5 de agosto de 2010

Quadrinhos: dez grandes músicas de personagens

"Watchmen" é sem sombra de dúvidas o filme de super-heróis mais esperado desde "Batman, O Cavaleiro das Trevas". Mas mesmo que o filme de Zack Snyder seja fortemente pressionado para que a adaptação das histórias de Alan Moore iguale ou supere Batman em termos tanto de bilheteria quanto de influência cultural, já provou ser um evento substancial para os nerds que gostam dos poderes dos seus heróis acompanhados por ótimas músicas. A música “The Times They are a-Changin” de Bob Dylan toca em uma cena montada, e a música do Smashing Pumpkins “The Beginning is the End is the Beginning” foi apresentada no trailer do filme.

Por causa deste ótimo lançamento, o blog O Crepusculo  traz para vocês uma pequena lista criada pelos gringos de 9 + 1 músicas (afinal a do novo filme não poderia faltar, mesmo que não fale diretamente de nenhum personagem) que falam de personagens de quadrinhos. Espero que vocês gostem, a lista ficou realmente muito boa.

1. "Sgt. Fury" do The Sensational Alex Harvey Band
Vinda de uma das pouco apreciadas bandas de Glam Rock, praticamente desconhecida por estes lados, esta música também é das pouco conhecidas da banda. Mas este é um tema para o famoso HQ da Marvel “Sgt. Fury and his Howling Commandos”, criado por Stan Lee e Jack Kirby, mostrava a história de um grupo de soldados na Segunda Guerra Mundial.

2. "Spider-Man" do Ramones
Não preciso falar nada sobre esta, não é mesmo? Como tudo o que os Ramones tocaram, este cover do tema do Homem Aranha é ótimo, curto e rápido. Sem dúvidas tem que ter um espaço especial nesta lista.

3. "Superman's Song," Crash Test Dummies
Uma musiquinha lenta, aparentemente romântica e tudo o mais, visível isto. Não é muito a cara do maior super-herói de todos os tempos, mas é sobre ele mesmo! E o vilão da música não é o Lex Luthor, mas o pouco conhecido Solomon Grundy.

4. "Mambo Sun" do T. Rex
Diferente do Alex Harvey, esta banda de Glam Rock fez sua fama e ainda tem um bom número de fãs no mundo inteiro. Marc Bolan parece que saiu de outro mundo, muito louco. E no meio da música, quando ele diz “Eu sou o Doutor Estranho”, você pode ter certeza que ele realmente é…

5. "Johnny Thunder" do the Kinks
Aqui no Brasil o rapaz (ou rapazes) é conhecido como Johnny Trovoada – tem até um artigo na Wikipédia portuguesa sobre ele aqui. Era um personagem de segundo escalão, mas isso não fez diferença as lendas do britpop The Kinks, bem, eu gostei.

6. "I Am the Law" do Anthrax
“They call him Judge / Last name Dredd / So break the law / You wind up dead.” Refrão sombrio com a cara dos thrash metallers do Anthrax. Não sou fã do som dos rapazes, mas só por tocarem sobre o Juiz Dredd mereceram sem dúvidas a posição na lista. E não pensem no filme do Stallone, ok?

6. "Batdance" do Prince
Vindo diretamente da trilha sonora do Batman em 1989, “Batdance” é uma ótima música, a frente do seu tempo. Mas o clipe, vamos ser francos, é horroroso. Como não dá para colocar o vídeo aqui, você pode assistir ele aqui.

7. "Ghost Rider" do Suicide
Não preciso falar dessa, Motoqueiro Fantasma está na minha lista de super-heróis malignos from hell que não são comunistas mas comem criancinhas no café da manhã. Brincadeiras a parte, a música é ótima e caracteriza muito bem o personagem. Realmente mereceu a citação. (e não, não tem nada de Black Metal nem coisas do tipo)

9. "Sgt. Rock (Is Going to Help Me)" do XTC
Eu não me lembro de ter visto Sgt. Rock alguma vez, mas ok posso estar redondamente enganado, afinal eu não sou nenhum especialista em histórias em quadrinhos (mesmo que eu goste de ler).

10. “The Beginning is the End is the Beginning” do Smashing Pumpkins
Não é uma música conceitual, mas merece o espaço, afinal esta lista apareceu graças ao filme Watchmen, que tem tudo para ser um sucesso tão bom ou melhor do que O Cavaleiro das Trevas. É esperar para ver.

Visite o blog O Crepusculo para ouvir todas as faixas citadas.

Texto feito com base em artigo da Spin Magazine.

Fonte desta matéria: O Crepusculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário