26 de abril de 2010

Andreas Kisser: a ligação do guitarrista com a ópera




Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, escreveu em sua coluna no Yahoo! um artigo sobre ópera. Confira alguns trechos abaixo.

"O título da minha coluna nesta semana é a tradução, na minha modesta opinião, do melhor disco da história do rock: ‘A Night at the Opera’, do Queen. Mas não é por isso que usei este título e sim porque acabo de chegar de uma ópera em Praga, na República Tcheca. Essa foi a minha primeira experiência numa ópera e foi simplesmente inacreditável. Quem de vocês já teve a oportunidade de assistir a uma? Infelizmente, no Brasil é raro ver boas óperas. O país recebe alguns concertos e solistas eruditos, mas quando se fala em ópera é difícil encontrar um espetáculo.

A ópera que fui assistir em Praga é uma das maiores obras do compositor tcheco Antonin Dvorak (1841-1904). A “Rusalka” foi escrita em 1900, quando o músico já tinha vasta experiência em composição. O libretto foi escrito pelo poeta Checo Jaroslav Kvapil (1868–1950), baseado em contos de fadas e sereias. O teatro da Ópera do Estado de Praga é fantástico (veja aqui), fica ao lado do Museu Nacional, uma região bem turística da cidade.

O espetáculo é dirigido pelo diretor de cinema Zdenek Troska, o que traz muitas inovações para o palco, fazendo da ópera uma experiência ainda mais fantástica. Ele mistura cenas pré-gravadas com o cenário estático, fazendo os dançarinos e cantores saírem da tela e tomar vida no palco. O figurino é impecável, a orquestra afinadíssima e o clima te leva de volta ao passado, como se estivesse em 1901, quando foi a estreia de 'Rusalka' em Praga. A ópera é toda em tcheco, mas bem acima do palco existe uma tela que traduz as árias por meio de legendas em inglês e alemão, além do programa oficial, que faz uma sinopse da história. É importante saber o que se passa, sem saber o enredo fica difícil curtir o espetáculo, os cenários e os figurinos. Não sabia nada desta ópera, apesar de gostar do estilo – tenho alguns CDs com algumas óperas de Mozart e Wagner, além de conhecer as mais famosas como 'Aida', 'Carmem' e a brasileiríssima 'O Guarani', de Carlos Gomes. E por falar de ópera nacional, essa é a única que conheço, já que o erudito é um estilo que nunca realmente 'pegou' no nosso país. Talvez por termos começado tarde, já que a ópera foi perdendo popularidade no início do século passado".

Confira o artigo completo no link abaixo.


Fonte desta matéria: Yahoo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário