12 de novembro de 2010

Timo Tolkki: "Andre Matos pode escrever coisas incríveis"


Recentemente o portal BW&BK entrevistou o controverso, porém talentoso guitarrista Timo Tolkki (ex-STRATOVARIUS/REVOLUTION RENAISSANCE). A conversa envolveu entre outras coisas, a sua saída doSTRATOVARIUS, onde ele afirma não ter rancor contra seus ex-colegas, e fala de sua nova empreitada SYMFONIA onde ele exalta Andre Matos: “ele pode escrever coisas incríveis”. Confira alguns trechos da conversa.
Questionado se ele lembrava o momento que ele percebeu que estava cansado de ser guitarrista do STRATOVARIUS, Tolkki não hesita em momento algum:
“Isto foi no Wacken Open Air em 2007. Estava tocando ‘Last Night On Earth’ e olhando ao redor, pensei ‘É isso, não quero mais fazer isto’. Quatros meses depois eu enviei um e-mail explicando em detalhes o porquê que eu decidi sair.”
Não foi uma saída agradável de fato, tornando-se uma troca de aquecidos comunicados de imprensa e insultos pela internet.
“Aquilo foi algo que eu não deveria ter feito”, confessa Tolkki. “Foi estúpido, mas quando você está com raiva você faz todos os tipos de coisas idiotas. Não acho que os caras na banda perceberam, na verdade. Eu não acho que eles pensaram que realmente eu sairia, mas eu tinha que sair. Não foi por causa de minha saúde, pois eu estava melhorando, mas as emoções e comunicação na banda estavam muito estranhas para mim. O STRATOVARIUS não era mais algo vivo para mim”
O final do leva e traz de críticas ocorreu em maio de 2008 com Tolkki dando o nome STRATOVARIUSpara seus ex-colegas de banda. Agora que a poeira baixou ele é capaz de fazer a situação se tornar positiva.
“Senti que eles ainda são meus amigos e não tenho rancor contra eles. Espero que eles sejam felizes e que façam a música que eles amam.”
Pode parecer ensaiado, mas a discurso de Kotipelto fazendo declarações abertas durante a coletiva de imprensa para o álbum “Polaris”, sobre como o álbum do STRATOVARIUS é melhor sem Tolkki, faz o guitarrista rir. De uma forma boa.
“Acho é bom que Timo [Kotipelto] falou merda, pois ele nunca fez isso antes (risadas). Talvez seja um sinal que ele cresceu (risadas). Tive pequenos problemas com ele a respeito desse tipo de coisa porque ele sempre era tão politicamente correto, então quando leio alguma coisa a respeito dele dizendo que oSTRATOVARIUS  tem muito mais diversão no palco agora que eu não estou com eles, é como ‘’É isso aí cara...” (risadas). Não duvido por um minuto que eles se divertem mais sem mim.
Tolki está agora concentrando todas as suas energias no SYMFONIA. Na banda ele se verá trabalhando com o frontman Andre Matos (ex-ANGRA/SHAMAM), com o baterista Uli Kusch (ex-HELLOWEN/MASTERPLAN), com o tecladista Mikko Harkin (ex-SONATA ARCTICA), e se reunindo com o baixista original do STRATOVARIUS Jari Kainulainen.
“Nessa banda tenho caras como Andre e Uli, e eles podem escrever algumas coisas incríveis, então o princípio é o mesmo que era no STRATOVARIUS. Qualquer um pode trazer música, mas tem que ter alguém que decide se cabe ou não. De certeza, quando eu tenho alguém como o Andre Matos que é um cara de formação clássica, eu não posso apenas ignorar o que ele está trazendo para mim.”
Fonte desta matéria (em inglês): BW&BK / Bravewords.com

Um comentário:

  1. acho que o andre esta entrando numa furada, o andre é um cara de referência positiva e esta sempre no auge da carreira, já o timo e o uli são dois tentando sair do buraco, foram grandes mas agora não passam de dois problematicos tentando dar a volta por cima. revolucion reinascence é bom no projeto, mas a banda, como disse o próprio tolki não despertou interesse de ninguém, uli então estava num buraco tão fundo, que não sei o que ele estava fazendo até agora. Pode ser um ótimo trabalho, mas que o André é a alavanca na mente de Tolki pra começar de novo, isso é!

    ResponderExcluir