28 de março de 2011

20 Years Living For The Night - Viper


Esse DVD é a cara do Viper: simples, descompromissado com a embalagem (que capinha horrorosa...), mas poderoso no conteúdo e na proposta de passar a limpo 20 anos de trajetória de uma das bandas marcantes no heavy metal nacional. Se Platina, Chave de Ouro, Stress e outras foram o começo honroso, o Viper foi a continuação contundente e a afirmação de que o metal “made in Brazil” poderia sim competir em qualidade com as bandas americanas e européias. Agora só uma pergunta... porque levar dois anos para lançar o produto?



Imagem

De cara a banda nos traz um interessante documentário (com depoimentos e cenas de shows antigos), abrangendo a formação do Viper, a entrada do vocalista André Matos (da maneira mais imprevisível possível) e os primeiros shows. Atentem para o fato de que a cerveja é um elemento indispensável na trajetória da banda, já que as filmagens ocorreram num bar, e os copos estavam sempre presentes.
Destaque total para a riqueza de depoimentos de quase todos os membros que passaram pela banda (inclusive o guitarrista Yves Passarell, hoje no Capital Inicial) e algumas passagens tragicômicas, como o show de lançamento do álbum “Soldiers Of Sunrise”, que por pouco não terminou em tragédia, cortesia do ex-roadie, ex-bateria e atual guitarrista da banda Val Santos.
Para enriquecer o produto, a banda nos presenteia com nove músicas extraídas do show realizado em 1993 no Japão (que deu origem ao CD “Maniacs In Japan Live”), no qual o Viper, sem André Matos, já dava mostras da transição que começou em “Evolution”, se solidificou no pesadíssimo “Coma Rage”, e deu uma guinada de 180 graus no controverso “Tem Pra Todo Mundo”. Destaque para “Rebel Maniac” (o maior 'hit' da banda), “Coming From The Inside” e as obrigatórias “Living For The Night” e “A Cry From The Edge”.
A qualidade da gravação está mediana, mas considerando que nem os caras pensavam em lançar esse produto em DVD em 1993 até que soa tudo muito bem ajeitado. Só faltava colocar o show completo, que por sinal é muito bom.
Como extras ainda temos uma galeria de “clipes”, abrangendo os vídeos lançados de “Evolution” até “Tem Pra todo Mundo”. Não faltam os vídeos de “Rebel Maniac” (que aparece em duas versões: estúdio e ao vivo no Monsters Of Rock de 1994), “Coma Rage” (a música mais punk já escrita pela banda), a versão para “I Fought The Law” do The Clash e a interessante “Not Ready To Get Up”. A lamentar a ausência do vídeo de “A Cry From The Edge”, e material mais antigo.
Ainda temos a discografia da banda, e uma bela seção de fotos. Um bom arquivo de um dos conjuntos seminais para a formação e solidificação do metal brazuca.
Este DVD só não leva nota maior pela falta de informações sobre o retorno da banda, a entrada de Ricardo Bocci (ex-Rei Lagarto) no vocal, e material mais recente, mas vale a pena. Além de ouvir e assistir metal de qualidade você vai dar muitas risadas com as maluquices que esses caras aprontaram por aí... só que não falaram sobre a histórica turnê japonesa de 1993, além dos “pormenores” que só eles sabem. COMPRE.
Site Oficial: www.viperbrazil.com.br
Lançamento Gabaju Records – 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário