page nas guitarras, Arthur Greenslade no órgão, Allan Weighell no baixo, e Bobby Graham na bateria. Historicamente, esta sessão tem de significante o fato de ser o primeiro encontro destes dois guitarristas principais da indústria. Segundo consta a lenda, Page mostrou para Sullivan um solo de James Burton que Sullivan não conseguia tirar, tendo os dois se tornado amigos imediatamente.
Dentre as gravações tidas como certa de ter a participação de Page estão "Hoochie Coochie Man" de Willie Dixon, compacto lançado em janeiro de 1964; "The Crying Game" e "Don't Gimme No Lip Child" lançado em julho. "One Heart Between Two" com "You're Gonna Need Somebody" seria lançado em dezembro. O primeiro LP de Dave Berry, simplesmente intitulado Dave Berry, foi lançado pela Decca em janeiro de 1964, e conta ainda com a faixa "C. C. Rider" e "Go On Home", ambos tendo a presença de Jimmy Page.
No ano seguinte, Page ainda gravaria para Dave Berry, "Little Things" e "I've Got A Tiger By The Tail" em março; "This Strange Effect" e Now" em julho; e "I've Got My Tears To Remind Me", uma composição da dupla Jackie DaShanon e Jimmy Page, lançado em dezembro. Para 1966, Page participa pela última vez em "Mama", composição de BJ Thomas, e "Walk, Walk, Talk, Talk." A carreira de Dave Berry seguiria com relativo sucesso pela Europa, especialmente Holanda, até o inicio da década de setenta. Depois ele foi para os cabarés e o circuito da nostalgia. Ele tem dois LP's lançado em 64 e 65 e coletâneas reeditadas em CD.

A cantora conhecida como Antoinette  é uma menina de 13 anos de idade chamada Marie Antoinette Daly de Southend. Brit-pop produzido por Charles Blackwell, e lançada pela Decca, a canção "Jenny Let Him Go", composição de Ken Lewis, além da ter a dupla Carter e Lewis fazendo vocais de apoio, conta com Jimmy Page na guitarra e Bobby Graham na bateria e castanholas. O compacto foi lançado em janeiro de 1964 e é um excelente exemplo de imitação inglesa de uma produção tipicamente Phil Spector.

Imagem

Mickey Finn & the Bluemen é uma banda em que Jimmy Page não só tocou em seus discos, mas quase se associou como integrante. Notem ao lado, Page pousando com o grupo nesta foto promocional. Jimmy é aquele em pé à direita.
Formada por Alan Marks nos vocais, Micky 'Finn' Waller na guitarra, John Burkitt no baixo, Danny 'Fluff' Peyronel no órgão, e Richard Brand na bateria, a banda nasceu de uma dissidência de uma outra do leste Londrino, The Strangers. Seus dois ex-integrantes Micky Waller e Richard Brand, montaram então a banda mod chamado Mickey Finn & the Blue Men, cujo som é fortemente ligado a ska e jazz, além de R&B. Mickey Waller conheceu Jimmy Page quando sua antiga banda The Strangers abriu para Neil Christian & the Crusaders. Waller confessa ter ficado tão impressionado pelo guitarrista que passou a tentar imita-lo estilisticamente.
Jimmy Page toca gaita na maioria das suas participações com o grupo, começando pelo segundo compacto, "Pills", clássico de Bo Diddley, com "Hush Your Mouth" de Jimmy Reed, lançado pelo selo Oriole em março de 1964. Curiosamente, pouco tempo após o lançamento da canção "Pills," uma batida policial de surpresa resultou nos canas encontrarem anfetaminas conhecidos entre os mods como 'Purple Hearts' escondidas dentro da caixa de alto falante do grupo. A banda foi processada e, em uma tentativa de transformar publicidade negativa em lucro, passaram a ser chamados de Mickey Finn & The Pills durante um período. Acabaram optando por sintetizar o nome da banda para apenas Mickey Finn, após a saída de Burkitt, que foi substituido por outro ex-membro da extinta Strangers, Mick Stannard.
Praticamente todos os discos do Mickey Finn tem Shel Talmy na produção. É possível que Page participe de todas as gravações da banda. São sete compactos, portanto quatorze canções. No entanto, como certo, temos "Pills" e "Hush Your Mouth"; seguido em junho por "Reelin' And Rockin'," de Chuck Berry, e "I Still Want You," o primeiro original da banda. Esta canção é pesadamente influenciada em "Boom, Boom" de John Lee Hoooker, e tem Jimmy Page na guitarra além da gaita. Em março de 1965, Jimmy Page participa tocando guitarra na faixa "Night Comes Down" e novamente em dezembro de 1967, no psicodélico "Garden Of My Mind."

Jackie Lynton é um cantor que veio de Shepperton, Middlesex, e que foi empresariado inicialmente por Tom Littlewood, um dos donos do prestigioso 2I's Coffee Club. Littlewood conseguiu levá-lo para a Pye Records, onde ele gravou uma série de compactos. A banda The Jury é a que em 1962 tocava regularmente no 2I's Coffee Club e serviu como banda para as gravações de Jackie Lynton, Vince Eager, Keith Kelly e Lance Fortune. A formação geralmente compreendia Albert Lee (guitarra), Bob Xavier (sax), Pat Donaldson (baixo), e Roy Mills (bateria). No entanto em 1963, já pelo selo Piccadilly, o material lançado com o nome Jackie Lynton & the Jury era gravado por músicos de estúdio contratado.
Por sugestão da gravadora, querendo aproveitar o sucesso do segundo disco dos Beatles, sugeriu-se para Jackie Lynton gravar "Little Child" (Lennon-McCartney). O compacto lançado em março de 1964 tem como banda sob o nome The Jury os músicos Jimmy Page na guitarra, Les Reed no piano, Herbie Flowers no baixo e Bobby Graham na bateria. Depois Lynton seguiu para mais outra passagem por Hamburgo. Gravou sem o consentimento da sua gravadora cerca de dezesseis faixas que foram lançadas com pseudónimos engraçados como Boots Wellington & His Rubber Band. Com o novo ano, Jackie Lynton estaria investindo em sua firma de construção, pintura e decoração, cantando à noite por paixão. Mesmo assim, ele continuaria lançando alguns compactos, nenhum nunca chegando a aparecer nas paradas.
Em setembro de 1972, arrancaram Jackie Lynton de sua obra e o colocaram para cantar no Savoy Brown, substituindo Dave Walker que deixou a banda para cantar no Fleetwood Mac semanas antes de uma importante excursão para os Estados Unidos. Foi o auge de sua carreira. Sem vender na Inglaterra, Savoy Brown foi então desfeita por Kim Simmonds em 1974, se mudando então para os Estados Unidos e remontando a banda lá. Jackie Lynton então reformou o Jackie Lynton Band, cuja a formação tem integrantes rotativos e continua tocando ao vivo até hoje. Lançando vários albuns solos, Jackie Lynton pôde contar com participações de músicos amigos como Jim Sullivan, Ian Anderson, Martin Barre, Mick Abrahams, Mick Summerland, Clive Bunker, Dick Taylor, Al Hodge e Colin Pattenden.

Outra banda que pouco se sabe a respeito é The Brooks Brothers que lançariam pela Pye o compacto "Trouble Is My Middle Name" com "Let The Good Times Roll." Uma das duas faixas, se não as duas, deve ter a participação de Jimmy Page. É praticamente certo porém sua participação na faixa "Once In A While" lançado em março de 1964. Desta vez a gravadora é a Decca e os irmãos Brooks, transformados em banda, usam o nome The Brooks.

Louise Cordet
Louise Cordet

A jovem Louise Cordet foi uma pequena estrela pop na Inglaterra entre 1962 e 1964. Seu pai era uma personalidade da televisão e seu padrinho era ninguém menos do que o Principe Philip, marido da Rainha Elizabeth. Criada em um convento, Louise é em retrospecto lembrada como precursora da Marianne Faithfull, o início de carreira de ambas tendo de fato certas similaridades. Seu primeiro compacto "I'm Just A Baby" (Lourdan) chegou logo a No.13 e fez dela uma sensação repentina.
A Decca passou a tratá-la como a resposta da gravadora para Helen Shapiro, outra cantora menina no mercado. Como Shapiro (e mais tarde Faithfull), excursionou com os Beatles e Gerry & the Pacemakers. Foi uma das primeiras namoradas de Beatle Paul em Londres e sua graça pessoal inspirou Gerry Marsden a compor o seu hit "Don't Let The Sun Stop You Crying," muito como Marianne Faithfull inspirara The Hollies a compor o hit "Carrie Anne".
Participou em 1963 de dois filmes, e gravou um total de sete compactos, o último lançado em abril de 1964. Nele temos "Don't Make Me Over" (Burt Bacharach) com "Two Lovers" (Smokey Robinson), sucesso da Motown que nesta versão, conta com a guitarra firme de Jimmy Page.
A carreira de Louise Cordet continuou a partir de 1965, não como artista, mas como assistente de Marianne Faithfull.

Wayne Gibson & the Dynamic Sounds
Wayne Gibson & the Dynamic Sounds

Para Wayne Gibson & the Dynamic Sounds, Page participa no lado A de seu segundo compacto "Come On Lets Go" e nos dois lados de seu terceiro compacto, "Kelly" e "See You Later Alligator." Todas produções de Shel Talmy, o primeiro saindo pela Decca e o segundo pela Pye. Em 1966 Wayne Gibson tentou carreira solo e tem na sua versão de "For No One" dos Beatles, o marco de ser o primeiro artista inglês lançado pelo selo Tamla, subsidiária da Motown, dentro nos Estados Unidos.

The First Gear foi uma boa banda que apareceu e desapareceu com pouca gente notando a existência, composta pelos guitarrisats Phil Birkenshaw e Raymond Wafer, Dave Walton's nos vocais e Ian Colling na bateria. Produzidos por Shel Talmy, essa banda conseguiu em seus poucos compactos mostrar muita explosão e energia. Via das dúvidas, Shel Talmy botou Jimmy Page nos discos para fazer os solos. Entre '64 e '65 lançam "Leave My Kitten Alone" e "A Certain Girl", "Sporting Life" e "Night Comes Down", "The 'In' Crowd" e "Gotta Make Their Future Bright."

História curiosa é a do Texano James Marcus Smith, que sonhava em ser ator e depois, quando sua irmã passou a namorar Elvis Presley, passou a desejar ser músico. Através do amigo de infância Tommy Sands, Smith conheceu a compositora Sharon Sheeley, que namorava na epoca Eddie Cochran. Com composições de Sheeley, Smith grava com o nome artístico de Jet Powers. Depois compondo seu próprio material, acabou conseguindo um contrato como compositor para a Liberty Records.
Imagem

Em 1960, Jet Powers passou a trabalhar com Kim Fowley, mudando no ano seguinte seu nome para P.J. Proby. No final de 1963, Proby foi apresentado por Jackie DeShannon para o importante produtor inglês Jack Good que o levou para Inglaterra. Brian Epstein ficou interessado no cantor e passou a ser seu empresário. Na Inglaterra a carreira de P. J. Proby foi um sucesso instantâneo.
Seu primeiro compacto, "Hold Me", lançado em maio de 1964, além de chegar entre as cinco mais tocadas da semana, tem a participação de Jimmy Page na guitarra. Page participaria também de seus próximo lançamento, "Together" e "Sweat And Tender Romance," composição da dupla Carter-Lewis. Voltariam a trabalhar juntos em 1968 no compacto "The Day Lorraine Came Down" com "Mary Hopkins Never Had Days Like These" lançado pelo selo Liberty em agosto de 1968.
Imagem

Declarando falência em 1969, Jimmy Page veio novamente ajudar participando pesadamente no disco de Proby, "Three Week Hero", álbum visado por colecionadores, não tanto pelo trabalho de Proby quanto pelo fato que Jimmy Page trouxe com ele seus novos amigos, John Paul Jones, Robert Plant e John Bonham para gravar. As faixas com esta interessante reunião de forças são "Today I Killed A Man", a canção titulo "Three Week Hero" e o medley, "It's So Hard to Be a Nigger"/"Jim's Blues"/"George Wallace Is Rollin' In This Mornin'".
Proby em 1975 regravaria seu primeiro sucesso "Hold Me" para o seu álbum "Somewhere", novamente com a participação de Jimmy Page. PJ Proby viria a casar em 1973 com Claudia Martin, filha de Dean Martin e continuaria com uma carreira instável, com incursões no teatro e televisão nas décadas de oitenta e noventa, sempre com temas relacionados à música. Além do seu disco com Led Zeppelin, outra grande curiosidade na carreira deste cantor certamente é seu disco gravado com a banda holandesa de rock progressivo Focus. Seu álbum "Focus Con Proby" é lançado em 1978.

The Poets
The Poets

Banda Escocêsa formada originalmente em 1961, The Poets estabilizou sua formação em 1963 com George Gallagher nos vocais, Hume Paton na guitar líder e vocais, Tony Myles na guitarra rítmica, John Dawson no baixo e Alan Weir na bateria. Andrew Oldham se tornou o empresário da banda e assinou eles com Decca em 1964. O primeiro compacto da banda, "Now We're Thru'" com "There Are Some", teve participação de Jimmy Page e chegou a No.30.
Oldham levaria a banda com ele para Immediate Records no ano seguinte. É possivel, porém incerto, que Page tenha se involvido também com estes trabalhos. A falta de vendas fez Oldham desinteresar por eles, que com uma nova formação e novo empresário, gravaram no final da década novamente com a Decca, Pye e Strike Records.

Imagem

The Rolling Stones é uma outra banda que viria a ter a ajuda de Page em suas gravações. Page participa das faixas "Heart of Stone" onde toca baixo, "Try A Little Harder", "Each And Every Day Of The Year", "Sleepy City", "We're Wastin' Time", e "Blue Turns To Grey", todas gravados entre junho e setembro de 1964.
Page ainda participaria da canção "Through The Lonely Nights" em 1973, o que pode ter contribuído para os boatos que surgiram em 1975, sobre a possiblidade de Jimmy Page ter sido seramente cogitado a ingressar na banda após a saída de Mick Taylor no final de 1974.
Considerando o sucesso comercial de Led Zeppelin e os ciúmes provocados nos Stones pela popularidade do Led na América, tais boatos não podem ser levados a sério. Mais tarde na carreira dos Rolling Stones, em 1986, Jimmy Page viria a ser convidado a participar de algumas sessões. Ele toca nas faixas "One Hit (To The Body)" e "Back To Zero".

The Kinks
The Kinks

E já que estamos falando dos grupos maiores, a banda que fez Shel Talmy famoso foi The Kinks. Apesar de controvertida, é certa a participação de Jimmy Page como guitarrista ritmico no famoso hit da banda, "You Really Got Me," fato nunca negado pelo seu guitarrista principal Dave Davies, mas nem sempre confirmado pelo seu irmão mais velho Ray Davies. Outras faixas com Page são o instrumental "Revenge", composição creditada ao empresário Larry Page e "Bald-Headed Woman" composta por Shel Talmy especialmente para os Kinks. Jimmy Page participa ainda em outros dois grandes sucessos da banda, "All Day And All Of The Night" e "Tired of Waiting For You."
Sua participação continua com as faixas "Long Tall Shorty", "Set Me Free", "I Need You" e "I'm A Lover Not A Fighter", todas produzidas por Shel Talmy e tendo Jimmy Page apenas na guitarra ritmica. Estas e outras faixas teriam sob imposição de Talmy em detrimento do que queria os Kinks, a participação de músicos de estúdio. Além de Jimmy Page, sabemos como certa a participação, em canções variadas, dos músicos Arthur Greenslade no piano, Bobby Graham e depois Clam Cattini na baterista.

Billy Fury
Billy Fury


Billy Fury foi o primeiro músico a surgir em Liverpool e fazer sucesso na Inglaterra. Em 1960, ele excursionou na Escócia com uma banda chamada The Silver Beatles, que contava com a primeira formação de um Beatles ainda semi-amador. Jimmy Page participou em abril de 1964 de sua versão para "Ain't Nothin' Shakin' (But The Leaves On The Trees)". Depois, em julho de 1966, participou de outra sessão que inclui "Give Me Your Word" e "She's So Far Out, She's In", ambas lançadas pela Decca.

Rod Stewart, então recém saído da banda The Five Dimensions, lança pela Decca em outubro de 1964 o seu primeiro e mais raro compacto, com "Good Morining Little Schoolgirl" e "I'm Gonna Move To The Outskirts of Town", que não só conta com Jimmy Page, como também traz como banda base os Yardbirds com Eric Clapton.

Imagem

Van Morrison era um saxofonista em Belfast tocando para The Monarchs até visitar Londres e assistir os grupos do circuito Londrino. Decidiu então montar sua própria banda de r&b, retornando para Irlanda e unido-se com The Gamblers, formando assim a banda conhecida internacionalmente como Them. Ótima banda ao vivo, Morrison lembra com tristeza o fato que muitos de seus discos na verdade eram gravados por músicos impostos pelo produtor ou gravadora.
Assim, sabemos que Jimmy Page contribuiu em várias faixas gravadas entre 1964 e 1966. São elas "Baby Please Don't Go", "Here Comes The Night", "Call My Name", "Bring 'Em On In" e "Mystic Eyes". Isto porém não quer dizer que Page necessariamente está fazendo os solos.

Outra bandinha obscura que merecia maior reconhecimento é The Untamed. Com apenas seis compactos em sua carreira entre 1964 e 1966, eles fazem um som que mistura mod rock, rhythm & blues, e blues com nuances de cool jazz. Diferente da maioria das bandas, a ênfase está no órgão e não na guitarra. Jimmy Page toca em pelo menos uma faixa, "I'll Be Crazy", repertório de James Brown e que é produzido por Shel Tamy. A banda continuou durante a década de sessenta, embora a ultima gravação conhecida seja datada de 1966. Passaram a utilizar também o nome Lindsay Muir's Untamed, mudança que não contribuiu em nada para a carreira.

The Sneakers foi uma banda que Shel Talmy produziu para Columbia. Talmy lhe deu para gravar "I Just Can't Go To Sleep" de Ray Davies, dos Kinks, e uma composição sua originalmente gravada pelos Kinks, "Bald Headed Woman", composta por Talmy e que por sinal, acabaria também sendo gravada pelo The Who. Jimmy Page tocou nas duas faixas deste que é o único compacto da banda.

Imagem

Page toca uma excelente guitarra em "She's Too Way Out", canção obscura do primeiro álbum da banda The Honeycombs. Uma das últimas descobertas de Joe Meek antes de falecer, The Honeycombs surgiu quando em 1963, um cabeleireiro profissional e guitarrista amador de nome Martin Murray, resolveu chamar uma colega de trabalho, Ann Lantree, a ajudá-lo a formar um grupo. Ann Lantree, que já era apelidada de Honey, tocava bateria amadoramente e se torna a segunda baterista feminina a surgir no circuito profissional da Inglaterra.
Para completar a banda foram convidados John Lantree, irmão de Ann no baixo, Alan Ward na guitarra e teclados e o vocalista Denis Dalziel, que usava o nome profissional D'ell. O maior sucesso da banda foi "Have I The Right?," primeiro compacto lançado em 1964. A banda acabou antes do final da década.

Imagem

Jimmy Page e John Paul Jones trabalharam juntos para Lulu, que se tornou mundialmente famosa com a faixa titulo do filme "To Sir With Love," onde ela também participa como atriz. No entanto, ela já era um nome conhecida na Inglaterra desde 1964, outra descoberta de Mickie Most. Para apresentações ao vivo, ele se apresentava com sua banda Lulu & the Luvvers. The Luvvers eram Alec Bell nos teclados, Jim Dewar e Ross Nelson nas guitarras, Jimmy Smith no sax, Tony Tierney no baixo e Dave Miller na bateria.
No entanto, para gravar seus discos, Mickie Most chamava seus músicos de maior confiança. Assim, é certo que John Paul Jones tenha participado em praticamente todas as gravações da Lulu. Sabemos que a dupla Page e Jones podem ser ouvidas com certeza em "I'll Come Running" de 1964 e "Surprise, Surprise" de 1965. No entanto, credita-se também a "Shout" e "Forget Me Baby", lançados em março de 1964, como tendo a participação de Jimmy Page.
A popularidade de Lulu viria a crescer a ponto dela ter seu próprio programa de variedades na televisão, e em 1969, casaria com Mourice Gibb dos Bee Gees. Na década de setenta ela lançaria alguns discos menos comerciais, embora com maior substância artística. O guitarrista Jim Dewar viria a tocar na banda de Robin Tower na década de setenta.

Imagem

Marilyn Ripley se tornou a cantora conhecida simplesmente como Twinkle ao conseguir um certo sucesso com seu primeiro compacto, a canção "Terry", composição sua que tem Jimmy Page na guitarra. Ela teve uma série de outros lançamentos, gravando até o final da década. Page supostamente também participou de outra gravação, "Try To Forget Me". De se destacar está o fato de Twinkle compor suas próprias letras. Infelizmente ela não conseguiu outra gravadora depois que a Immediate Records faliu. Twinkle também é lembrada por ser a então namorada de Peter Noone, vocalista de Hermit's Hermit.

David Bowie & the Lower Third
David Bowie & the Lower Third

Davie Jones & The Mannish Boys é a primeira banda em que David Bowie conseguiu gravar. Em 1964, ele ainda usava o seu verdadeiro nome. Uma produção de Shel Talmy, a faixa "I Pity The Fool" lançada pela Parlophone e tendo a participação de Jimmy Page, fez pouco para sua carreira. No ano seguinte, agora como David Bowie & The Lower Third, Jimmy Page volta a contribuir, desta vez nas duas faixas, "You've Got a Habit of Leaving" e "Baby Loves That Way". Seria somente na década de setenta que David Bowie viria a fazer de seu nome, um sinônimo de sucesso internacional.

Jimmy Page conheceu Jackie DeShannon durante as sessões de Philippa Lewis, gravando uma composição de Jackie, "Just Like In The Movies". Page participa desta gravação, conhece e passa a namorar Jackie e juntos, passam a compor cerca de oito canções em parceria que vão aparecer no repertório de um número de artistas variados. Este compacto é lançado pela Decca.

Foi como Doug Gibbons que este baladeiro primeiro se lançou. Seu primeiro compacto pela Decca é "I've Got My Tears To Remind Me" da dupla DeShanon e Page. É incerto se Jimmy realmente tenha participado desta sessão, afora ser co-autor da canção. A gravação chamaria atenção de alguns membros dos Rolling Stones que o contrataram para abrir alguns de seus shows no Reino Unido. Depois de um novo contrato, agora com a CBS, Gibbons se transforma em Thane Russal, cantando material soul. Seus primeiros discos pelo novo selo contam com a produção de Gary Glitter, então ainda usando o seu verdadeiro nome, Paul Raven. Como Thane Russal, Gibbons encontrou bastante sucesso na Itália, cantando em italiano e liderando as bandas The Electric Heart e Beggars Farm.

The Nashville Teens foi a primeira banda descoberta por Mickie Most, que abandonou suas aspirações como cantor para produzir e empresaria-los. A banda existia desde 1962, criada em Weybridge, Surrey. Após algumas mudanças na formação, passaram uma boa temporada em Hamburgo, tocando no Star Club. Serviram de banda para Jerry Lee Lewis, o que inclusive rendeu um disco. Most encontrou o grupo trabalhando como banda de Bo Diddley.
Imagem

The Nashville Teens era formado por Terry Crow, Art Sharp e Ray Phillips nos vocais, John Hawken no piano, Michael Dunford depois substituido por John Allen na guitarra, Pete Shannon no baixo, e Barry Jenkins na bateria. Seu primeiro compacto, "Tobacco Road", se tornou um grande sucesso, e nela podemos ouvir a guitarra de Jimmy Page, cuja participação se estende para o segundo compacto, "Goggle Eye" com "T.N.T."
John Hawken ajudaria a formar o Renaissance no final da década, seguido por Michael Dunford, que entraria na sua segunda e mais popular formação. Contudo, a esta altura, John Hawken já estava na banda The Strawbs. Bernie Jenkins se juntaria ao Eric Burdon and the Animals em 1966.

Jean & the Statesiders é um grupo de meninas vindas de Chester e lideradas por Jean Hughes, que apenas cantavam, toda a parte instrumental sendo executada por músicos contratados. Típico 'girl group', lançaram três compactos, todos pela Columbia. Gravados entre 1965 e 1965, é certo Jimmy Page estar em algumas destas faixas, se não em todas. São elas, "Putty In Your Hands", "One Fine Day", "You Won't Forget Me", "Cold Cold Winter", "Mama Didn't Lie" e "Just Let Me Cry." É provável também a participação do baterista Bobby Graham.

Jimmy Page também participou da gravação do primeiro compacto da banda Fairies, trazendo "Don't Think Twice, It's Alright", canção de Bob Dylan, tendo no lado B "Anytime At All", que não é uma versão dos Beatles e sim uma composição de Geoff Stephens, o mesmo autor de "Winchester Cathedral." A banda, que inicialmente era chamada de Dane Stephens and the Deepbeats, era formada por Dane Stephens, Mick Weaver, John Gandy, John Acutt e Twink Alder.
Por vezes comparados com The Pretty Things, muitos consideram The Fairies uma das melhores bandas de rock nervoso da época. Dane Stephens teve um acidente de carro ao dormir no volante que resultou em mortes. Sem carteira de habilitação, acabou preso. A banda, embora gravasse um terceiro compacto, acabou se desfazendo pouco depois. Twink Alder ainda teria uma carreira com participação em várias bandas, entre elas The In Crowd, Tomorrow, Pink Fairies e até The Pretty Things. Largou a profissão com o início da era punk.

Imagem

Um dos precursores de blues na Inglaterra e membro original dos Blues Incorporated,Long John Baldry conheceu Jimmy Page e Jeff Beck quando cantava para Cyril Davies & the All Stars. Depois que Cyril adoeceu, tomou conta da banda durante a sua ausência e após seu falecimento, transformou o grupo em sua banda, Long John Baldry & the Hoochie Coochie Men. Ao participarem de um especial para a televisão, "Around The Beatles," Baldry foi contratado pela gravadora da United Artists. O resultado foi o álbum "Long John's Blues", lançado em agosto de 1964.
A banda nesta ocasião foi formada por Geoff Bradford na guitarra, Rod Stewart na gaita e vocais, Cliff Barton no baixo, Ian Armit no piano e Billy Law na bateria, além de Long John Baldry é claro. No entanto, sabe-se que existe a participação de Jimmy Page como convidado para a faixa "Bring My Baby Back", composição do próprio Baldry no melhor estilo Muddy Waters.

Desde 1962, Sonny Boy Williamson II havia ido à Inglaterra para fazer apresentações e gravar discos. Em 1966 foi lançado o disco "Sonny Boy Williasom & the Yardbirds", contendo parte de sua apresentação realizada em 1963 com a banda The Yardbirds, então com o guitarrista Eric Clapton. Em 1969, seria lançado o álbum "Don't Send Me No Flowers", que traz o material gravado com Sonny Boy Williamson II em sua passagem pela Inglaterra em 1964.
Sonny Boy Williamson
Sonny Boy Williamson

Para estas gravações, a banda é montada pelo tecladista Brian Auger e conta com Joe Harriott e Alan Skidmore nos saxes, Jimmy Page na guitarra, Ricky Brown no baixo e Mickey Waller na bateria. Sem deixar de mencionar, é claro, Brian Auger nos teclados e apoiando nos vocais e Sonny Boy Williamson na gaita e vocais. As faixas são "Don't Send Me No Flowers", "I See a Man Downstairs (One Way Out)", "She Was So Dumb", "The Goat", "I'm Trying To Make London My Home", "Walking", "Little Girl How Old Are You?", "It's a Bloody Life" e "Getting Out of Town".

Screaming Lord Sutch
Screaming Lord Sutch

Em julho de 1964, Screaming Lord Sutch & the Savages lança pelo selo Oriole o compacto "She's Fallen In Love With A Monster Man" e "Bye, Bye Baby". A formação dos Savages agora conta com Tony Marsh nos teclados, Ricky Brown no baixo e Carlo Little na bateria, além de Lord Sutch e o trio de vocais The Velvettes. Também tomando parte destas duas gravações está Jimmy Page na guitarra.
Em outubro do mesmo ano, a Oriole lançaria o compacto "Dracula's Daughter" e "Come Back Baby". A banda muda mais uma vez, contando agora com Paul Dean no piano, Jeff Beck e Jimmy Page nas guitarras, Ron Harwood no baixo e Pete Phillips na bateria.
Screaming Lord Sutch
Screaming Lord Sutch

Seis anos depois, em meio ao sucesso glorioso do Led Zeppelin, Jimmy Page tira o tempo para gravar, produzir e até compor material para o derradeiro disco de Lord Sutch. O famoso Lord Sutch And Friends tem uma galeria de estrelas para participar da empreitada. Embora ele produzisse todo o álbum, Jimmy Page grava apenas nas faixas, "Wailing Sounds", "Flashing Lights", "Thumping Beat", "Union Jack Car" e " Baby Come Back", todas composições Page/Sutch. Tem ainda "Cause I Love You", composto por Bonham, Edwards, Page e Sutch.

Imagem

Andrew Oldham é melhor lembrado como o célebre empresário que descobriu os Rolling Stones. Em 1964 ele montou uma orquestra onde lançou o único álbum que leva o seu nome. Trata-se de uma coleção de temas retirados de repertório dos Beach Boys e dos Four Seasons, arranjados por Oldham para uma pequena orquestra, obviamente chamado de "The Andrew Oldham Orchestra & Chorus". O título original do álbum é "East Meets West" e foi lançado em 1964. Oldham almejava se tornar uma versão inglesa de Phil Spector e no ano seguinte, fundaria o selo Immediate Records.
Suspeita-se que Mick Jagger faz parte do coro. Sabe-se porém que John Paul Jones está no baixo, Ian Stewart está presente no piano, Steve Marriot toca gaita e Jimmy Page está no violão.

Imagem

Kim Fowley é um empresário, produtor e compositor, natural da costa oeste dos Estados Unidos. Ele participou de uma série de bandas na década de cinquenta antes de conseguir sucesso compondo hits e montando bandinhas de um sucesso só, os chamados 'One Hit Wonders.' Filho do ator Douglas Fowley, este nativo de Los Angeles compôs "Cherry Pie" e "Papa-Oom-Mow-Mow", depois concebeu a imagem e ajudou a promover bandas como Paul Revere & the Raiders, P.J. Proby, The Orchids, The Runaways e até Frank Zappa & the Mothers of Invention, participando inclusive de seu álbum de estréia, Freak Out!. Compôs material para os Beach Boys, Byrds, Soft Machine, Cat Stevens e Them, como também produziu discos para Gene Vincent, Warren Zevon e Helen Reddy.
Uma vez na Inglaterra, Fowley teria gravado um compacto com uma banda de músicos contratados. Este projeto foi lançado com o singelo nome Bo & Peep. Trata-se de uma pequena jogada comercial financiada por Andrew Oldham. Bo é Kim Fowley e Peep é Andrew Oldham. O material é basicamente uma paródia, e foi lançado em agosto de 1964 pela Decca. O compacto "Young Love" é na verdade os Rolling Stones com a suposta dupla Bo e Peep (Kim e Andrew) nos vocais. O lado B, "The Rise of The Brighton Surf" é uma paródia da versão dos Animals para "The House of the Rising Sun" e tem a participação de Jimmy Page e John Paul Jones. Em 1966, outro compacto seu, "They're Coming To Take Me Away, Ha Ha" é igualmente suspeito de ter a participação de Jimmy Page.

The Quotations são de Liverpool, e trata-se na verdade de um duo composto por Johnny Gustafson e Mickey Waller. O baixista Gustafson era membro da banda The Big Three, empresariada por Brian Epstein durante os anos de 1963 e 64. Já o baterista Waller era membro da banda The Merseybeats. Se juntaram para excursionar pela Inglaterra como banda de Carl Perkins em 1964, e acabaram conseguindo lançar um compacto sob o nome da banda naquele mesmo ano. Para a sessão, a guitarra é tocada por Jimmy Page, que pode ser ouvido nas faixas "Alright Baby" e "Love You All Over Again".
Empresariado pelo Tito Burns, The Quotations foram também durante os anos que se seguiram, a banda do The Walker Brothers e Cat Stevens. Eles voltariam a gravar outros dois compactos pela CBS entre 1968 e 1969. Paralelamente, Mickey Waller foi integrante do Jeff Beck Group entre 1967 e 69.

Uma banda que aparece ocasionalmente quando o assunto é Jimmy Page é a pequena e desconhecida The Blue Rondos. Formada por Mick Stubbs, Roger Hall, Billy Pitt-Jones e Mick Cook, eles conseguiram lançar apenas dois compactos pelo selo Pye. Banda trabalhada pelo importante produtor Joe Meek, o lado B de seu segundo compacto, "Baby I Go For You", lançado em novembro de 1964, tem um solinho de guitarra que é tão bom, que tem-se como certo tratar-se de Jimmy Page. No entanto, outras fontes garantem que trata-se mesmo do prodigioso guitarrista da banda, Roger Hall. A banda acabaria em 1965, onde outro membro, Mick Stubbs, se associaria com The Syndicats, primeira banda de Steve Howe.

Joe Cocker Big Blues
Joe Cocker Big Blues

Joe Cocker começou sua carreira cantando pop e r&b, com o nome artístico de Vance Arnold, enquanto durante o dia trabalhava em um posto de gasolina. Sua banda, Vance Arnold & The Avengers, chega a abrir um show dos Rolling Stones em 1963. Em setembro de 1964, já como Joe Cocker Big Blues, lançam um compacto regravando uma interessante versão para "I'll Cry Instead" dos Beatles, acompanhado por "Precious Words" no lado B.
Jimmy Page está na guitarra nestas duas canções. Mais tarde, em março de 1968, Page novamente empresta seu talento para a gravação de outras duas canções, "Marjorine" e "Bye Bye Blackbird". Em novembro de 1968, às vésperas da fama mundial, Jimmy Page grava com ele outra versão de outra canção dos Beatles, "A Little Help From My Friends." De lá para cá Joe Cocker também se torna um nome de fama mundial.

Imagem

Banda de Oxford, The Primitives, antes conhecido como The Cornflakes, são formados por Jay Roberts e Geoff Eaton nas guitarras, John Soul nos teclados, Roger James no baixo e Mike Wilding na bateria. Contratados pelo selo Pye, lançam entre 1964 e 1965, dois compactos. São eles, "Help Me" (SB Williamson) com "Let Them Tell" e "You Said" com "How Do You Feel." Em todas essas gravações, Jimmy Page toca guitarra. Acredita-se que há ainda mais material da banda que foi gravado pela Pye, porém nunca lançado.
Com várias mudanças de integrantes, a banda viria a gravar a se mudar para Italia, gravando agora como Mal and The Primitives. Com relativo sucesso em solo Italiano, permanecem lá por três anos, onde gravam uma serie de compactos e um álbum. O baterista desta última versão da banda era Pick Withers, que mais tarde faria fama como integrante do Dire Straits.

Imagem

Dos seis compactos lançados pela banda The Lancastrians, metade tem a participação de Jimmy Page. A banda, que não veio de Lancaster e sim de Cheshire, e é formado por Kevin Heywood e Barry Langtree (guitarras & vocais), Terry Benson (baixo) e John Fleury (bateria).
Shel Talmy os trouxe para a Pye Records e a banda conseguiu logo de cara um pequeno hit com a faixa "We'll Sing In The Sunshine". Seu lado B, "Was She Tall?", tem a participação de Jimmy Page. No ano seguinte, Page participaria das sessões para o compacto "Let's Lock The Door (And Throw Away The Key)" e "Set Me Free". Nesta faixa porém, existe a grande probabilidade que não seja Jimmy Page quem esteja presente e sim Ritchie Blackmore, que praticamante se tornou um integrante do conjunto, trazido por Kim Fowley. Nicky Hopkins também participa em algumas faixas.
Jimmy Page voltaria a trabalhar com The Lancastrians em 1966. Grava o compacto "The World Keeps Going Round," canção de Ray Davies. Este foi outro pequeno sucesso, o último que a banda teria antes de desaparecer. Na verdade foram para a Alemanha em longa excursão e quando voltaram encontraram a psicodelia. Sem encontrar mercado na Inglaterra e com pouco dinheiro no bolso, preferiram acabar do que aceitar um convite para tocar na França.

The McKinleys é um duo feminino montados pelas irmãs Jeanette e Sheila McKinley. São originalmente de Edinburgo e seu terceiro compacto, lançado pela Parlophone em novembro de 1964, tem a participação de Jimmy Page na banda de apoio. As duas canções são "Sweet And Tender Romance" e "That Lonely Feeling". O quarto e último compacto da banda, na volta do grupo para o selo Columbia, tem a participação de Donovan.

Imagem

Graças à chamada Invasão Britânica no mercado dos Estados Unidos, alguns artistas Americanos cruzaram o Atlântico para tentar sua sorte com o som inglês. Brenda Lee, em agosto de 1964, grava "Is It True?". A sessão foi produzida por Mickie Most, arranjada por Earl Guest e tem como músicos contratados uma seleção formada por Big Jim Sullivan e Little Jimmy Page nas guitarras, Alan Weighell no baixo, Stan Barrett nas percussões, Bobby Graham na bateria, além da dupla John Carter e Ken Lewis fazendo vocais de fundo. A canção é uma composição da dupla Carter-Lewis.
A carreira de Brenda Lee iniciou em 1956 aos 11 anos, com aparições na televisão americana e um contrato com a Decca. Mais lembrada por suas baadas, Brenda foi crucial em fazer a ponte entre o country e o rockabilly. Sua carreira na década de sessenta, principalmente depois da invasão inglesa, foi menos favorável, apesar de continuar gravando e sempre mostrando interpretações de qualidade indiscutível. Durante a década de setenta se manteve como um artista country, respeitada como lenda viva, fazendo ocasionalmente o circuito nostálgico.

Petula Clark já era uma cantora consolidada mundialmente ao ser a primeira mulher inglesa a chegar a No.1 nas paradas americanas em 1964 com "Downtown". Sabe-se que John Paul Jones e Jimmy Page emprestaram seus talentos para os discos de Petula. O compacto "Downtown", com "You Never Loved Me", foi lançado em outubro de 1964, causando um estrondoso sucesso. É provável a particpação de John Paul Jones e possível a de Jimmy Page neste compacto, especialmente no lado B. Tentando um repertório mais moderno, Petula passou em 1965 a gravar músicas de artistas de r&b. É apenas lógico supor que outras participações de Page (e Jones) tenham ocorrido em qualquer um dos álbuns lançados entre o "I Know A Place" e o "The Other Man's Grass Is Always Greener", de 1968.

Shel Naylor é o nome artístico de Rob Woodward, que inicia sua carreira com um contrato com a Decca em 1963. Porém foi no seu segundo compacto, "One Fine Day", com "It's Gonna Happen Soon", que todos vão querer colecionar. Além de "One Fine Day" ser uma rara composição de Dave Davies, a banda atrás de Naylor é The Kinks. Jimmy Page participa do lado B. Isto resume a carreira de Shel Naylor, que reapareceria mais tarde usando outro nome, Stavey Makepeace e mais adiante ainda, seu verdadeiro nome.

Jackie DeShannon
Jackie DeShannon

Não poderia faltar também uma composição da dupla DeShannon-Page em uma gravação da própria Jackie DeShannon. A canção é "Don't Turn Your Back On Me", onde Page está novamente tocando seu violão de 12 cordas. O compacto saiu pela Liberty Records em novembro de 1964.

Houve também a banda The Authentics, cujo empresário era Giorgio Gomelski, montada em Richmond, influenciada em parte na cena musical criada por Gomelski no Crawdaddy, onde surgiu inicialmente os Rolling Stones e depois os Yardbirds. Quando Keith Relf dos Yardbirds ficou doente e hospitalizado por alguns meses, foi o vocalista do The Authentics, Mick O'Neil, que o substituiu. Embora nunca tenham lançado nada, foi descoberto em 1984 entre os arquivos dos Yardbirds um rolo de fita com a letra de Gomelski, escrito "The Authentics With Jimmy Page". Nela estavam gravadas duas faixas, "Without You" e "Climbing Through", que, especula-se, tenham sido gravadas no final do ano de 1964. A banda lembra muito The Yardbirds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário