28 de março de 2011

Write Path To Rebirth - 4th Dimension

Por Renato Spacek

Apesar da Itália ser um dos países com maior concentração de bandas de Power Metal, temos que reconhecer que muitas dessas bandas são apenas cópias mal feitas do principal grupo italiano do estilo: RHAPSODY OF FIRE. Não vou dizer que, apesar do gênero ser o mesmo, o 4TH DIMENSION diverge totalmente do Rhapsody, pois seria mentira, tendo em vista que apesar do grupo ser fortemente influenciado pelos veteranos, tem uma identidade forte, mostrando que tem capacidade para mais vários excelentes discos como o seu debut, “The White Path To Rebirth”.



Imagem

O grupo formado em 2005 lançou seu debut apenas seis anos depois de sua formação, mas não podemos reclamar da demora, pois a qualidade de "The White Path To Rebirth" é imensa. Agora destacando cada músico isoladamente: o vocalista Andrea Bicego é um dos maiores destaques do disco, pois além se ter um timbre totalmente versátil e invejável de tão belo, consegue alcançar notas altas sem fazer muita força. Seu timbre pode ser descrito como uma mistura de Andre Matos com o Magnus Winterwild e Tobias Sammet. E em certos momentos o vocalista usa efeitos bastante visíveis na voz, mas nada que a piore, pelo contrário, algo que a adeque melhor ainda à música.
Grande parte do peso das músicas deve-se à cozinha da banda: a bateria é sempre forte com linhas maravilhosas, e o baixo tem uma levada diferenciada, visto que Power Metal dá pouca ênfase ao baixo. Talete arrebenta nos teclados, e um fato que me chamou atenção foi a versatilidade do tecladista, que além se solar maravilhosamente bem, não se limita a simular orquestras e temas sinfônicos pois o músico, além de tocar piano, passa pelos mais variados timbres de teclados: desde um mais eletrônico e moderno até um mais ameno, com direito a órgão, e claro, sem deixar as orquestras de lado.
A guitarra é veloz, pesada e tem um excelente timbre. Podemos também falar sobre a técnica de Michele Segafredo, que sola de uma maneira incrível, agora temos que esperar até vê-lo solando ao vivo para comprovarmos se sua técnica é de verdade ou de mentira, risos. 4TH DIMENSION está apenas começando, entretanto tem todos os requisitos necessários para ser uma grandíssima banda. Excelente!
1. The Sun in My Life 05:13
2. Consigned to the Wind 07:02
4. Sworn to the Flame 03:52
5. Everlasting 06:27
6. A New Dimension 05:33
7. Winter's Gone 05:32
8. Labyrinth of Glass 04:44
9. Angel's Call 04:53
10. Landscapes 04:52

Andrea Bicego - Vocals
Michele Segafredo - Guitar
Stefano Pinaroli - Bass
Massimiliano Forte - Drums
Talete Fusaro - Keyboards
Fonte desta matéria: ocaralhoa4.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário