22 de outubro de 2011

Morten Veland: os shows no Brasil e a saída do Tristania


Imagem
Imagem
Vamos começar falando do novo álbum, ”The Enigma of Life”. Este é o segundo trabalho trazendo Ailyn nos vocais. Confesso que fiquei surpreso por todas as mudanças no passado (nota do entrevistador: Os três primeiros álbuns possuem, cada qual, uma cantora diferente). O que resultou na continuação dessa parceria?
Morten Veland – A cooperação com as cantoras anteriores não funcionou por diversas razões. Com Ailyn, no entanto, tudo se encaixou desde o início. Trabalhamos muito bem juntos, compartilhamos os mesmos gostos musicais e temos objetivos iguais. Além do mais, somos ambos dedicados ao Sirenia e nos disponibilizamos integralmente à banda.
Whiplash! - "The Enigma of Life" é uma continuação bem consistente em relação aos dois discos anteriores, obviamente estamos falando de "Nine Destinies And A Downfall" (2007) e "The 13th Floor" (2009). Como as ideias que formaram este novo registro surgiram?
Morten  – O processo criativo foi mais ou menos o tradicional, isto é, sempre chego com toneladas de material, apresento aos músicos que me acompanham e a partir daí selecionamos o que mais nos identificamos coletivamente. Para o novo álbum em particular dedicamos um imenso tempo trabalhando nas melodias e harmonias vocais. Definitivamente este é nosso disco mais melódico até agora.
Whiplash! – Por quê você decidiu produzir o novo álbum?
Morten – Eu quis tentar algo diferente e me desafiar. Senti que este era o momento ideal e as canções certas para isso, mas se me saí bem ou não já não sou quem vai julgar (risos).
Whiplash! – Uma pergunta mais complicada para você, Morten. Qual o enigma de SUA vida (nota: alusão ao título do disco)?
Morten – O título não é exatamente direcionado a mim como artista ou músico, sabe? Penso ser melhor deixar cada um decidir por si só o que ele significa.
Whiplash! – O guitarrista Michael S. Krumins deixou a banda há alguns meses. Li no site de vocês que o motivo foi a vontade dele em dedicar-se mais aos seus projetos pessoais. Michael tocou de 2008 até agora, em 2011, mas curiosamente nunca apareceu nos créditos dos álbuns lançados neste período. Alguma razão especial?
Morten - Eu sempre compus e gravei todas as guitarras nos discos do Sirenia, inclusive enquanto Michael esteve na banda. Ele saiu para tocar algo bem diferente do heavy metal que praticamos. Desejo boa sorte.
Whiplash! – Encerrando esse papo sobre membros da banda, quais os músicos que virão contigo para a turnê na América do Sul?
Morten – A formação será exatamente a mesma da turnê anterior que fizemos por aí, à exceção do Michael que foi substituído por Jan Erik Soltvedt, que já está conosco desde o último verão europeu e já realizou alguns shows ao nosso lado por aqui.
Whiplash! – Bem, esta é sua segunda visita ao nosso país. Quais as maiores diferenças que os fãs irão notar entre as duas excursões?
Morten – Acho que a maior diferença é o novo guitarrista. Além disso preparamos um set bem maior desta vez, talvez o maior que já tocamos em nossa carreira! O repertório terá canções de todos os nossos discos, então creio que irá agradar tanto os apreciadores do material mais antigo quanto o da fase atual.
Whiplash! – Após cinco álbuns, há planos para um DVD?
Morten – Não há nada concreto sobre isso no momento, mas confesso que é algo sobre o qual pensamos com certeza. Talvez daremos vida à esta ideia no ano que vem, espero.
Whiplash! – Desde que você saiu do Tristania em 2001 houve algum dia em que se arrependesse dessa decisão? Há alguma amizade entre você e os membros que estavam contigo há 10 anos?
Morten – Como a maioria deve saber, eu não saí. Fui chutado da banda! Sendo assim não há muito do que me arrepender (risos). Olhando para trás, hoje penso que foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. No último ano em que toquei com o Tristania  eu não estava realmente feliz, então o Sirenia surgiu e, assim, um novo e grande recomeço em minha vida.
Whiplash! – Aproveite para convocar seus fãs brasileiros.
Morten  – O Sirenia estará de volta a São Paulo (nota: onde fará dois shows no Blackmore Rock Bar nos dias 29 e 30 de outubro) e Rio de Janeiro agora no final do mês e comecinho de novembro. Não vemos a hora de chegarmos aí para encontrar todos vocês. Estejam lá conosco. Abraços.
Agradecimentos ao Costábile Salzano Jr. e toda a equipe do The Ultimate Music Press pelo suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário